Fortalecer o coração ajuda a promover o bom desenvolvimento e o aprimoramento da Inteligência Emocional.
O coração é o órgão principal da circulação sanguínea. Ele é o acionador mestre dessa circulação, funciona como uma bomba inteligente e autônoma, cuja sutileza de reação é extraordinária. Através de seu ritmo é capaz de responder instantaneamente à menor solicitação, seja ela fisiológica (esforço) ou psicológica (emoção).
Pela sua estreita relação com o cérebro, é capaz de regular de maneira muito precisa as pressões e os ritmos circulatórios que as circunstâncias ambientais necessitam - é ele que comanda, dirige nossa capacidade de adaptação às reações interiores e às exigências exteriores.
Sua relação com o inconsciente é forte e explica a importante influência das nossas emoções conscientes e inconscientes, no ritmo cardíaco.
Este sistema é responsável pela circulação sanguínea em todo o corpo, logo, essa função é a de repartir e alimentar a vida em todo o corpo, o que consiste em levar a todos os lugares da estrutura humana o que traz vida e, por extensão, a alegria de viver.
Quando existem problemas relacionados com a circulação, isto sinaliza que existe uma dificuldade para deixar a vida fluir, circular livremente dentro do organismo, significando que a alegria de viver e o amor pela vida estão encontrando dificuldades para se exprimir.
Problemas relacionados ao coração podem estar sinalizando dificuldades para viver o amor, a compaixão, a empatia e as emoções saudáveis, significando que as pessoas que vivenciam essa crise podem estar dando atenção demasiada ao ressentimento, à raiva, ou à violência, emoções que podem estar sendo reprimidas ou sendo expressas de forma distorcida através de esportes, jogos ou qualquer outra atividade. Enquanto isso, o lugar do amor pela vida, por si mesmo, pelos outros e pelo que se faz diminui a cada dia.
Raiva, inclemência e amargura põem o corpo e o coração em estresse, num ambiente acetoso. Aprenda ter um espírito clemente e amoroso.
O coração faz a distribuição do sangue por todo o corpo. Se forem cultivados estados emocionais negativos, eles serão distribuídos da mesma maneira, por todo o corpo. Diz-se - em energética - que o estado do coração se vê pela tez da pessoa, pelo brilho dos seus olhos e pela qualidade do seu olhar.
O sangue é literalmente o rio da vida, é o sistema de transporte que carrega oxigênio, nutrientes, enzimas, neurotransmissores, fatores imunes para as células; atua também removendo produtos residuais do metabolismo.
Quando o sangue carrega muitas impurezas, com freqüência, irá naturalmente enfraquecer o funcionamento saudável das células e tecidos. Quando existem obstruções como plaquetas, na parede das veias, isto pode causar o enfraquecimento do fluxo sanguíneo através do corpo, fazendo com que o músculo do coração trabalhe ainda mais para suprir o corpo todo de sangue.
O coração e o sangue simbolizam a alegria de viver, a fonte de otimismo e da coragem para enfrentar os desafios da vida.
O coração, em seu ritmo contínuo de esvaziamento e preenchimento, simboliza o relacionamento amoroso com os outros, nossa abertura para dar e receber amor. Energeticamente, o calor do sangue reflete o fogo, enquanto que a sua fluidez reflete a água.
Na fisiologia integrativa, o sangue supre nutriente e remove detritos em todas as partes do corpo; o sangue circula para os pulmões, proporcionando oxigenação e liberação de detritos. O fígado e os rins purificam o sangue e influenciam a pressão sanguínea. Os hormônios circulam pelo corpo, através da via sanguínea. O sistema linfático é interconectado com a circulação sanguínea.
O coração possui uma maneira muito inteligente de assegurar a própria sobrevivência - conseqüentemente, a sua sobrevivência: ele cuida de si próprio primeiramente, antes de cuidar de qualquer outro órgão do corpo; precisa receber sangue, para cumprir a tarefa de bombeá-lo para o restante do organismo.
O coração possui uma maneira muito inteligente de assegurar a própria sobrevivência - conseqüentemente, a sua sobrevivência: ele cuida de si próprio primeiramente, antes de cuidar de qualquer outro órgão do corpo; precisa receber sangue, para cumprir a tarefa de bombeá-lo para o restante do organismo.
Óleos essenciais mais indicados para tratar o sistema cardiovascular em suas diferentes condições:
Hipotensão: Lavanda, Rosa e Manjerona.
Tensão/estresse (condições que afetam a pressão sanguínea): reguladores do sistema nervoso – Lavanda, Bergamota, Gerânio, Petitgrain, Jasmim, Ylang ylang, Camomila romana, Clary sage, Rosa e Neroli.
Veias varicosas: Cypress, Gerânio, Lavanda, Mirra, Frankincense e Limão.
Hemorróidas e fissura anal: Cypress, Gerânio, Lavanda, Mirra, Frankincense, Camomila e Alecrim.
Consolador cordial: Manjerona, Ylang ylang, Gerânio, Lavanda, Mirra, Jasmim, Neroli, Rosa e todos os cítricos.
Fone: 019 - 3231-1349
Imagens: arquivo pessoal e net.
Material utilizado no curso Aromaterapia Básica – Ministrado por Vera Lucia Guedes O´Neill
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico feliz em receber seu comentário.
Vera Guedes ONeill