29 agosto, 2011

Aromaterapia - Órgão que regulamenta os óleos essenciais no Reino Unido

The Aromatherapy Trade Council (ATC)
Este órgão tem uma variedade de funções

Representa o setor de aromaterapia e óleos essenciais no 
Reino Unido

Trabalha de forma proativa e eficaz para assegurar que o setor seja respresentado em todos os órgãos compententes oficiais e não oficiais, de forma a influenciar as decisões políticas em todos os níveis de regulamentação. 
Obtém declarações politicas sobre a interpretação e clarificação de, a posição de regulamentação por parte das autoridades competentes.
Estabelece diretrizes para a segurança, rotulagem e embalagem para o comércio de produtos e da aromaterapia.

Atua como um ponto focal para o público e a mídia em investigação sobre a área.
Supre com informações seguras sobre aconselhamento para os membros e para o público.
Promove verdadeiro e elevados padrões de qualidade em óleos essenciais dentro da industria, educação e relações públicas.
Tem uma política de testes de qualidade  para os óleos essenciais.
Publica folhetos informativos em geral e lista dos membros atuais.
Oferece orientações quanto ao que é permitido nos rótulos e material promocional para os produtores de aromaterapia e publica um folheto intitulado "O Marketing Responsável & Agência de Controle de Medicina".

Oferece um serviço aos seus membros e potenciais fornecedores de produtos de aromaterapia para revisar os rótulos e material antes de ser impresso, para garantir que elas cumpram com as complexidades da lei.
Mantem contato regular com a mídia para assegurar boas relações públicas, tanto para com ofertas tanto como para escrever artigos de aromaterapia ou para verificar os artigos dos jornalistas e sua veracidade, a fim de que boas informações sejam fornecidas ao público para a sua proteção. 
Organiza missões comerciais, promovendo assim exportação e outras oportunidades de marketing.

Atua também  como corpo mediador e investigativo em questões de conflito dos membros da organização e reclamações recebidas pelo público em geral ou organização não-membro sobre um membro da ACT.

Orientações da ATC para os clientes e consumidores dos óleos essenciais e produtos para aromaterapia.

Os óleos essenciais de alta qualidade a um preço barato é simplesmente impossível. Como a maioria das coisas na vida, assim é também na compra dos óleos essenciais, a vida é valioso, e se deve portanto, adquirir o melhor produto que você puder, especialmente quando se trata de sua  saúde. Para se obter um bom resultado terapêutico em aromaterapia que influencia positivamente na saúde,  os óleos essenciais devem ser da mais alta qualidade, puro, puro e natural, não alterado de forma alguma. Produtos de má qualidade simplesmente não funcionam e podem levar a irritação da pele e a alguns efeitos indesejados, assim como  é comum acontecer,  com produtos de baixa qualidade e drogas sintéticas. O óleo quando é integral e completo contém componentes químicos diversos, alguns dos quais estão presentes em quantidades muito pequenas que não são indentificados e, são conhecidos como elementos-traço.

Acreditamos que estes agem como "quenchers" ou seja eles ajudam a prevenir ou evitar os efeitos nocivos de alguns elementos mais fortes. Então é com isso em mente que você deve sempre  se esforçar para comprar os óleos essenciais, deve ser adquirido de preferência de fornecedor bem estabelecido, respeitável e que tenha um  largo conhecimento do negócio e do assunto em questão por muitos anos, e, essencial,  que seja membro de uma associação reconhecida no país.

Isto também se aplica aos óleos carreadores (óleos vegetais), alguns também têm valiosas propriedades terapêuticas. É necessário portanto, sempre que possível obter os óleos carreadores de pressagem a frio ou virgem ou os   extraídos da primeira prensagem.
Para saber mais sobre a ATC visite o site www.a-t-c.org.uk 


Os óleos essenciais da Linha Penny Price são aprovados pela ATC e são distribuidos no Brasil com exclusividade  pela empresa Novaflor.

22 agosto, 2011

Aromaterapia - Os Aromas Espirituais - Um processo alquímico de purificação.

“Existe um olfato moral, assim
como um olfato físico, meu amigo”
Um Raja Iogue dos Himalaias [1]


 A filosofia esotérica afirma que há na natureza uma escala de odores, e que ela é similar à escala de sons e ao espectro das cores.[2] Este princípio filosófico e alquímico está ligado à moderna ciência da aromaterapia. Ele se baseia na constatação de que a combinação de certos aromas tem efeitos físicos, emocionais e morais de caráter benéfico e curativo. Isso explica, por exemplo, o uso milenar de incensos, como prática que facilita a elevação da consciência durante meditações e reflexões.

Em aromaterapia, para citar um exemplo, o eucalipto é visto como uma árvore cujo cheiro tem o efeito de libertar da preocupação, da melancolia e da tristeza. Diferentes aromas e óleos essenciais produzem os mais diferentes efeitos benéficos sobre a consciência humana. 

O filósofo romano Lúcio Sêneca parece haver conhecido a aromaterapia. Aparentemente, ele também percebeu que a “terapia dos aromas” pode atuar não só a partir do plano físico para a alma, mas também tem efeitos quando se irradia da alma imortal para os planos inferiores da vida.

Porque Sêneca escreveu: “Há certos componentes medicinais que, sem serem degustados ou tangidos, agem pelo odor. Assim é a virtude. Sua utilidade, mesmo à distância e escondida, exala, seja ela efervescente e desimpedida de qualquer coação, seja ela cerceada em sua expansão ou obrigada ao toque de recolher. Ainda que inativa, tácita, presa com rigor total ou aberta com plena naturalidade, ela, em qualquer hipótese, é frutífera.” [3] A virtude, no sentido clássico, não significa submissão hipócrita e aparente a um dogma externo. Longe disso. A virtude é o dharma, o dever interior, a natureza essencial de um ser humano. O ser que tem virtude é aquele que está ligado à sua própria essência. Hui-neng, o sexto patriarca do budismo Zen, nasceu no ano de 638 e morreu em 713 da era cristã. Assim como Sêneca, ele tinha noção clara da importância de uma vida austera e digna.




Hui-neng ensinou o caminho da sabedoria usando a metáfora dos perfumes espirituais. Em certa ocasião, falando a uma grande quantidade de pessoas que se haviam reunido para ouvi-lo, ele ensinou sobre cinco perfumes sutis:



1) “O primeiro é o perfume da moralidade. Quando não há erro em nossa própria mente, quando não há mal, nem inveja, nem ciúme, nem cobiça ou ódio, nem roubo ou agressão, isso é chamado de perfume da moralidade.”


2) “O segundo é o perfume da estabilidade. A capacidade de ver as características boas e más dos objetos sem que haja perturbação em nossa própria mente é chamada de perfume da estabilidade.”


3) “O terceiro é o perfume da sabedoria. Quando a nossa própria mente não tem obstrução, e sempre observa com lucidez a nossa própria natureza, não fazemos nada que seja mau. Mesmo quando fazemos algo bom, nossa mente não se apega a isso. Respeitosos em relação aos mais velhos e amáveis em relação aos mais jovens, somos simpáticos e solidários para com os que sofrem e os que são pobres. Isso é chamado de perfume da sabedoria.”


4) “O quarto é o perfume da libertação. Quando a nossa própria mente não se fixa em objetos, não pensa no que é bom, não pensa no que é ruim, está livre e não-obstruída, isso é chamado de perfume da libertação.”


5) “O quinto é o perfume do conhecimento e da visão libertados. Quando nossa própria mente não está fixada em nada, nem no que é bom nem no que é mau, ela não se afunda na vacuidade mas se mantém na quietude. Devemos estudar amplamente e aprender muito, reconhecer a nossa própria mente original e dominar os princípíos dos Buddhas, harmonizar a iluminação com o modo de lidar com as pessoas, estar livres da personalidade egoísta, e ser imutáveis até alcançar a verdadeira natureza da iluminação. Isso é chamado de perfume da visão e do conhecimento libertados.”

E Hui-neng concluiu: “Bons amigos, esses perfumes são efeitos internos dentro de cada indivíduo. Não os busquem externamente”. [4]

Há quem ignore o fato de que uma vida simples e pura possibilita a estabilidade mental e emocional. Alguns não sabem que a estabilidade permite o surgimento da sabedoria. Desconhecem que a sabedoria abre as portas da liberdade interior. 

Conhecer este caminho, porém, não é algo que se faça com palavras. Tal conhecimento só pode ser adquirido vivencialmente, passo a passo e com esforço próprio. O caminho da sabedoria é longo e requer atenção. A vida testa, o tempo todo, o discernimento do aprendiz. 

A aromaterapia do espírito é uma ciência complexa, e é preciso estar constantemente atento para conhecê-la a fundo e assim produzir os odores morais que mudam a vida para melhor. 

17 agosto, 2011

Aromaterapia - Uma Formação de Alta Qualidade para Educadores.

             Eu e minha tutora Penny Price

Minha  carreira como aromaterapeuta começou logo no  início dos anos 90 através da empresa Mona´s Flower, empresa onde fui uma das sócias fundadoras. Desde que ingressei nesta jornada pelo universo da Aromaterapia, sempre sonhei que  um dia  teria um tutor,  profissional em quem eu pudesse confiar e buscar informações para  aprimorar meus conhecimentos, para assim então poder retransmiti-los  aos meus alunos.

A realização do meu sonho ocorreu de forma muito abençoada, pois tive a oportunidade de ter a  melhor tutora que  o universo  podia me oferecer -  Penny Price, profissional competente e uma mulher muito sábia. Penny passou a maior parte de sua vida  mergulhada no universo da Aromaterapia: ela por sua vez  teve a melhor tutora para lhe conferir ensinamentos preciosos -  sua mãe, a renomada aromaterapeuta Shirley Price, pessoa linda, a qual tive  o grande  privilégio e um  imenso prazer em conhecê-la  quando fui à Inglaterra, em 2001.



Sou imensamente feliz e grata por ter tido a oportunidade de concluir minha formação profissional como aromaterapeuta em uma das escolas mais renomadas da Inglaterra - Penny Price Academy e, para a minha felicidade, tão logo terminei minha  formação profissional fui aceita para concluir o Training como Educadora da Academia, podendo assim me tornar professora ministrante dos cursos da Academia, para o Brasil.


Para tornar-se um educador oficial da PPA (Penny Price Academy) é requerido  um longo  treinamento. Primeiramente o profissional deve concluir o curso  The Associate Diploma in Clinical Aromatherapy.  Depois de concluída esta  fase é necessário obter o certificado profissional pela Federação inglesa e, então,  finalmente passar por um treinamento  especial, ou seja, refazer todos os módulos junto aos alunos da academia. Somente após percorrer todo este  processo educacional é que o profissional estará apto a ser um Educador Oficial credenciado pela Academia, podendo desta forma,  oferecer o curso em seu país de origem.



 
É uma  árdua jornada de  trabalho - passar por todo o processo requer tempo considerável, disposição e condições financeiras, fatores fundamentais, pois ninguém se transforma em um profissional qualificado com louvor sem preencher todos esses requisitos, aos quais se adiciona um concentrado e dedicado esforço pessoal. No final das contas, as recompensas são incontáveis, pois se trata de um trabalho sério e responsável, que tem credibilidade valiosa na Inglaterra, onde a medicina complementar é considerada pelo governo de forma reconhecidamente respeitosa.

Atualmente  atuo como Educadora oficial da Academia no Brasil. Tenho muita honra e orgulho por todo o caminho já percorrido em minha carreira - as barreiras e obstáculos enfrentados e que ainda enfrento por parte de pessoas e ou outras empresas comercialmente competitivas não foram e não serão fortes o suficiente  para me fazerem diminuir a dedicação e a persistência em disponibilizar e promover o desenvolvimento do Curso do Programa Internacional PPA em meu país

Executo meu trabalho com  puro amor e verdadeira vocação, com gratidão no coração – considero-me uma profissional da área da medicina complementar que pratica com sucesso a arte da Aromaterapia e que, honrosamente responde por uma renomada escola de Aromaterapia Inglesa no Brasil, oferecendo, com todo o direito adquirido, o curso The Associate Diploma in Clinical Aromatherapy aos profissionais brasileiros.

A Academia Penny Price é uma instituição de ensino séria e diligente, que não está focada apenas no lado comercial da atividade, na venda de seus produtos - preocupa-se em oferecer uma formação de qualidade aos seus educadores, provenientes de várias partes do mundo. Não quer meros vendedores de produtos, mas sim profissionais sérios, responsáveis, competentes e bem treinados para praticar a arte saudável da Aromaterapia.  

Finalização do treinamento dos  Módulos II e III, quando  estive reunida com mais duas  educadoras da Academia,  que também finalizaram o treinamento do curso  comigo -  Mary Zorzou, da Grécia e Jasephine Gallagher, da Irlanda.  Foi um dia de gloria, especial e muito significativo para todas nós.

Para fechar esta caminhada de  trabalho com chave de ouro, no  final do ano de 2010 recebi o honroso convite  de Shirley Price,  para escrever sobre  Aromaterapia no Brasil,  matéria que estará inserida no capitulo Aromatherapy Worldwild para a   quarta edição de seu renomado livro: Aromatherapy - For Health Professionals, edited by Shirley Price and Len Price - Ed. Churchill Livingstone - Elsevier.  



O lançamento da quarta edição está sendo esperado ainda para 2011.



15 agosto, 2011

Tour Aromático 2011 - A viagem de Claudia Somekh a Provence

Esta linda pessoa é Claudinha, minha dedicada pupila e querida amiga. 
Sua alegria na Provence foi contagiante e inesquecível. Ela nos deixa seu carinhoso recadinho sobre sua experiência na terras azuis da Provence.

"Visitar Provance fez minha alma pular de tanta alegria, se encantar com a vida e se sentir completa! A felicidade nunca terá fim dentro de mim pois sempre terei as lembranças mais belas! Terei também força e resistência ao lembrar de como esta linda vegetação e povo sobrevive todo ano aos grandes invernos para chegar novamente a um pequeno verão de luz e cores. Provance estará sempre comigo depois desta viagem pois já faz parte da minha Essencia. Muito obrigada Vera e Des por me possibilitar tal perfeita experiência!"

Beijos,
Claudinha.

Para saber mais sobre nossos tours -  visite  o site   www.tourterapeutico.com

10 agosto, 2011

Tour Aromático 2011 - A viagem de Ricardo e Mercita Armenio a Provence


Casal  Mercita e  Ricardo Armenio e Vera O´Neill festajando último dia da jornada das Lavandas na Provence - Jantar maravilhoso em um delicioso restaurantezinho num  charmoso vilarejo chamado Bonnieux, desde lugar se pode ver o por do sol mais espetacular da Provence, essencialmente  memorável o encontro com estas duas pessoas lindas de do Estado de Santa Catarina. 

Casal desfrutando dos últimos momentos na bela Bonnieux

Despedida do casal, no local mais popular da Provence, o MUSÉE DE LA LAVANDE. 
Viagem inesquecível para todos. 
Ricardo gentilmente, assim como todos os outros participantes,  nos deixa aqui sua mensagem sobre o que foi o Tour Aromático para ele.

"Conhecer a Provence guiados por Vera e Des foi uma aventura fascinante. Fomos eu e minha esposa com o objetivo de comemorar nossos 15 anos de casados e ver de perto as plantações de lavanda. mas a viagem nos proporcionou muito mais: demos de encontro com cenários maravilhosos, estradas românticas e muito bem cuidadas, culinária excelente, acompanhados também por colegas de viagem muito agradáveis e bem-humoradas. Tudo isso embalado por uma  trilha sonora escolhida a dedo por Vera que incluía de Michael Bublé, MPB a Bossa Nova ( esta última constante nos restaurantes da Provence). Uma viagem de encher os olhos e o coração, para deixar muitas saudades. Merci, Vera e Des! Au revoir!"
Ricardo

Ricardo e Mercita, nós, eu e Des  agradecemos profundamente a presença de vocês dois, assim como de todos as outras queridas pessoas,  que juntos com vocês participaram do Tour Aromático conosco. Somos pessoas afortunadas e nossa vidas é repleta de bençãos, pois temos o prazer de fazer nosso trabalho de forma amorosa e com muito prazer ao lado de pessoas altamente especiais.  Somos eternamente gratos a todos e também ao universo pela oportunidade linda de trabalhar na Provence todos os anos.

Para ver comentários dos participantes do Tour Aromático 2010 visite o site: www.tourterapeutico.com
www.aromavera.net

09 agosto, 2011

Tour Aromático 2012 - Bulgária, Turquia e Provence.

As datas para os Tours Aromáticos 2012 já foram estabelecidas. Serão dois grupos para a Provence e um grupo para a Bulgária.

Jornada das Rosas 
Bulgária e Turquia

31 de Maio a 10 de Junho de 2012.

Jornada das Lavandas
Provence - França

Primeiro grupo: 08 a 15 de Julho
Segundo grupo:  17 a 24 de Julho



Para informações entrar em contato pelo email:
contato@tourterapeutico.com

Saiba mais sobre os Tours acesse:
Tour Terapeutico

Agencia de viagem responsável Itaiuba Turismo:
Itaiuba turismo

www.aromavera.net

06 agosto, 2011

Tour Aromático 2011 - pequenos e "valiosos" comentários dos participantes da viagem ao paraiso das Lavandas a Provence


Silvia Regina é de São Paulo, ela é aromaterapeuta, astróloga e também uma excelente taróloga, ela participou conosco no Tour a Provence deste ano, e, como ela mesma disse, apesar dos imprevistos como chuva, correrias no aeroporto rsrs e etc... Tudo foi bom, ela gostou muito.

Boa tarde vera, des, ricardo e lavandetesO tour aromático foi uma experiência impar, ate os imprevistos, como a chuva e aeroporto ,foram resolvidos com criatividade e bom humor. A boa vontade e abertura de todos fizeram do grupo uma irmandade. Então tivemos como diz Sto Agostim – a medida do amor é o amor sem medida.
obrigada a todos e ja com muita saudade silvia

Cinara Silveira, empresária de Salvador, nos acompanhou nesta linda viagem a convite de sua querida amiga e aromaterapeuta Inalva Ruettimann e gostou muito de tudo que viu, ouviu, inalou, desgustou e sentiu, assim ela nos revelou.

Bom dia,

... a viagem pela sua beleza já vale a pena, mas penso como enriqueceu minha vida, alimentou meus conhecimentos, retornei com novas perspectivas, um novo olhar.
Neste grupo todos foram á sua maneira importantes para mim, aprendi um pouco c/ cada um:seja pelos ensinamentos, pelas alegrias dos momentos, pela calma, pela receptividade, pelo conhecimento de uma lavanda, um azeite, um bom vinho, um bom prato, ou aquilo que achava ser um "matinho" sem importância.A lavanda é um capítulo á parte, jamais esquecerei da imagem que pude contemplar, o vento fazendo " uma onda nas lavandas", imagem única! muita beleza, o odor nos campos, nos inebriando, muita leveza.Agradeço a todos por tido tido uma viagem tão magnífica.
Cinara






Regina Bardella é terapeuta floral de Bach e aromaterapeuta em Vinhedo SP, viajou conosco e encontou-se com tudo, sua gratidão por estar fazendo a viagem era constante, foi uma delicia viajar com Regina, que alias, junto com Silvinha elas fizeram uma ótima dupla das gostosas gargalhadas , senso de humor ímpar.

Queridos Vera e Des ,

...apesar de ainda estar com dificuldade de aterrizar, consigo entrar em contato com nossa realidade sem comprometer as maravilhosas lembranças do nosso tour. A memória, ainda muito fresh como vc mencionou, não deixa um minuto sequer de recordar nosso bons momentos.

Sabe Vera, vc é muito especial. Já te admirava como educadora e agora não tenho palavras para expressar meu contentamento e apreço por sua amizade, companheirismo e facilitadora para momentos inebriantes, como passamos com nosso grupo, na Provence. O respeito, a atenção, a responsabilidade de nos proporcionar uma viagem tão maravilhosa como esta, está na conotação ímpar, pelo carinhop com que vc e o tão querido e dedicado Des.
Obrigada por tudo. Principalmente por ter colocado no meu caminho pessoas tão queridas como a Silvia, a Mercita, o Ricardo e a Bia além do carinhosa e tão prazerosa amizade de vcs.
Rogo a Deus que te abençoe e te proteja nesta missão tão maravilhosa e encantadora que vc abraçou.

Bjs sinceros e carinhosos a vc e ao Des.

Regina


...e mais mensagens de Regina que muito nos encantaram. 

Vera e Des
Fazer simplesmente um tour é uma coisa, porém, fazer um tour aromático com vcs, Provence, lavandas, lavandins, abelhas, cigarras, o nosso grupo e sem deixar de mencionar as tão queridas lavandetes e mais ainda, acompanhado do estonteante riso denunciando momentos de tamanha alegria, é algo especial, maravilhoso, encantador e mágico.
... "momentos esses que não se apagarão tão fácil de nossos corações".
Agradeço a Deus por te-los colocado em meu caminho como condutores de tão magnífico espetáculo.
E como disse há pouco: que Deus os abençõe.
Obrigada, de coração.
Regina

... e mais recadinhos de Regina sobre a viagem:


Oi Vera, vi as fotos no face , estão lindas ...

Mais uma vez obrigada por fazer parte da min ha vida e me proporcionar uma viagem tão mágica, belíssima e feliz.
Ficou um leve sabor de "quero-mais".
Veja como ficou linda a foto deitada no meio das lavandins. Merece um poster.
Bj grande minha linda.

Regina

Bia Odebrecht, é empresária em Blumenau e viajou conosco, uma mulher serena, tranquila e muito companheira, admirou tudo que viu, ela nos deixou algumas pequenas mensagens carinhosas. 

Oi Vera e Des
Foi sensacional estar com voces. Ainda não aterrizei totalmente!
Obrigada e até a próxima!
Beijos
Desfrutar da companhia de voces nesta viagem , com esta paisagem cinematográfica, foi gostoso demais!
fotos bárbaras!Foi sensacional! Amei ! bjs

Inalva Ruettimann, aromaterapeuta de Salvador BA viajou conosco para realizar seu sonho de estar entre os belos campos das Lavandas na Provence, e também se encantou quando se viu diante de um campo de GIRASSÓIS, deleitou-se entre eles. Pois é a Provence tem os belíssimos girassóis, que a faz vibrar, também, na cor amarelo dourado.

Ola Vera e Des !
Que presente maravilhoso !!!!!esse é um e-mail que sempre que sentir tristeza vou olhar e admirar a beleza dos girrassois e lembrar que eles estão sempre em busca do SOL energia de calor , de ânimo,força e da alegria e que tudo isso existe dentro de nós é só acessar.E como estamos alegres e sorridentes até a alma.
abraços aromaticos

Inalva Ruettimann

Fotos:  Tour Aromático 2011 - Arquivo pessoal


Para saber mais sobre o Tour Aromático visite o 

04 agosto, 2011

Tour Aromático 2011 - Relatos de Marta Moreira sobre sua participação na viagem a Provence.

.
       
 Marta é juiza em Salvador BA e   participou  do Tour Aromático  a convite de sua amiga Inalva Ruettimann. Veja o que ela nos relata sobre sua experiência na Provence.


 Olá queridos Vera e Des!

Ao chegar ao Brasil - havia algo que se transformava em mim.

Pois bem, Vera. Lembro-me que, logo nos primeiros momentos de nossa viagem, quando vc soube de minha profissão, com espanto perguntou-me  o por quê de uma magistrada estar fazendo um tour aromático. Foi, então, que lhe respondi: a sensibilidade.

Mas, confesso-lhe, que nunca poderia pensar que o que vi, senti e cheirei (pois o cheiro da lavanda estava empreguinado em tudo, rs) fosse tão espetacular como foi. A viagem a Provance foi uma das coisas que de melhor fiz na vida.

Sim, é verdade, relaxei!. Tomei muuuiiitttooo vinho, comi comidas gostossísimas, muito bem elaboradas em pratos lindíssimos, restaurantes agradabilíssimos, vistas a perder de vista, vento forte a bater no rosto, sol até altas horas (22:00 horas), gente lindíssima andando na rua, sem falar nos maravilhosos carros e motos (BMW, Porche, Audi, uma coisa de louco).

Sem falsa modéstia (rs), também é verdade que a energia cósmica contribuiu para que pessoas agradabilíssimas se reunissem. O que dizer de Inalva? Não sei. Proporcionou um dos mais belos momentos de minha vida até agora. Agradeço-lhe. Cinara, por ser amiga de Inalva, só podia ser gente boa. Uma perfeita representante da Boa Terra. E a Claudinha?! Que bela surpresa! Menina nova, inteligente, perspicaz, linda. Linda por dentro e por fora! E, ainda, trabalha na Dulca!

Não se espante por todos os meus superlativos. Foram usados propositadamente para poder chegar perto da expressão do belo que vivi.

Entretanto, por último, deixo para lhe dizer que voltei diferente. Voltei feliz!. Muito feliz!. Feliz com Deus, com a maravilhosa mãe Terra. Corajosa para enfrentar meus fantasmas! Em paz com a existência deles! Mais forte! Porém tranquila! Boa de briga!, Porém amável!Agradecida pela vida.

A viagem fez tal mágica. Mas, a voce também agradeço! Essas conquistas também são resultados de nossas conversas, suas experiências, seus conhecimentos específicos sobre aromaterapia e, principalmente, sua sensibilidade! A tal da sensibilidade!!! Tai, foi por isso que a magistrada fez um tour aromático (rs, muitos)!. Joguei na loteria e fiz a mega sena!!!

Espero as novidades sobre a viagem do ano que vem. Bjs a vc e Des 
Agradecida por tudo.

Marta Moreira

Para saber mais sobre o Tour Aromático visite o site
www.tourterapeutico.com
www.aromavera.net

02 agosto, 2011

Aromaterapia - Adulteração do Óleo Essencial da Verdadeira Lavanda.



Lavender True, Lavanda Verdadeira, Lavanda Inglesa 
Lavandula angustifolia, oficinalis ou vera. var. Maillette
Uma tonelada da Lavanda verdadeira  pode produzir  até 5 kilos de  óleo essencial



Lavandin - Lavandula hibrida - principais  variedades  grosso, abrial, super e sumian
Uma tonelada de Lavandin   pode  produzir  até 25 kilos do óleo essencial


Dezesete mil  hectares do solo da Provence são útilizados para a produção de  Lavandas e Lavandins    sendo que,  quatorze mil  hectares são utilizado  para a produção do Lavandin.




Apenas  três mil  hectares são  utilizados  para a produção da verdadeira Lavanda.

A lavanda é um dos óleo mais adulterado que existe, atualmente, o que mais se encontra no mercado, sendo vendido como a Verdadeira Lavanda é o óleo de Lavandin, um híbrido da Lavandula Angustifolia e a Lavandula Latifólia,  este híbrido é também produzido é destilado na China, Rússia e Tasmânia. É então trazido para a França, onde passa pelo processo de adulteração, para que seja vendido no mercado, principalmente da América do norte e do sul como sendo verdadeiro óleo essencial de Lavanda. 


O processo de adulteração ocorre através da adição do componente químico “sintético” chamado Linalyl acetate com a intenção de aprimorar a fragrância do produto, ou seja, do Lavandin, uma vez que este componente químico confere o aroma para ao verdadeiro óleo essencial de Lavanda em sua forma original. O óleo barato do Lavandin, antes de sofrer esta grosseira adulteração, ele ainda passa por um processo de aquecimento de alta temperatura, para garantir que, um de seus principais componente químico seja evaporado, a Cânfora, componente este que não está presente no verdadeiro óleo essencial de Lavanda, e causa irritação na pele quando usado puro. 



 Após tudo isto feito vem a fase final de adulteração do mais precioso produto da aromaterapia, a adição da substância química, que na verdade é um solvente petroquímico - Dipropyline glycol e diethylphthlate substâncias que não contêm aroma e não deixa nenhum sinal de que se faz presente no produto.

Acredita-se que toneladas do óleo de Lavanda oferecidas no mercado da aromaterapia sejam o híbrido Lavandin, um produto adulterado pelo processo o qual foi aqui esclarecido.

O fornecedor é a sua confiança, é  ele quem  lhe dará a garantia de que seu produto é de alta qualidade e tem todos os efeitos terapêuticos que você busca no produto.  Outro parâmetro importante, o verdadeiro óleo de Lavanda não custa barato, assim como todos os outros óleos essenciais, também não custam barato. Cada um tem sua forma única de produção e extração, eles têm identidade singular. Portanto, cada um tem seu preço, seu valor de comercio. 
Confira e se certifique antes de adquirir seu produto.


Fotos: net e  arquivo pessoal
Matéria - Vera O´Neill 

01 agosto, 2011

Aromaterapia - Tour Aromático - Jornada completamente sensorial

 A Provence é repleta de beleza que toca todos os sentidos do viajante.
Lá tem Lavandas, Lavandins, Clary Sage e muitas outras fabulosas ervas  que nos inebriam com seus aromas encantadores e distintos. Nosso sentido visual apura sua capacidade para  apreciar a beleza da vida em suas  cores, formas, tamanhos e tudo mais. Isto tudo não somente  encanta  nossos olhos físico, mas, principalmente os olhos de nossas almas.


Mercita e Ricardo Armênio no Museu da Lavanda, praticando a arte de reconhecimento das diferenças entre o  aroma da Lavanda Verdadeira e do  híbrido  Lavandin.



 Na Provence tocamos as Lavandas os Lavandins as Salvias Sclarea os Alecrins  e várias  outras plantas,  então, através desta mágica esperiência do TOQUE, podemos  acessar os sentimentos mais nobres que emergem do âmago de  nossos corações, os quais  podem ser traduzdios por amor, compaixão, alegria genuina, gratidão e muitos outros.




 Refinando o paladar na festa dos sabores - saladas refinadas e saborosas, vinhos "nacional" maravilhosos todos os dias, excepcionais sobremesas - a sobremesa aqui mostrada apresenta um  diferencial, seu leve toque de   Lavanda, ela é elaborada de forma especial, sendo assim, ao  saborear este delicioso créme brullé,  não se fica com a sensação de ter ingerido perfume, mas sim,  a sensação de ter degustado um verdadeiro 
'manjar dos deuses'.

 Típica Salada Provençal

Vinho da região de Les Baux de Provence


O divino Creme Brulée  Lavandas da Provence

A  Provence  encanta nossos os ouvidos, pois,  lá  existem as cigarras, sim, é isto mesmo, as cigarras, e  elas  cantam melodiosamente, principalmente nos dias mais  ensolarados do  verão, sempre escondidas por entre os  arbustos de Alecrim, de Chicories entre os galhos frondosos dos Carvalhos e das belas  Oliveiras que são abundantes no campo  provençal. 
Para ouvir o Som da Provence acessem o vídeo no youtub é lindo:
http://www.youtube.com/watch?v=0ojJ867QNc0&NR=1


Cigarra agarradinha ao ramo de Alecrim, esperta,  sabe o que é bom.

Aqui ela está agarradinha ao ramo do Chicory, linda e sábia.



E para finalizar, na Provence tem celebração, celebração  da vida pelos seus  aromas, cores, sons, tons, toques e tudo isto,  regado com  muita  alegria, descontração e imensa gratidão.

 Tour Aromático 1
Cinara, Marta, Inalva, Claudinha, Vera e Des

 
Tour Aromático 2 
 Des, Vera, Ricardo, Regina, Bia, Mercita e Silvinha

Imagens - Arquivo pessoal Tour Aromático 2011
Livro: Petit Anthologie de la Cigale - By Bernard MONDON - Carrés de Provence.

Para saber mais sobre o Tour Aromático visite o site