02 junho, 2011

Aromaterapia aplicada ao tratamento da Herpes Simples

Tea Tree - Melaleuca Alternifolia -

O vírus do Herpes simples, causador do herpes labial, é transmitido através do contato direto com a pele, normalmente pelo beijo. Uma vez transmitido, o vírus viaja através da pele para os nervos, fazendo sua morada nas profundezas da raiz dos nervos - ali instalados, ficam encubados, apenas aguardando o momento propício, para atacar e provocar prejuízos na estrutura superficial da pele.




Aproximadamente 80% das pessoas carregam este vírus, mas o herpes labial tem início somente quando o vírus é ativado. Então, uma pequena mancha vermelha começa a formar-se, acompanhada de muita coceira – quando em estágio avançado, formam-se bolhas, que liberam um líquido aquoso, um certo tipo de prurido - a ocorrência do herpes, muito freqüentemente acontece ao redor dos lábios, mas também pode ocorrer em volta das  narinas ou mesmo em seu interior. O tratamento normal, com medicamentos tradicionais, chega a durar até 10 dias. Quem sofre freqüentemente com esta condição, sabe quão desconfortáveis os sintomas podem ser - pois se trata de uma ocorrência que geralmente é acompanhada de dores, coceiras e irritabilidade - estes sintomas ocorrem principalmente quando uma camada de casca se forma sobre as bolhas, sem deixar de mencionar o grande embaraço que isto causa para as pessoas.

Sabe-se que 20% das pessoas que carregam o vírus do Herpes simples,sofrem muito freqüentemente com seus ataques, especialmente as pessoas mais tensas, desvitalizadas e muito estressadas - estas são, com muita certeza, as vítimas certas para a manifestação da doença. Viver a vida em constante estado de estresse e sem os cuidados necessários para a manutenção de uma vida saudável, sem dúvida não colabora em nada com a manutenção das atividades normais e equilibradas do sistema imunológico.

Combater o estresse e cuidar da saúde, zelando do corpo com uma dieta alimentar adequada e saudável é de vital importância - e extremamente necessário - para elevar a qualidade das atividades do sistema imunológico e de vida para todos os seres humanos, mas principalmente para os sofredores do herpes labial.


No reino da Aromaterapia, o mais famoso óleo essencial, entre todos, para combater o herpes labial e também estimular o bom funcionamento do sistema imunológico, é o óleo de Tea Tree – Melaleuca alternifolia. Este óleo contém uma maravilhosa propriedade antivirótica para combater o vírus do herpes, assim como nenhum outro. Para se obter efeito imediato, orienta-se que seja feito o uso do óleo puro, diretamente no local. Assim que se perceber o início da ocorrência, o tratamento deve ser iniciado, pois com isto o desenvolvimento da ferida será interrompido com a eliminação do vírus. Existem relatos de pessoas que sofriam com os ataques freqüentes do herpes labial - ao fazerem uso do Tea Tree, os efeitos prejudiciais foram diminuindo, até que desapareceram definitivamente.
Cuidados devem ser tomados o adquirir o óleo essencial de Tea Tree.

Para se obter um bom resultado, com garantias de que o óleo não vai causar nenhum efeito indesejado, como irritação ou alergia, o produto a ser usado deve ser adquirido de fornecedor de confiança, pois existem no mercado muitos produtos que são oferecidos para o consumidor como sendo de qualidade, mas que de fato são produtos de pouca ou nenhuma qualidade, de efeitos duvidosos.
Portanto, é preciso muito cuidado na obtenção do produto, para serem conseguidos os resultados desejados.


Imagens: Arquivo pessoal e Net
Referências adicionais:
Healthy Magazine Inglaterra –
Tea Tree Oil - A medicine Kit in a Bottle - Susan Drury
The Tea Tree Oil Encyclopedia - Karen Mackenzie


Um comentário:

Green Womyn disse...

Eu uso aos primeiros sinais de ardor e vermelhidão e dá MUITO certo!