26 abril, 2010

Aromaterapia - Sistema Endócrino -hipotálamo, pituitária e a ocitocina


 O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais. Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, o timo, as supra-renais, o pâncreas e as gónadas

                                        
Sistema endócrino - Laboratório da Alma.
Correlaciona-se metafisicamente com a estruturação interna do ser. É através dele que o corpo se faz atuante. As glândulas interagem entre si, formando uma cadeia que coordena as funções do corpo. Elas lêem atitudes internas, refletindo em toda a estrutura orgânica através dos hormônios. Os estímulos hormonais são impulsos que sugerem a renovação dos padrões internos.

Hormônio - origem grega: hormôn – significa ‘ativar’, ‘excitar’, ‘por em movimento’. Essa descrição corresponde às funções que desempenha no organismo. São substâncias químicas específicas fabricadas pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados, segregadas em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea ou em outros fluídos corporais - podem ser esteróides, polipeptídios ou aminoácidos. Os hormônios trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções dos tecidos, bem como o processo do metabolismo do organismo. São literalmente uma forma inteligente de comunicação interna dentro do corpo; governam as respostas do estresse – são, de fato, poderosos mensageiros químicos internos; exercem função reguladora (indutora ou inibidora) dos órgãos.


O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula Pituitária. Ele é  o maestro que orquestra todas as outras glândulas. O hipotálamo é considerado como  o centro de saciação do corpo e também o principal centro da expressão emocional, também controla a temperatura corporal, a fome, a sede e os ciclos circadianos, o comportamento sexual também está sob seu comando.  Medo e  raiva relacionam-se com o funciomento do hipotálamo. O hipotálamo e a pituitária controlam a secreção dos hormônios da tireóide a qual por sua vez controla o metabolismo corporal.  
O hipotálamo produz o importante hormônio chamado ocitocina, e este é armazenado na hipófise posterior (neurohipófise) a pituitária é também chamada de hipófise.
Pituitária -glândula que produz numerosos e importantes hormônios, por este fato é reconhecida como a glândula-mestra do sistema endócrino.
Especialistas denominam este poderoso hormônio com sendo o hormônio do afeto, que tem a função de aprimorar sentimentos de confiança e empatia entre os seres humanos. A ocitocina é também chamada de a química do amor,  experts no assunto dizem que ela é liberada  no momento chave para o fortalecimento dos sentimentos de reconhecimento social e estreitamento de laços afetivos entre as pessoas. Dizem mais ainda, que sem a ocitocina, muito provavelmente os seres humanos seriam solitários, praticamente incapazes de manter relacionamentos estáveis e duradouros.                  
Moléculas de ocitocina estão sendo  consideras como substancias promotoras de harmonização das disfunções associadas ao distúrbio do afeto. Pesquisas recentes revelam que começa a ser entendida as desordens internas marcadas por deficits nas funções sociais e cognitivas - incluindo autismo, desordem da ansiedade social, desordem do isolamento e da esquisofrenia - através de estudos feitos nas funções da ocitocina no corpo humano. Atualmente, a classe científica está considerando a ocitocina como o "hormônio do amor, da confiança, da generosidade e da conexão entre os seres humanos.  




Sofredores de fobia social - que apresentam insegurança, medo e muita timidez -  podem beneficiar-se muito do uso dos óleos essenciais que promovem a produção do hormônio da confiança, da empatia e do afeto - a ocitocina.

De acordo com a universidade de Zurique, caso a ocitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a começarem uma discussão, isto diminui a produção de cortisol o hormônio produzido em resposta ao estresse da discussão, com isto, evita-se que seja iniciada a discussão. Ao que tudo indica, a ocitocina está no topo das pesquisas, como o hormônio que une, conecta, e liga a espécie humana em amor, afeto e confiança.
   



Ocitocina pode ser considerada como uma  chave para abrir o coração do ser humano e promover o destravar  das prisões internas, promovendo liberdade para o isolamento que a vida moderna está impondo sobre a espécie humana.

Óleos essenciais de efeito estimulante e energizante

Óleos de efeito estimulante e energizante tem ação muito positiva no sistema endócrino, e são indicados para a manutenção do funcionamento adequado  do hipotálamo e da pituitária:
Laranja doce, Laranja amarga, Limão, Neroli, Rosa e  Lavanda.

Óleos essencias de efeito ancarador.





Quando se observar fortes emoções  correndo soltas e descontroladas,   os óleos essenciais  que contêm moléculas pesadas são os mais indicados para serem  usados, pois estes são promotores do ancoramento dos humores e equilibradores do  estado de ânimo quando  alterados. 

Vetiver, Mirra, Cedro e Camomila alemã. 


Para finalizar, pesquisas feitas em ratos informou que a ocitocina reduz o   efeito ou o anseio pela substância em adictos de cocaina, morfina e ou heroina. Estes animais mostraram  poucos sintomas de abstinência.
Foi também comprovado que ela reduz a necessidade por doces - é extremamente calmante, é dito ter efeito semelhante ao Prozac, libera a depressão, provavelmente por diminuir o principal hormonio causador da 'desordem da ansiedade' - o cortisol.
Com tantas pesquisas sendo feita ao redor do mundo, para se entender melhor o efeito deste hormônio sobre o comportamento humano, o qual tem sido  comprovado que confere o despertar da confiança entre  seres humanos, cabe a nós, adeptos da medicina complementar,  voltarmos nosso olhar para as substâncias aromáticas - os óleos essenciais - que promovem o estimulo ao sistema endócrino  para a produção de  tão valioso  hormônio

Ao  fazermos uso destes preciosos colaboradores,  estaremos contribuindo para promover o resgate do homem, o qual, em essência,  é genuinamente  amoroso.



Para adquirir os óleos essenciais citados - da linha Penny Price - entrar em contato com:






Fone: 3231-1349 / 3234-0192

Texto: - material extraído do curso - Aromaterapia Aplicada ao Sistema Endócrino - Ministrado por Vera O´Neill 

Imagens: arquivo pessoal e Net

Nenhum comentário: