11 dezembro, 2012

Aromaterapia - Os óleos essenciais que fazem seu fígado se sentir AMADO.




 
"O fígado é o órgão da Mudança - ele gera, distribui e controla o suprimento de energia do corpo, modulando a força vital. Ao sentirmos uma perda em nosso entusiasmo pela vida, sentiremos também uma redução do apetite. Tudo que resultar em vitalidade será por nós evitado, este padrão de comportamento pode provocar a anemia ou mesmo distúrbios de coagulação sanguínea, levando a frequentes hemorragias.

Nosso organismo tem grande habilidade de adaptação a novas condições, sejam elas climáticas ou alimentares. Essa capacidade é grandemente prejudicada nas pessoas que não possuem essa mesma facilidade com relação a SITUAÇÕES NOVAS. Para elas as mudanças são acompanhadas de desarranjos gastrointestinais ou mesmo de outras alterações metabólicas, principalmente do fígado. Portanto, rejeitar o novo e não saber extrair o melhor da situação prejudica a função desse órgão de absorver e eliminar corpúsculos estranhos no sangue. Prova de que ele é um órgão relacionado a mudanças, esta em sua capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com maior facilidade em se refazerem a partir de situações difíceis."
Metafísica da Saúde - Valcapelli e Gasparetto.

Algumas coisinhas que deixam o fígado infeliz e sentindo-se mal tratado e mal amado.
Os excessos desde alimento, especialmente os gordurosos, bebida alcoólica, medicação, hormônios sintéticos e até os óleos essenciais, como já vimos podem deixá-lo profundamente infeliz. 

 Tudo que faz o fígado feliz e sentindo-se bem tratado e AMADO primeiramente a moderação, palavra chave para os cuidados com este órgão, e claro, alimentos e líquidos saudáveis tais como água pura, infusão de ervas (camomila, fenel, melissa, alecrim, lavanda, peppermint) e chá verde, este com moderação, pois em excesso pode ser prejudicial ao órgão. E não esquecendo da fabulosa água de coco, é puro afago para ele.
Os óleos essenciais que apresentam maior ressonância com o fígado são os cítricos, estes são seus melhores amigos, pois são os limpadores chamados de detergentes, substâncias que o ajudam a se depurar e se purificar através do processo de desintoxicação em especial o Limão, o grapefruit, as laranjas e o mandarim. Ao limpar a casa hepática os cítricos trazem de volta vigor e saúde para o órgão. 


Cítricos são também grandes benfeitores para as pessoas que sentem muita dificuldade de aceitar mudanças e coisas novas, eles abrem um campo de consciência mais amoroso e disponível para que a pessoa possa aceitar as mudanças que a vida lhes propõem.



As ervas são grandes companheiras do fígado, elas ajudam na manutenção de sua saúde por atuarem como agentes calmantes e relaxantes, podemos usar a Lavanda o Alecrim, assimo como Camomila romana, o Fenel e o Dill, e também o Coentro e a Salsa.

É a natureza atuando para que possamos amar cada vez mais nosso corpo e dar a ele todo carinho e respeito que ele merece, afinal, ele é a morada de Deus em nós.



Vera Lucia Guedes
Tutora Penny Price Academy - Brasil
Imagens - Google 
  

3 comentários:

eu, a autora disse...

moro na alemanha e sinto falta da abundância brasileira. ontem tive uma crise de fígado que achei que iria me matar, sentindo-me envenenada pelos excessos da alimentacao. nao conseguia manter nem água no estômago. só consegui sobreviver no escuro completo, goles milimétricos de água, muito vômito e já no final, com colheradas homeopáticas de maça raspadinha, como se dá pra nenê. se tivesse lido seu blog antes, saberia mais.
muito obrigada, vera!

Unknown disse...

Vc pode ter acesso aos Oleos mais puros do mercado e a preço de custo no conforto da sua casa .. já faz 1 ano q eu uso ... me chama e te ensino como pegar direto com a fabrica

Unknown disse...

Sofro muito de dores de cabeça e enxaquecas associadas ao fígado. O único medicamento que me ajudava era o ANTIGO Atroveran. Com ele proibido, só a cama me ajuda. A coisa está tão fora de controle, que agora quando vem os acessos eles me causam febre com muito frio e calafrios. Sei que meu órgão ficou mais sensível após a retirada da vesícula, mas parece que a cada ano o problema fica maior. Gostaria muito de ter esse contato com a fábrica e tentar o tratamento com aromoterapia. Grata, Crys