14 janeiro, 2010

Cypress - O guardião da Vida Eterna.

Cupressus sempervirens


Arvore da família das Coníferas - esta família está presente no planeta Terra há mais de 300 milhões de anos; sua principal característica é seu magnífico e forte porte; podem viver por muito tempo. Partilham entre si uma grande qualidade - são verdadeiras amantes da luz e do calor, mas podem viver em lugares muito frios também, pois acondicionam calor e energia solar suficiente para suportar as temperaturas baixas no inverno.


O clássico Cypress do Mediterrâneo é também conhecido como Cypress italiano - muitos deles podem viver até 2.000 anos, o que faz justiça ao seu nome botânico 'sempervirens', que significa literalmente 'sempre vivo'.

Sua forma física é muito peculiar, é uma arvore cônica que cresce apontando em direção aos céus, sempre no sentido vertical; pode crescer até 50 metros de altura. Como árvore 'sempre verde' - não descansa, está sempre ativa e atenta em sua função de zeladora do ambiente, transparecendo serena beleza e imponente magnitude.
Seu penetrante, pungente e distinto aroma de purificação e elevação inspira vida em abundância em todos os sentidos, quando próximos a ele se pode sentir a insustentável leveza do espírito a se manifestar, fazer se presente em uma freqüência muito elevada de vibração energética.


Pintura da Capela de São Francisco - Mosteiro dos Franciscanos em Verucchio – Itália.
O Cypress mais velho da Europa encontra-se na Itália, no Vale do Cypress, em uma pequena vila chamada Verucchio, em um Mosteiro de Frades Franciscanos - foi plantado há quase 800 anos, em 1213, por São Francisco de Assis.


O velho Cypress conta muito da história da vida deste Santo e sua 'missão' como cristão, grande amigo dos animais e dos menos favorecidos.

 
Seu tradicional uso medicinal é quase tão antigo quanto à própria arvore, foi muito usado pelo povo assírio (1700-610 a.C) para tratar hemorróidas.

Os gregos o usavam para tratar sangramento interno e diarréia. Dedicavam o
Cypress a Hades, Senhor do submundo; era para eles uma árvore sagrada; sua serena e apoiadora fragrância possuía o poder de trazer conforto para os sofrimentos, eliminar os medos, que podiam estar dormentes no subconsciente.

Foi plantado em muitos cemitérios através do Mediterrâneo, como símbolo de dor, tristeza e também como fonte de consolo.

Seu uso medicinal abrange os níveis físico, mental, emocional e espiritual.
Suas propriedades terapêuticas, que são promovidas por sua composição química, são bem definidas - é um poderoso anti-séptico, excelente para ser usado no ambiente.


No nível físico: trata-se de um óleo insubstituível para fortalecer e tratar condições associadas ao sistema circulatório (Flebotônico insuperável), tais como: veias varicosa, hemorróidas e sangramento das gengivas.
Por sua propriedade adstringente o faz valioso para tratar a excessiva sudoração dos pés e do corpo, com exalação de forte odor; oleosidade excessiva da pele e dos cabelos.

Extremamente benéfico para tratar a menorragia (sangramento menstrual excessivo) e períodos irregulares, confirmando boa ressonância com o aspecto feminino.

E um dos óleos mais indicados para tratar diarréia crônica, que pode estar atrelada ou associada a medos, gerados por experiências negativas no passado que, quando não resolvidas e tratadas adequadamente, envenenam a alma, produzindo certamente, doenças no corpo físico.

Sua ação diurético, descongestionante e desintoxicante, faz deste óleo um eficiente tônico sistêmico, sendo mais evidente no sistema nervoso onde sua ação se evidencia predominante no sistema nervoso simpático, o qual é responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse com eficiência.

Atua como fortalecedor da ação das glândulas supra-renais, principalmente em períodos de transição e mudanças, onde o medo e a insegurança podem minar as forças e a determinação.

Descongestiona, fortalece e tonifica os pulmões fracos - devido ao uso do fumo, ou causado por emoções e sentimentos reprimidos.

Limpa os pulmões de todas as toxinas físicas e metafísicas, que são nocivas à qualidade de vida. Trata tuberculose e a asma emocional. Assegura e garante ao processo respiratório desobstrução e um fluir saudável do sopro da vida, o prana, o qi ou energia vital. Promove a troca gasosa, em perfeita harmonia e equilíbrio, essencial para a manutenção da vida humana.


No passado, médicos orientais costumavam enviar seus pacientes com pulmões fracos para se tratarem na Ilha de Creta, conhecida por seu ambiente limpo e purificado pela presença das árvores de Cypress.


No nível psíquico: facilita a passagem de uma etapa da vida para outra. Sempre que uma fase da vida chega ao final, outra inevitavelmente se anuncia - o Cypress assegura proteção e força para promover alterações de estrutura, sem traumas e com confiança.

O Cypress pode ser chamado de "óleo facilitador", por suas poderosas propriedades protetora e confortante - sua atuação não permite que energias contrárias drenem as forças necessárias para superar o período de transição e causem paralisação das atividades.

É um excelente colaborador no que se refere ao desprendimento, especialmente para o individuo que encontra muita dificuldade em desapegar-se daquilo que considera conquistado.

Confere um valioso aprendizado sobre a impermanência da vida, tudo é transitório e passageiro.

Um grande consolador da natureza, associado à dor, tristeza, melancolia, sofrimento e medo, principalmente o medo da perda; seu aroma não tem ressonância com toxinas e nem tampouco com sentimentos ou emoções que causem obstrução e retraimento interno.

Desaloja tudo que não tem ressonância positiva com a energia de cura. Traz para a luz da consciência sofrimentos e dores sofridos no passado - esquecidos no poço da memória – coisas que pode emergir a cada oportunidade ou situações de vulnerabilidade, onde o individuo pode reviver as mesmas sensações ou as mesmas emoções, que foram sentidas anteriormente e deixaram dores e sofrimentos não tratados.

Para poder desfrutar de uma vida harmoniosa com alegria e saúde, o individuo deve estar conscientemente comprometido com tudo o que está inserido em uma vida de qualidade no momento presente.

Assim agindo observa-se inclusive a maximização da força vital e das virtudes inerentes a alma, ao mesmo tempo em que se minimizam as fraquezas e os vícios.
O Cypress ancora e centraliza o padrão de personalidade que vive focado em pensa-mentos difusos e confusos em vivencias do passado; estabiliza e contorna os conflitos emocionais; facilita a manifestação do aspecto espiritual inerente ao ser.

Unifica e fortalece os laços que unem o corpo, a mente e o espírito. Estar ancorado com firmeza na vida traz a certeza do pertencimento, de estar em contato direto com o aspecto espiritual, de sentir-se um Ser de Luz na Terra.


Esta lendária arvore foi incendiada há muitos anos, sofreu danos sérios, mas como se trata de uma árvore 'Símbolo de Morte, Transformação e Renascimento', sobreviveu e sua chama de vida está intacta e vibrante - é chamado de o “Guardião do Mosteiro, o Frade Cypress".

Ao seu redor  pode se perceber e sentir a beleza única do lugar - ao seu redor, reina a serenidade, a paz, a beleza, a bondade, a generosidade, a contemplação e a espiritualidade.




Texto e imagem - Vera O´Neill







Nenhum comentário: