03 junho, 2011

Aromaterapia e Florais de Bach - Terapias aplicadas no tratamento de Fobia de Dentista.

Aromaterapia e os Florais de Bach  atuando na cura contra a fobia de dentista. Óleo essencial de Lavanda e o Floral   Mimulus  foram pesquisados na Inglaterra. Ambos mostraram resultado positivo para minizar a fobia.




Um estudo realizado pelo King´s College London comprovou que o Óleo Essencial de Lavanda pode reduzir significativamente a ansiedade dos pacientes temerosos de dentista. O profissional que lida com pacientes extremamente estressados e  amedrontados certamente encontra grande dificuldade em tratá-los. 

Isto significa que o paciente nem sempre recebe o melhor tratamento, tendo em conta esta dificuldade, assim como também prolonga o tempo entre as visitas ao dentista, por puro medo. O uso da Lavanda irá garantir que as visitas ao dentista não sejam mais evitadas ou adiadas, por medo ou ansiedade e assim, a saúde bucal do individuo que sofre de fobia de dentista será garantida. Bastam apenas duas gotas de Lavanda num lenço de papel ou num algodão, para que o paciente possa inalar durante o tratamento e tudo correrá na mais tranqüila calma, tanto para quem está sendo tratado quanto para o profissional, que poderá realizar seu trabalho sem maiores preocupações em relação ao seu cliente.



Em estudo recente com pacientes que sofrem de dentophobia (medo de dentista), observou-se o efeito dos Florais de Bach para acalmar o nível de ansiedade durante o procedimento do profissional.  Os florais de Bach são famosos por sua extrema  eficiência em ajudar as pessoas a lidarem com situações que geram ansiedade e medo.
  
Foram selecionados 312 pacientes sofredores de dentophobia, que escolheram entre as opções de tentar o Mimulus para o medo de coisas conhecidas e ou o Floral da Crise (Recovery Remedy), para restabelecer a calma em situações estressantes. O experimento realizou-se com 185 pacientes escolhendo o Floral da Crise e 127 optando pelo Mimulus - os resultados foram notáveis: dos 107 pacientes que relataram sofrer de um estado agudo de medo, 94% do grupo do Floral da Crise  e 84% do grupo do Mimulus disseram que o nível de ansiedade foi literalmente reduzido, após o uso das essências florais. As pessoas do grupo restante que informaram sofrer de estado nervoso médio para estado agudo, relataram que o uso das  essências florais ajudaram significativamente na diminuição do nível do estresse e do medo.
As Essências Florais de Bach são utilizadas para a saúde emocional, desde que o Dr. Bach desenvolveu seu sistema, na década de 1930.


 Características terapêuticas do Mimulus:  
Indicado para tratar medos conhecidos, tais como medo de dentista, da dor, de  animais (cachorro, rato, aranha, cobra e outros), medo  de dirigir, de acidentes, de viajar de avião, de doenças,  medo de perda,  medo de morrer ou até mesmo medo de viver, incluindo o  medo de falhar. Nota-se que a ansiedade esta presente principalmente diante de  novas situações.  O estado de medo Mimulus está  geralmente associado com os aspectos emocional e material da vida.  Os indivíduos que apresentam o tipo medo Mimulus são de  natureza extremamente ansiosa,  com freqüência extremamente sensíveis no contexto emocional. O Mimulus confere um estado harmonioso de equilíbrio sobre o medo gerado pelo campo emocional. Facilita o enfrentamento dos desafios da vida com equilibrada serenidade.



Fotos:Arquivo pessoal e Net
Fonte: Healthy Magazine, River Publishing, Victory House, 
14 Leicester Place, London, WC2H 7BZ
 

Nenhum comentário: