31 outubro, 2009



Conhecida como região lilás, Provence, localizada ao sudeste da França é um cenário inesquecível composto por imensos campos de lavandas, maravilhosos Ciprestes e as prateadas Oliveiras. Os platôs são fantásticos, imensos fascinam e instigam a imaginação do turista.

Lá, encontra-se o Musée de La Lavande destillarie, um passeio memorável aos admiradores da Aromaterapia.

O clima provençal e romântico oferece, além das belas paisagens, sua culinária apurada e tradição.

Os Tours Terapêuticos liderados por Vera e Desmond O´Neill são preparados especialmente para que a viagem seja mais que um passeio, mas um tempo de reflexão e conhecimento.

Em julho de 2010, novos grupos realizarão este roteiro pelos caminhos da Provence, que além do estudo de plantas aromáticas, também inclui o encontro de diversas flores e árvores dos Florais de Bach.

Os grupos são de no máximo seis pessoas.




Notre – Dame de Sénenque Abbey





Sábado:

Saída do vôo aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos

Domingo:

Chegada a Paris e conexão para Marseille

Translado do aeroporto de Marseille para o Hotel Mas de La Sènancole, na região da Provence, onde se produz Lavanda. O hotel conta inclusive com um SPA, recém inaugurado.

http://www.mas-de-la-senancole.com/

Jantar de boas-vindas aos participantes no restaurante do hotel, oferecido pela organização.

Segunda-feira:

Iniciaremos o dia com o seminário de apresentação do tour, os benefícios da Lavanda e a entrega das tarefas lúdicas para diversão dos participantes do Tour Aromático.

Saída para a região de Sault, onde iremos fazer uma deliciosa e aromática caminhada de 5 km através dos campos de Lavanda, um verdadeiro tour pelas mais tradicionais fazendas produtora de Lavanda. Os participantes que são também adeptos a terapia Floral de Bach irão encantar-se com a quantidade de Clematis presentes ao longo da caminhada, impressiona pela sua presença vibrante e alegre, indicando o caminho.

Sault é um local considerado o centro do patrimônio da Lavanda – nesta cidadezinha o viajante pode encontrar muito souvenires para todos os gostos e produtos provenientes da Lavanda; no centro desta pequena cidade encontra-se uma das mais tradicionais French Pâtisserie - Boyer Nougat Shop ‘ Maítre Naugatier’ o paraíso dos doces de Sault, uma parada tentadora para os apreciadores das boas coisas da vida.

Terça-feira:

Visita ao famoso Mosteiro de Sénenque (fundado em 1148) - os monges neste mosteiro trabalham em dois diferentes campos para sua subsistência: agricultura, onde cultivam lavanda e mel e praticam a silvicultura; e turismo, onde oferecem tour guiado aos visitantes, pelo interior do mosteiro, mantém também uma linda loja de livros e produtos diversos, muitos deles manufaturados com lavanda.

São Bento disse que lá é o local onde o trabalho é parte da vida monástica – os monges que habitam este lugar santo vivem pelo trabalho manual e, acima de tudo, para a glorificação de Deus, através das atividades.

A região é cercada por muitas árvores de Oak (Carvalho) - é um santuário, um lugar de grande poder e força espiritual.

Existem outros dois mosteiros cistercienses na Provence - Sivacane Abbey e Le Thoronet Abbey; juntamente com Sénanque, são muitas vezes referidos como as “Três Irmãs da Provence” (les trois soeurs provençales).

Na volta será feito uma parada em Gordes, uma das aldeias mais conhecidas nas colinas da região e uma das mais belas da França. Suas casas e edifícios de pedra branca enraízam-se na falésia acentuada da montanha, com sua labyrthinth de "Tronche" (ruas estreitas), que não deixam os visitantes indiferentes aos seus encantos. É um espetáculo à parte, uma visão da Provence de tirar o fôlego de todos que tem o privilégio de visitar este lugar.

Além dos carvalhos, esta região tem belas árvores de Beech e muita Lavanda e Alecrim, ao longo do caminho.

Para finalizar o tour do dia, uma visita ao espetacular Museu da Lavanda, que apresenta a história da destilação desta antiga planta – a Lavanda – e sua utilização em medicamentos e perfumes, por mais de 4.000 anos. As suntuosas coleções de alambiques de Cobre datam do século XVI, foram montadas há mais de 20 anos, por George Lincelé. Este Museu foi criado pela família Lincelé, que cultiva e destila a Lavanda, por mais de cinco gerações.

A fazenda que produz a Lavanda está localizada nas altas montanhas da Provence, a uma altitude de 1.100 metros, onde cultivam mais de 80 hectares da Lavanda Fina. Estão entre os maiores produtores da região.

A Lavanda começa a florescer em meados de junho, no final de julho ela está no auge de sua beleza e maturidade, sendo assim, pronta para ser colhida e destilada, trabalho este o qual é realizado na própria destilaria da família.

O participante do Tour Aromático poderá trazer para casa esta preciosidade, bem como muitos outros maravilhosos produtos feitos à base de Lavanda, para o uso pessoal e também para presentear pessoas queridas.

O óleo essencial da Lavanda fina, engarrafado e embalado pela família Lincelé, é obtido por métodos rigorosos de qualidade.


Quarta-feira:

Passaremos o dia no Simiane-la Rotonde, belíssimo vilarejo no coração azul dos Alpes da Provence.

http://www.simiane-la-rotonde.fr/en/aromatherapy.htm

O complexo Simiane-la-Rotande fica situado em uma planície acima de 650 metros de altitude. A cidade é o centro de um triângulo que compreende os pico do Mont Ventoux, cercado pelo Parque Nacional Regional de Luberano Plateau d´Albion e Forcalquier.

Seu solo é na intersecção da Alpina e influencia mediterrânica - acolhe com alegria as oliveiras se aproximando do limite do Norte; muitas culturas de Lavandas tiveram início nesta altitude.

Nestas paisagens se encontra a maior cooperativa de Lavanda da França. Este será um passeio muito atrativo, por ser um vilarejo histórico, onde encontraremos uma fascinante arquitetura, campos de Lavanda e jardins esplendorosos - um laboratório de óleos essenciais em exibição.

Visita ao belíssimo Jardin I´Abbaye de Valsaintes

http://www.valsaintes.org/abbaye/abbaye-roseraie-parc-floral-rosiers

Quinta-feira:

Visita a Lex Baux de Provence – O Pico da Provence
Uma comuna francesa na região dos Alpes da Provence
Uma das Mais Belas Vilas de França
Estende-se ao longo da falésia, (as ruínas são quase idênticos com as rochas), Les Baux de Provence é constituída por uma parte inferior com suas ruas e calçada movimentada, com casas elegantes da Renascença, sua encantadora praça e a igreja de São Vicente do século XII, e em seguida, uma parte superior deserta, uma vez separado da aldeia por uma muralha e fosso da cidade "morta" que domina o Val d'Enfer.

Vestígios de ondas de sucessivos colonizadores foram encontrados na região como: cacos, túmulos, e até mesmo um columbarium datando de cerca de 3000 aC.

Os séculos deram a este planalto em forma de forte um brilho venerável e esplêndido aos olhos do visitante.



Os rituais das tradições e costumes do natal são inevitavelmente ligados aos pastores. Sua estrela, o cometa bonito com seus dezesseis raios de prata, brilha sobre o afloramento rochoso por mais de dois milênios. É ao mesmo tempo o símbolo do Natal e do emblema da cidade.

Com 250 000 visitantes por ano, este local excepcional é agora o segundo monumento mais visitado da região após o Palais des Papes, em Avignon.

Sexta feira:

Parte da manhã - visita a Manosque, cidade onde se encontra a fabrica dos famosos produtos L´Occitane, o grupo fará um interessante tour pela fabrica - que dura em média 1:30h - Tour muito interessante o visitante sente-se fascinado por poder entrar na imensa fabrica onde se produz os luxuosos produtos e poder ver de perto como eles são manufaturados e saber de todos os cuidados que são tomados em relação a matéria prima a ser utilizada e tudo mais que envolve a produção de tão desejados produtos.

O tour finaliza na loja da L´Occitane, onde todos os produtos estão disponíveis com 10% de desconto. Uma tentação a parte.

Parte da tarde – visita a Pertuis – pequena cidade que fica a 30 minutos de distancia de Manosque, famosa por ser a sede do famoso Château Val Joanis http://www.val-joanis.com/

Puro lazer neste lugar renomado por sua produção de vinhos e azeite de oliva de altíssima qualidade. Será feito uma deliciosa caminhada pelo jardim e pela vinicultura onde podem ser vistos maravilhosas plantações de uva, esplendidas oliveiras e belíssimas arvores de cypress que crescem ao longo do caminho encantando o visitante com sua postura e serenidade.

No tour está incluído uma deliciosa degustação de vinho e azeite de oliva. O visitante ficará maravilhado com tudo que poderá ser apreciado neste mágico local o qual inspira beleza, prazer e alegria de viver.

Sábado:

“Lugares sagrados são como estrelas no firmamento, uma fonte de luz, calor e vida”.

Saint Baume – uma montanha cheia de história geológica e religiosa - é particularmente fascinante por três razões: sua barra rochosa é uma curiosidade geológica; sua antiga floresta é única na Provence, e é um lugar de peregrinação a Santa Maria Madalena, uma das romarias, mais antiga e conhecida do mundo.

Trata-se definitivamente de um lugar protegido, um santuário natural, local de memória e tradição de cura. La Grotte de Sainte Marie Madeleine – a caverna ou gruta (Baumo em Provence) de Santa Maria Madalena - tem um pico de 952 metros, seu cume é mais alto ainda - 1148 metros.

Conta a história de que ela teria passado os últimos trinta anos de sua vida neste local, cuja fama atrai muitos peregrinos para este lugar.

É um ambiente mágico, cheio de encantamentos, cercado por uma densa vegetação ao longo do caminho, composta por centenárias arvores de Beeches e Oaks e milenares Yew trees (Teixos), arvore que segundo a lenda simboliza renascimento, longevidade, visão, e proteção divina contra o mal.

A caminhada dura em média 01h30min - o trajeto completo tem 5,8 km e mais 150 degraus, para se chegar ao santuário. O peregrino irá se encantar com as Lavandas que brotam das pedras no alto da montanha.

Domingo:

Despedida e translado para o aeroporto de Marseille, onde acontecerá o embarque com destino a Paris e retorno a São Paulo ou continuação da viagem aos interessados em extensão.







Fone: 19- 3231-1349



novaflor@novaflor.net


Agência de viagem responsável:


Guilherme Henrique Padilha

Itaiubá Viagens & Turismo Ltda
Fone: (19) 3241-9013
 guilherme_itaiuba@hotmail.com

14 outubro, 2009

Indicação Literária







MENTES PERIGOSAS - O PSICOPATA MORA AO LADO

Ana Beatriz B Silva

2008





"Este livro tão minucioso e detalhado é de grande importância para a sociedade.Mentes Perigosas proporciona ao leitor um panorama do comportamento dos psicopatas, delineando preventivos resguardos e defesas das pessoas que eventualmente venham a se relacionar com eles.” Arthur Lavigne, advogado criminalista


“A autora descreve com maestria o comportamento dos anormais psicopatas. Trata-se de uma obra indispensável àqueles que desejam se aprofundar no mundo das diferenças psicológicas entre as pessoas. Não somente os profissionais da área da saúde mental, mas todas as pessoas que querem compreender a natureza humana devem ler este livro.” Talvane M. de Moraes, psiquiatra forense










Camomila alemã


zeladora do plexo solar
A região abdominal ou plexo solar do individuo que vivência suas experiências da vida somente pela via negativa, ou seja, comportando-se de forma impaciente, irritadiço, hostil, melindroso e agressivo esta sujeito a sérias disfunções. Pode desenvolver problemas como: gastrites e úlceras estomacais, indigestão, flatulência,  tumores intestinais, diabete, pancreatite,   hepatite, cirrose, desequilíbrios adrenais e  doenças de cólon.
No nível psíquico pode apresentar comportamento tão desqualificado quanto os já citados acima, só conferindo ainda mais prejuízo a qualidade de vida. 






TENDÊNCIA A MOLDAR TUDO SOB SEU PONTO DE VISTA, EGOÍSMO, INQUIETAÇÃO, INSATISFAÇÃO, DESCONTROLE, NERVOSISMO, ANSIEDADE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO, MEDO DE NOVAS EXPERIÊNCIAS E MEDO DE REJEIÇÃO.

Ao restabelecer o equilíbrio e a calma interna o individuo passa a atuar e vibrar positivamente. Ele volta para a via positiva da vida, resgata seu verdadeiro propósito, ganha entendimento emocional, aprende lições espirituais valiosas para manter-se confiante. Eleva seu nível de auto-estima, constrói a autoconfiança e auto-valorização. A sensação de paz que se experimenta consiste na tranqüilidade emocional consciente que se atinge. Recupera-se também o senso de pertencimento e o amor próprio, condições básicas necessárias para experienciar a vida em verdadeira plenitude.

CAMOMILA ROMANA

Camomila romana: Anthemis nobilis


Sinônimo - Camomila inglesa
Extração - a vapor da ponta da planta
Origem - Europa, cultivada na França e Inglaterra

Propriedades:
Antiespasmódico
Calmante
Digestiva
Relaxante
Regenerador celular
Antiinflamatória
Antiparasítico

USOS: eczemas, inflamações cutânea, indigestão, dores de cabeça, artrite, conjuntivites, TPM, sintomas de menopausa e distúrbios psíquicos como irritação excessiva, insônia por excesso de preocupação ou preocupação crônica.

Tensão muscular, síndrome das pernas agitadas e câimbra, principalmente noturna;  promove o resgate da saúde dos nervos.


Composição química da Camomila romana - Anthemis Nobilis


S       Ésteres 55-75%

S       Monoterpenes 18-35%

S       Ketones 10-15%

S       Sesquiterpenes 2-12%

S       Sesquiterpenols 4-7%

S       Álcool 4-6%    

     

ÉSTERES, 55-75% (antiespasmodico, calmante, sedativo, equilibrador, anestésico, liberador emocional e antidepressivo). São formados da reação química entre um acido e um álcool e podem ser reversível; são componentes químicos estáveis e extremamente seguros para uso.
Atua como regulador do sistema neuroendócrino, reequilibra e resgata o funcionamento adequado do sistema nervoso simpático.

Este sistema entra em colapso quando o individuo experiência muito estresse emocional, estímulos estressantes causados por condições externas, este então perde a habilidade de manter-se calmo e tranqüilo, diante das adversidades da vida. Tudo isto pode levar as atividades do SNS ao hiper funcionamento, gerando o que chamamos de estar em estado de alerta continuo ou estresse crônico.
Por conter grande quantidade de ésteres  a Camomila romana tem sido  indicada para diminuir a tensão pré operatória, quando usada na região do pescoço do paciente.
O éster isobutyl angelate (15-25%), é considerado como um dos mais efetivos antiespasmodico da farmacopéia (catálogo oficial das normas e informações indispensáveis ao farmacêutico para o exercício de sua profissão).

MONOTERPENES, 18-35% (analgésico e mucolitico, considerado  preventivo). Promove alivio a dores musculares, promove a eliminação de pedras na vesícula, previne a formação de células cancerígenas e sua progressão.

KETONES, - também conhecido como canfora - 10-15% (mucolitico, possível ação expectorante, analgésico, sedativo, promotor da cura de feridas, virótico, limpador dos canais receptores de energia do corpo).
Efetivo para reduzir a secreção da mucosa causada por infecção, nos sistema respiratório e geniturinário. Recomenda-se óleos com ketones para curar feridas, queimaduras, cortes cirúrgicos e cicatrizes que demoram a fechar.
Preveni a formação de hematomas ou ajuda no processo de cura.

Propriedade virótica:  herpes, papiloma vírus e outros vírus, os quais  podem atacar o sistema nervoso.


SESQUITERPENES, 2-12%, Sesquiterpenols 4-7% (antiinflamatório, previne a formação de tumor, anti-séptico, bactericida, calmante, e levemente hipotensivo, levemente analgésico e antiespasmódico, antiestamínico, antialérgico).

São homólogos à hemoglobina, carregam moléculas de oxigênio através do corpo e para dentro das células. São moléculas encarregadas de esvaziar o lixo do corpo, limpar arquivos obsoletos e eliminar toda informação, especialmente a nível celular, que não se fazem mais necessárias. São moléculas disciplinadoras, promovem disciplina em outras células que se tornaram rebeldes e desgovernadas.


ÁLCOOL, 4-6% (antiinflamatório, analgésico, anti-séptico, bactericida, tônico, antiespasmódico e sedativo)





Posso ser eu mesma, me aceito do jeito que sou não tenho mais necessidades de mascarar meus sentimentos. Conheço-me melhor. A camomila me ajuda a me harmonizar comigo mesma. Ela maximiza minhas virtudes, me confere paz.


















13 outubro, 2009

Comportamento agressivo-passivo e o uso dos óleos essenciais das Camomilas Romana e Alemã











Os óleos essencias de Camomila romana e alemã podem ter ação muito positiva no tratamento de pessoas portadoras deste  transtorno. 
Trata-se de dois óleos de  ação altamente  relaxante e equilibradora para o  sistema nervoso central, são promovedoras da calma e  equilibrio. Elas também conferem  ação profunda no campo das emoções, sendo assim,  atuam muito bem como solventes que promovem a eliminação de   conflitos internos gerados por traumas ou vivências dolorosas,  muito frequêntemente isto se torna   fonte geradora  de grandes desestabilização interna.

Sentimentos, dores e sofrimentos  enterrados vivos nunca morrem, e podem, ao longo do tempo  se deixados negligênciados,  gerar grandes transtornos  e por consequência disto gerar doenças psicossomáticas graves.

Agressivo- Passivo é um tipo de comportamento bastante comum em nossa sociedade, as pessoas acabam por desenvolver este tipo de comportamento, não chegando a ter noção do mesmo.

Saiba um pouco mais sobre o  comportamento agressivo-passivo, transtorno comportamental que tem se apresentado com frequência na sociedade moderna. 

11 pontos que podem nos ajudar a identificar o comportamento “agressivo-passivo".

Ambigüidade ou falar lacônico: um meio de gerar sentimento de insegurança nos outros
• Estar atrasado cronicamente e esquecer as coisas: pratica a procrastinação, uma nova forma de exercer o controle.
Três medos básicos são constatados neste perfil de comportamento:
• O medo da concorrência ou da competitividade.
• O medo da dependência.
• Medo da intimidade. 
O “agressivo-passivo”, muitas vezes não se pode confiar, eles se atentam no controle  ‘contra’ tornar-se intimamente ligado a alguém.
• Criam situações caóticas
• Forjam desculpas para a falta de desempenho em equipes de trabalho
• Obstrucionismo.
• Mau humor.
• Resposta de “vitimização”: em vez de reconhecer as  próprias fraquezas  tende  a culpar os outros pelos próprios fracassos.
  

Algumas definições do comportamento “agressivo-passivo”

Apresenta-se misto, com elementos de agressividade e passividade. Ansioso em acertar contas sem correr riscos de confronto.
Comportamento freqüentemente encontrado em pessoas que querem se afirmar sem terem poder para tanto.

Expressão corporal: Mínimo contato visual, mas olha para frente mais que para o chão. Lacônico, suspira de impaciência. Exasperado, usa expressões como “não posso acreditar no que estou ouvindo”.
Postura fechada. Ações -  Dá respostas indiretas, faz alusões sarcásticas, tem senso de humor irritante. Faz “acerto de contas” indiretamente.


“agressivo-passivo”, segundo Wikipédia

É quando a pessoa toma uma atitude negativista em relação à sua vida social, ou seja, esta opta por se considerar um ser insignificante e incapaz de executar qualquer tarefa, chegando mesmo a alegar que todas as pessoas exigem demasiado delas. Este tipo de pessoa prefere culpar e criticar as outras nunca se responsabilizando pelos seus próprios atos. É também comum que estas aceitem com muita dificuldade ou até rejeitem opiniões de outras pessoas, acreditam, pois que estas não dão o devido valor ao seu esforço e/ou trabalho.

Personalidade “agressivo-passivo” – segundo 
Manual Merck
Os indivíduos com uma personalidade passiva- agressiva (negativista) têm como objetivo encoberto, o controle ou a punição de outros.
O comportamento passivo-agressivo é freqüentemente manifestado sob a forma de preguiça, procrastinação, ineficácia e mau humor.
Normalmente, esse tipo de comportamento serve para expressar uma hostilidade oculta.

Definição de comportamento passivo

Ansioso por evitar o confronto, mesmo à custa de si próprio, costuma ficar muito preocupado com a opinião dos outros, ao seu respeito.
Ainda, geralmente, espera que as pessoas compreendam o que ele deseja.
Expressão corporal: Evita o contato visual.  Quieto, sua voz sai trêmula, com uma fala confusa e atitudes defensivas. Conseqüentemente, encolhe sua postura, mexendo as mãos de forma inquieta.
Ações: Culpa-se de tudo, odeia o assunto, evita a abordagem direta. Justifica-se excessivamente; solicita aprovação. Cede facilmente. Tais atitudes geram simpatia, entretanto faz com que as pessoas se sintam culpadas em pedir-lhe as coisas.

Definição de comportamento agressivo

Ansioso por vencer, custe o que custar.
Demonstra-se muito mais preocupado com os próprios desejos do que com os dos outros.
Expressão corporal: Máximo contato visual, fala com voz alta e ainda possui uma postura evasiva. Costuma apertar os dedos e apontá-los contra quem está à sua frente.
Ações: Imediatamente joga a culpa nos outros. Critica pessoas, e não seu comportamento. Interrompe com freqüência. É autoritário e usa de sarcasmo, críticas, escárnio para ganhar a discussão. Solicitações parecem ordem. “Engrossa” facilmente a situação.




>>>RECONHECER UM COMPORTAMENTO, NÃO É EXCLUIR. RECONHECER, É AJUDAR E SE PREVENIR.<<<



Fone - 019- 3231-1349