16 novembro, 2008

GERÂNIO

Nome botânico: Pelargonium graveolens
Pelargonium graveolens, o nome que vem do grego - pelargos, significando jovem cegonha, pelo fato de que a forma de seu fruto relembra o bico de uma cegonha. Pela mesma razão, o nome Gerânio vem do grego geranos, pescoço longo.

Sinônimos: gerânio rosa, gerânio doce, gerânio noz moscada e pelargonium.

Família botânica: Geraniaceae/Geraniácea.

Extração: o vapor das folhas e talos; o absoluto e o concreto também são produzidos.

Origem: sul da África - introduzido e largamente cultivado na Algéria, Marrocos, Egito, Madagascar, Ilhas Reunião, Ilha Bourbon, Rússia e China.

Nota: média.

Características da planta: arbusto aromático, perene, cresce acima de um metro de altura; seus talos, com a idade, tornam-se mais espessos, assim como madeira; suas folhas são aveludadas e muito aromáticas, em forma de coração, contendo entre 5 a 7 lóbulos, ou seja, são partidas em várias partes, com bordas serrilhadas; pequenas e sensíveis flores na cor rosa clara; as folhas e galhos também são muito aromáticas, ou seja, a planta é totalmente aromática. Existem aproximadamente 450 diferentes tipos de gerânio.

Características do óleo: líquido pálido, pendendo para o amarelo esverdeado; seu aroma lembra à rosa - é doce, terreno, penetrante; para algumas pessoas, pode ser um tanto quanto saturante.

Características energéticas: doce, pungente e adstringente; cordial, potencialmente refrescante, restaurador da umidade e da hidratação, estabilizador da mente, estimulante, descongestionante, enternecedor (que desperta carinho, sensibilidade, suavidade, ternura, meiguice, afeto, amor e compaixão).

De ação energética no estômago, intestinos, órgãos urogenitais, fígado, rins, glândulas adrenais e gônadas; aquece o corpo; ação predominante nos rins, fígado e baço. Atua em biótipos yin, os quais são frequentemente afetados por deficiência renal, ou seja, enfraquecimento dos rins. Fortalecedor do yin no corpo, como um todo.
Nutridor da criatividade feminina no intelecto. Perfeito para o perfil workaholik – para quem esqueceu o uso da imaginação, a intuição, as experiências sensoriais e extra-sensoriais.

O óleo de gerânio tem a função de ajudar a pessoa a reconectar-se com seus aspectos negados dos sentimentos, da sensibilidade, da doçura, da sensibilidade da ternura e do afeto. Promove uma relaxada e tranqüila espontaneidade, concede permissão para o prazer e uma apreciação saudável pelos eventos da vida. Abrir-se para receber é tão importante quanto o poder de dar e expressar.

Uso tradicional: no antigo Egito, foi usado para tratar tumor canceroso; tem sido variadamente respeitado como um reputado remédio para tratar ferimentos abertos, tumores, cólera, disenteria e fraturas. Também se tem conhecimento de que era usado como remédio para tratar hemorróidas, menorragia (perda de sangue) e úlceras.
Por séculos, tem sido recomendado para os cuidados com a pele; equilibra as funções das glândulas sebáceas, que produzem a secreção gordurosa (sebo), substância essencial para uma boa manutenção da camada protetora na superfície da pele.

Propriedades terapêuticas: óleo extremamente versátil, tem ação antibactericida, antiviral, anti-infeccioso, antiinflamatório, anti-espasmódico, descongestionante e estimulante do sistema linfático, estimulante das glândulas córtex adrenal, diurético, adstringente, hemostático - interrompe sangramentos nasais, ferimentos e menstruação excessiva; revitalizador e regenerador da pele; o hidrolato de gerânio atua muito positivamente como um eficiente desodorante; antidepressivo e relaxante dos nervos.

Usos e indicações: muito usado para tratar doenças infantis como catapora, sarampo, caxumba e resfriados comuns, excelente combatente de vírus, principalmente do herpes I e II (labial e zoster). Indicado para minimizar a celulite; usado em drenagem linfática, produz a eliminação de toxinas através da urina e do suor; trata a retenção de fluidos e edemas, especialmente na região do tornozelo.

Por sua ação citofilática pode ser adicionado à Lavanda e Camomila, para tratar queimaduras e ferimentos na pele; trata a psoríase e eczema, gerado por condições estressantes (provas, testes, entrevistas, prazos para entrega de algum trabalho, intolerância alimentar e muitas outras condições que podem ocasionar alergias na pele).

Tem efeito equilibrador, particularmente no nível hormonal do corpo; tonifica o sistema reprodutor e harmoniza o período menstrual e menopausa, trata a fadiga e a depressão, condições geradas por desequilíbrio hormonal, afetando aspectos do feminino essencial, para uma qualidade de vida saudável para a mulher; indicado para equilibrar a deficiência do estrógeno ou progesterona causadores de amenorréia, longo período menstrual, infertilidade, TPM com sinais de fadiga, irritabilidade, distúrbio do sono e retenção de liquido.

É um dos mais indicados para tratar a síndrome da menopausa, que se apresenta com os seguintes sintomas: ondas de calor, sudorese noturna, ressecamento da pele e vaginal, cansaço extenuante, perda de histamina, ou seja, enfraquecimento generalizado; sudoração espontânea em excesso.

Muitas mulheres podem desenvolver diabetes no período da menopausa - o gerânio oferece grande suporte. Na deficiência das habilidades das funções das glândulas supra-renais, o óleo essencial de Gerânio oferece suporte em casos de enfraquecimento ou fadiga; eleva o espírito e minimiza a depressão.

Reduz a inflamação digestiva e infecção, trata gastrenterite com diarréia (crônica ou aguda); estomatite, laringite e cistite. Por sua ação hemostática, trata o sangramento passivo nasal, gengiva, órgãos internos que sofreram rupturas e menorragia.

É indicado como um bom medicamento para tratar inflamação da boca como aftas, gengivites, garganta, olhos, e mamas ingurgitadas.

Refresca o excessivo calor do estômago, que pode gerar grande apetite; sede e azia. o Dr. Jean Valnet o recomendava, para desordens hepáticas e hepatite.

Segundo Peter Homes, o gerânio é o óleo mais importante para ser usado pela mulher - ele o chama de “o melhor amigo da mulher”. Opera primeiramente através da dinâmica hormonal - este óleo tem ação potente como restaurador das gônadas e córtex adrenal.

Ambas atuam juntas, garantindo o elevado equilíbrio dos hormônios progesterona e estrógeno, tratando assim muitas desordens ginecológicas.
Regenerador dos tecidos dos nervos; traz alívio para dores lombares e neuralgia facial (dor aguda ao longo das terminações nervosas, especialmente do nervo trigêmeo).

Uma indicação rara - Dr. Gary Young, aromaterapeuta americano, sugere a sua utilização, como tratamento para o vitiligo (afecção cutânea, caracterizada por perda localizada da pigmentação da pele - também chamada de leucopatia adquirida).

Influência do aroma: libera memórias negativas do passado, que geraram medo, insegurança e frustração - a mente cria mecanismos de defesa para proteger-se contra o medo de abusos sofridos no passado, seja por pessoas da família ou não, revelando com isto a existência de pessoas duras, insensíveis e frias, desprovidas de doçura, ternura e delicadeza para tratar seus entes queridos.

O óleo essencial de Gerânio é dedicado a Afrodite, a deusa do amor, da beleza e da fertilidade. Afrodite exemplifica os aspectos da alma, que o gerânio traz para a luz da consciência.

Representa as diversas qualidades mais arquetípicas do aspecto feminino, como a sensibilidade, a ternura, a doçura, a gentileza, a sensualidade, os sentimentos verdadeiros, a criatividade e a intuição.

Libera a tensão nervosa gerada pelo excesso de atividades mentais, equilibra as emoções, eleva a estado de ânimo e cria condições internas de paz, harmonia, bem-estar e esperança.

Combina bem com: Lavanda, Limão, Mandarin, Bergamota, Cedro, Cypress, Clary Sage, Manjerona e Tomilho.






Texto: Vera Guedes O'Neill

7 comentários:

Anônimo disse...

oi, tb amo aromaterapia, espero encontrar conteudo novo sobre o assunto aki no seu blog.
até mais

ReginaOlive disse...

Vera querida!! Parabéns por mais esse passo!
Com certeza v. estará perfumando mais um pedacinho do mundo!!
Boa sorte, sucesso, alegrias e aromas, muitos e deliciosos aromas na sua vida!Você sabe...você colhe o que planta...abração
Regina( a de Windsor...rsrsr)

Unknown disse...

Amada Vera,

Que delícia ser este conteúdo!
Pude voltar à nossa sala de aula, sentir os aromas, reviver as sensações e aprendizados...
Agradecida pela viagem!

Parabéns, sucesso, muita Luz & Amor!

Marinalva

Vera e Desmond disse...

Regina e Mari, que alegria ter vcs aqui, ler a mensagem que me deixaram fez meu coraçao palpitar de alegria e gratidão.
Meu super obrigada pelo carinho demonstrado. Vcs são demais, saudades.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegria e prosperidade.

Vera e Desmond disse...

Pela pessoa transparente que sou, acho meio estranho falar com anônimo, mas mesmo assim, obrigada pela mensagem.

Unknown disse...

Ola,obrigada pela informação a respeito do Oleo de Gereanio, gostaria de saber onde posso comprar em POA. Obrigada

Anônimo disse...

Adorei esse artigo sobre Óleo de Gerânio! Parabéns pelo modo como se expressa sobre uma matéria tão interessante.