25 maio, 2010

Academia Penny Price no Brasil termina programação do primeiro semestre do ano.


Primeiro semestre do ano de 2010 foi um sucesso para a empresa Novaflor. A academia Penny Price de Aromaterapia no Brasil - representada por Vera O´Neill acaba de concluir o fechamento do terceiro grupo, o qual participou do Módulo 1 oferecido neste ano pela academia no país.
Parabéns a todas as alunas que já concluiram este módulo, agora é se preparar para a  segunda etapa - o   módulo 2 em 2011. Como disse Penny para todas voces meninas, "work hard" -trabalhem duro. Para ser um bom aromaterapeuta, só mesmo se dedicando e buscando o aprimoramante constante em seus estudos e através da  prática.
Estaremos de volta  a partir do segundo semestre, as datas dos cursos da academia já estão todas agendadas para serem reiniciados a partir do mês de  setembro, para saber mais entre em contato com Bruna, através do email da empresa.




3231-1349/ 3234-0192

Campinas - SP

17 maio, 2010

Limão - Potente “agente anti-ácido” da natureza


Nome botânico: Citrus limonum.
Principais componentes químicos:
Monoterpenes - 70-90%
Inibidores do acumulo de toxinas, expulsa toxinas do fígado e dos rins. Agentes limpadores e solventes naturais. Em geral, tem efeito estimulante e elevante.
d-limonene, 55-75% (anticancerígeno, bactericida, fungicida, anti-séptico (5 x mais que o fenol), é altamente virótico (verruga).  α e b pinene, 15-30% (anti-séptico, bactericida, fungicida e expectorante).
Aldeídos 4-12%
Virótico, (antiinflamatório, antiespasmódico, hipotensivo, tônico para os nervos; calmante, relaxante e sedativo). Em dose baixa  tem efeito sedativo e antiespasmódico.
Álcool, 2-5%
Energizante, estimulante, tônico, bactericida, virótico, anti-séptico. Eleva a energia e a motivação intelectual.
Ésteres 2-5%
Equilibrador e calmante emocional; fungicida. Seu aroma frutado acalma, relaxa e refresca emoções descontroladas.

 Uso tradicional: foi trazido para a Europa pelos árabes, provavelmente no Séc. XIII, com entrada pela Espanha e Sicília. Muito usado terapeuticamente, nas medicinas indianas (Ayuerveda) e Unani (sistema greco-árabe de medicina, estabelecida por Hipócrates em 450 a.C. na ilha de Kos).
O sistema Unani categorizava as pessoas dentro de quatro tipos constitucionais: Sanguíneo, Fleumático, Colérico e Melancólico. O diagnóstico se dava através da leitura dos pulsos, detalhado questionário das condições do paciente, do exame das fezes e da urina; uma vez diagnosticado o desequilíbrio do corpo, a correção era feita através de alterações na dieta alimentar, exercícios, e terapia física, como massagem, ventosas e sauna, assim como por meio de medicamentos originados das ervas e produtos da natureza.
Em muitas partes da Europa, especialmente na Espanha, o Limão é considerado um 'cura - tudo', especialmente para febre, infecção e escorbuto (ausência de vitamina C).
No Séc. XVIII o Limão ajudou a Marinha Britânica a combater e a se livrar do escorbuto.
Pioneiros aromaterapeutas franceses tais como: Gattefossé e Valnet, que o usavam para tratar tuberculose e outras sérias doenças infecciosas, estimavam muito a utilização do Limão. De acordo com Jean Valnet, vaporizar o óleo de Limão no ambiente pode eliminar a bactéria de Meningococcus em 15 minutos, bacilo do tifo em apenas uma hora, Staphylococcus aureus em duas horas e a bactéria do Pneumococcus dentro de três horas.

Propriedades: antiviral, antibactericida, anti-séptico, imunoestimulante, eleva a produção de células brancas - leucócitos, hemostático (estanca sangramento), purificador (sangue e linfas), antiesclerose (previne o endurecimento dos tecidos devido à inflamação crônica), sudorífero (promove sudoração, estimula a circulação no tecido cutâneo), febrífugo (reduz a febre), poderoso hipotensivo (redutor de pressão sanguínea), carminativo (promove alívio à flatulência), adstringente (inibe o acúmulo de fluidos), diurético, desintoxicante, anti-ácido e tônico; estimulante do pâncreas; estimulante sanguíneo venal.

                     Potente “agente anti-ácido” da natureza
Acidose: Condição onde o pH do trato intestinal, dos tecidos do corpo e do sangue ser tornam excessivamente ácidos.
Condição em que o corpo perde sua reserva de alcalinidade, ficando suscetível e exposto a ataques de vírus, bactérias e fungos (gripes, doenças pulmonares, cistites, verrugas, candidiase e herpes).
O corpo fica também propenso a gerar doenças degenerativas tais como: diabetes, câncer, AIDS, arterioscleroses, artrites, osteoporose e fadiga crônica.
Todas as doenças acima citada encontram terreno fértil em solo ácido, principalmente o câncer e cândida, doenças que necessitam de condições ácidas para proliferarem e causarem danos irreparáveis ao organismo.
“A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresentam um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro Prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.”

Sintomas associados a acidose:
Suspiro freqüente, insônia, retenção de liquido, ressecamento dos olhos, artrite reumatóides, enxaqueca, pressão sanguínea baixa anormal, alternância entre constipação e diarréia.


Possíveis causas da acidose:
pode incluir dieta alimentar pobre ou imprópria, desordens renal, adrenal e hepática, distúrbios emocionais, febre, excesso de vitamina C e uso excessivo de aspirina.

Promovedores de acidez:
Carne vermelha (suína principalmente), produtos de laticínio, pão de trigo ou centeio (branco), café, chá, vinho, cerveja, cidra, molho de soja, batatas frita, cereais, frios e açúcar em geral.

Neutralizador da acidez: 
Limão - o ácido cítrico encontrado no limão é neutralizado durante a digestão, transformando em carbonetos e bicarbonatos de potássio e cálcio, com isto, neutralizando estados doentios de acidez. O uso do óleo essencial do limão com freqüência ajuda a promover a manutenção da alcalinidade sistêmica. O limão atua nos distúrbios ácidos do estomago, promovendo a eliminação de bactérias e cicatrizando a mucosa lesada.
Vinagre de maçã também é bem indicado para contribuir com a alcalinidade do corpo, basta uma colher de sobremesa diluido em meio copo de agua, ingerido  pela manhã em jejum.


Redutores da acidose:
Oxigênio reduz a acidez do sangue, todos os óleos contêm oxigênio. Grãos escuros, vegetais amarelos, legumes, sementes, castanhas, frutas que contêm baixa quantidade de açúcar como abacate e limão. Garantir que se esta ingerindo 80% de alimentos alcalinos e beber água suficiente.

O óleo essencial de limão aplicado para os cuidados do sistema linfático – o oceano da vida - promove limpeza e proteção para o corpo.
Quando o sistema linfático não funciona adequadamente, ocorre o processo chamado "congestão", condição denominada estagnação linfática.
Este sistema está conectado a todos os sistemas e funções do corpo, o fluido linfático é viscoso, assim como o mel e é transportado através de vasos especiais e para os nódulos linfáticos, onde filtra e remove os patogêneses através de células imunológicas especiais. Estes vasos linfáticos interconectam-se com os capilares sanguíneos, carregam nutrientes e removem detritos e toxinas.

O óleo essencial do limão aplicado nos cuidados do fígado - órgão responsável pelo processo de desintoxicação, neutralização e eliminação de uma grande quantidade de toxinas -
Quando fígado e sistema linfático não funcionam de acordo, e perdem sua capacidade de lidar com o excesso de toxinas, o fígado, então, trabalha para promover o desvio destas toxinas e redirecioná-las para outras direções, para que sejam eliminadas do corpo.




Elas podem verter-se tanto para as membranas mucosas, quanto para outras saídas de emergência. Este processo, segundo Salvatore Battaglia é denominado como "verter em outra direção", e é mais conhecido como, o processo dos "itis".


 Estes são traduzidos por doenças como: bursites, sinusites, renites, bronquites, alveolites, rinofaringites; conjuntivites, blefarites; laringites, amidalites, estomatites; nefrites, cistites; vaginites, vulvites, endometrites, cervicites; enterites, colites, apendicites; dermatites.




A maioria dos óleos essenciais são de alguma forma purificadores , desintoxicantes e modificadores da estrutura interna.
O uso freqüente do óleo essencial de limão estimula os tecidos do corpo a passar por um processo de limpeza adequada e a melhorar sua habilidade funcional dos canais de eliminação do corpo (rins, pulmões, intestinos e pele).
O óleo de limão alem de atuar como purificador hepático, linfático e dos órgãos excretores, ele também age como estimulante para o processo da fagocitose - habilidade das células brancas em devorar, engolir e limpar os germes, toxinas e detritos do corpo.
O limão produz um poderoso óleo essencial, o qual é classificado como um dos grandes agentes depurativos e purificadores do sangue, é considerado uma verdadeira substancia modificadora das funções dos órgãos de eliminação.
Atua como um excelente apoiador para a manutenção de limpeza e o bom funcionamento do corpo.

Nível emocional: Harmonizador emocional, estabiliza e equilibra reações extremadas, causadas pela falta de controle emocional. Sua ação estabilizadora ocorre pelo fato de que tem profunda ação desintoxicante e refrescante no fígado, órgão armazenador da corrosiva emoção da raiva.
Seres que vivem em harmonia interna, lidam melhor com as adversidades da vida, superam melhor e mais rapidamente os acontecimentos, que podem causar distúrbios e tirar a paz interior.
O óleo de limão é conhecido por sua   extrema eficiência  para socorrer mentes "atoladas" por compromissos, encargos, prazos, responsabilidades, tomada de decisões e obstáculos a serem vencidos. Acalma, refresca e dispersa confusão e dúvidas. Libera preocupação conferindo novos insights e promovendo visão clara para a busca de soluções construtivas para uma melhor qualidade de vida, confere paz interior.

   O ação do limão na psicoaromaterapia, segundo Jennifer Jefferies:

O Limão alivia surtos de emoções irracionais. Quando nos sentirmos fora do caminho, com sensações de irracionalidade, o Limão limpa e clareia a funcionalidade mental, proporcionando habilidade na concentração e foco nas atividades a serem conduzidas.
Promove o resgate do poder da mente e liberta as dúvidas - é apropriado evitarmos situações de enredamento nos afazeres da vida - o ambiente interior precisa estar funcionalmente sereno, de forma a poder responder aos chamados da vida de maneira racional, para alcançarmos resultados mais positivos e inteligentes na vida.



 Em um experimento feito em uma universidade do Japão, onde foi usado o óleo essencial de limão em forma de spray, foi comprovado a redução surpreendente de até 54% em pequenos erros comumente cometidos por muitas pessoas em seu ambiente de trabalho, onde concentração e foco são quesitos fundamentais para uma boa performance.





O limão atua como organizador dos hemisférios esquerdo e direito, conferindo equilíbrio, foco, assertividade e criatividade para  atividades do dia a dia.




Fone 19-3231-1394
Campinas - SP

Imagens: Arquivo pessoal.
Spiritual Bioenergetics of Homeopathic Materia Medica Volume II by Dr. Yubraj Sharma e net.
Texto: Apostila do Curso Básico de Aromaterapia – Vera O´Neill
Literatura: The Complete Guide to Aromatherapy. Salvatore Battaglia.
Aromatherapy Insight Cards – Jennifer Jefferies.




04 maio, 2010



A Academia Penny Price no Brasil, acaba de concluir, com muito sucesso,  mais um Módulo 1 do Programa Internacional de Aromaterapia. 
A segunda turma foi composta  por Aline Alves, Julie Duarte, Karin Katekaru,   Mariângela Silva e Marcia Fernandes.  




As queridas professoras de Aromaterapia  do curso de Naturologia das Universidades Anhembi Morumbi - SP e Unisul -SC Marcia Fernandes e Julie Duarte estiveram presente na segunda turma do curso da Academia. O ensino da aromaterapia no Brasil está ficando cada vez mais qualificado.  Muito em breve teremos muitos profissionais, aromaterapeutas  com formação internacional, levando o ensino da aromaterapia para todo o Brasil. A  atitude adequada de um bom profissional, seja qual for sua área de atuação, é   estar sempre buscando o aperfeiçoamento contínuo de sua  profissão. Parabéns professoras Marcia e Julie.

Próxima data para o Módulo 1 da Academia Penny Price Brasil -  3ª turma 
20 a 23 de maio -
Local - NovaFlor -  Campinas - SP
Rua General Osório, 1031 sala 115


 
Fone: 3231-1349 / 3234-0192