27 junho, 2011

Aromaterapia - O poder de cura dos Eucaliptos.

O nome Eucalipto vem do grego significando  eu + καλύπτω = "verdadeira cobertura"
A árvore de Eucalipto pode crescer até 70 metros de altura; seu tronco é macio, verde ou azulado e descasca muito facilmente, suas  folhas são  opostas, lanceadas e duras assim como couro, que contém numerosas glândulas de óleo essencial; suas flores se formam em forma de botão, bem cobertas por uma camada de pele protetora, que são literalmente expulsas, quando é chegada a hora do desabrochar de suas lindas flores brancas.


Os Eucaliptus  pertencem  a família botânica  das Mirtáceas, do gênero Myrtus Tonnef, do  latim myrtus;  grego  myrtos  – que significa perfume - devido ao forte  aroma exalado pelas flores.


O  naturalista Frances De Labillardière, fez valorosas observações  sobre a vida dos nativos (aborígenes)  e seu simples estilo de vida, isto  incluía  o uso do Eucalipto.
Descobriu as propriedades da árvore como combatente da febre, chamando-a assim de “árvore da febre”.
As principais espécies fornecedoras de óleo essencial e seus principais elementos químicos 
são: Eucaliptus radiata, - Folhas de menta estreitaÓxido 61-77% 
Eucaliptus smithii – Gully gum Óxido 70-80%
Eucaliptus staigeriana – Ação direcionada para o campo emocional – Monoterpenes até 50%, óxido 6%, álcool e éster.
 Assim como o Tea tree, o Eucalipto  tem sido usado por milênios pelo povo aborígine, que usa suas folhas como desinfetante, para cobrir ferimentos e feridas, ou seja, para  tratar e curar todo e qualquer tipo de ferimento de pele como: feridas infeccionadas, queimaduras e picadas de insetos, assim como para  tratar das febres, inclusive a malária.


Os  óleos  essenciais  de Eucalipto mais utilizados na aromterapia  têm ressonância com os  sistemas do corpo: cutâneo, respiratório, imunológico, nervoso, urogeniturinario, e musculoesquelético.Tem indicações terapeuticas para tratar: Infecções cutânea; bronquites, pneumonia, gripes, sinusites, laringites, amigdalites,  tosse com catarro e tuberculose;   dor de cabeça por congestão mental; cistite, cândida albicans, leucorreia,  gonorréia e  herpes vaginal, artrites e infecções cutânea; artrites e reumatismos e dores musculares por estresse.Muito usado para  combater o desenvolvimento da febre da malaria. 
Excelente para tratar doenças viróticas especialmente do sistema respiratório.
Vírus” vem da palavra latina – veneno: são as menores criaturas entre todos os seres vivos, suficientemente potentes para matar uma pessoa. Penetram no sistema de defesa do corpo, escorregando através do filtro das células de defesa.
Uma vez no interior do sistema, infiltrados nas células do hospedeiro, são capazes de se auto-reproduzir, por tomarem conta da célula na qual se alojaram - duplicam a área no interior do núcleo e substituem a originalidade das células por suas próprias marcas, tomando assim conta do corpo. Este é o ponto onde a estrutura física mais produz anticorpos, com a missão de destruir o vírus.
 É um óleo muito utilizado em ambientes onde há pessoas doentes, por ajudar a manter o espaço físico protegido e arejado contra os germes; tem grande poder desinfetante, principalmente em períodos de doenças contagiosas, para prevenir que a contaminação se espalhe .De acordo com Jean Valnet, uma solução de 2% de óleo de Eucalipto usado em spray no ambiente mata 70% da bactéria que se propaga no ar – Staphylococcus.

Cirurgiões que praticam a medicina tradicional do Ocidente descobriram, neste óleo, um excelente produto de ação anti-séptica, para ser usado em processo cirúrgico  das cavidades, na prevenção de infecção e contaminação hospitalar por bactérias. 
Cirurgiões dentistas também fazem uso das propriedades do Eucalipto, quando estão a tratar de cáries nos dentes, para ajudar a eliminar as bactérias e fortalecer a saúde bucal.



Óxido 1,8 cineole, principal composição  química do óleo essencial de Eucalipto é também conhecido como Eucaliptol.








óxido  1.8 cineole  quer dizer -  Energia do Vento
cin =        energy   –     energia
eole =       wind     –     vento


Na mitologia grega Éolo era o deus dos ventos, sendo o senhor dos outros deuses do vento (Bóreas, Nótus, Eurus e Zéfiro).
Óxido 1.8 cineole é o único óxido originado naturalmente ,  não se trata de outro componente químico, que sofreu oxidação. Este componente químico tem propriedades extremamente expectorantes, bronco-dilatadores e descongestionantes; fortemente antiinfeccioso,  bactericida, vermicida e refrescante. Exerce função de fundamental importância na efetividade terapêutica dos óleos que contém grande porcentagem deste componente químico. Eucaliptol é um ingrediente de muitas marcas de bochechos e supressor da tosse. Ele controla a hipersecreção de muco nas vias aéreas, usado com eficácia para no tratamento de rinossinusite não purulenta. Pesquisas mostraram   que os indivíduos tratados apresentaram menos dor de cabeça em flexão cefaléia frontal, sensibilidade dos pontos de pressão do nervo trigêmeo, comprometimento do estado geral, obstrução nasal e secreção. Eucaliptol reduz a inflamação e dor quando aplicados topicamente.


O óxido 1.8 cineole é um  elemento químico que confere limpeza para a mente sobrecarregada  de registros existenciais os quais estão entoxicados com emoções  fortes, principalmente  emoções relacionadas as  perdas afetivas. Limpa a mente e abre espaço para que novos registros possam ser assimilados e aprendidos. O óxido 1.8 cineole é o elemento químico do aprendizado que a natureza nos oferece em abundância através dos  óleos essenciais de Eucalipto, Alecrim e Ravensara.
 
Mensagem do Eucalipto - Professor Carlos Aveline
É possível ser amigo de outros seres, além dos seres
humanos.   Os budistas sabem disso: para eles, o universo
é uma comunidade viva,  uma fraternidade  infinita de seres
biológicos e não biológicos.  Os pitagóricos ensinam sobre
uma “amizade universal” que nos une às estrelas e astros no
céu.  São Francisco de Assis chamava de irmãos o sol, a lua,
o vento, a terra, a água e o fogo.  Olavo Bilac defendia a tese
de que é possível ouvir as estrelas. E os animais? E as pedras?
E os vegetais? Podemos sentir amizade por esta ou aquela árvore.
Motivos não faltam.  Pode ser porque ela nos dá sombra, ou porque
comemos seus frutos. Pode ser  porque ela abriga pássaros que
cantam,  ou porque que ela embeleza a paisagem.  Mas também é
possível ter  uma  amizade direta e consciente com toda uma espécie
de árvores. Os eucaliptos, por exemplo. Eles acompanham muita gente
desde a infância.  O calmo diálogo do vento com suas folhas rodeia
e inspira milhares de brasileiros de todas as regiões. Considerados
como vilões ecológicos por alguns ― pelo fato de não serem nativos,  e
por absorverem muita umidade do solo ― os eucaliptos têm, no entanto,
poderes curativos e influências sutis mais importantes do que se pensa.


Cuidados devem ser tomados ao usar o óleo essencial de Eucalipto, pois, em altas doses, alem do normal o óxido 1.8 cineole ou o eucaliptol é perigoso se ingerido, inalado ou em contato com a  pele. 

Em caso de asma, nunca usar quando o a pessoa  estiver em crise, pois o óxido pode causar sensação
de sufocamento pior que já esteja sentindo. 

Uso via oral deverá ser feita somente por médicos e ou profissional  da área da saúde  treinado  e qualificado  para efetuar a prescrição.


Mátéria - Vera O´Neill
Fotos -  Net

5 comentários:

Nathacha disse...

Adorei a quantidade de informações que pude destacar daqui pra o meu viver :)

Seguindo o blog ^^

Se puder retribuir, ficarei grata :)

Um bjo

Nathacha

www.medicinepractises.blogspot.com

vera@aromavera.net disse...

Olá Nathacha,
Obrigada por nos visitar, e nos deixar sua msg, apreciamos muito que decidiu ser uma seguidora de nosso trabalho. Parabéns pelo seu trabalho tb. Tudo de bom e seja sempre muito bem vinda. Abraço.

Ana K. disse...

Oi Vera! Td bem?
Gostaria de saber se posso fazer gargarejo com o O.E de eucalipto para ajudar na faringite, dor de garganta e amigdalite. E qual o melhor eucalipto para usar nesse caso.

O Eucaliptus smithii pode ser usado para purificar o ar nesses dias de tempo seco?

Obrigada. Beijos,
Ana K.

vera@aromavera.net disse...

Olá Ana,

Vc poderia fazer sim, o smithii é meu favorito, mas eu aconselharia a usar uma gotinha de camomila azul, para fechar o quadro infeccioso, com ajuda do Camazulene e o Bisabolol. Vc pode sim, utilizar no ambiente para ajudar a neutralizar germes oportunistas de clima seco, coloque junto uma lavanda, pois, pode ser que ele sozinho possa causar algum desconforto em quem não aprecia muito seu aroma, se este não for o caso, faça uso dele sozinho. Só lembre-se de que se houver asmático que convive no ambiente, tome mais cuidado ok?
Sempre a sua disposição.
Bjs e tudo de bom.

Ana K. disse...

Para o gargarejo seria então 1 gota da camomila azul e outra de eucalipto?
Como eu poderia fazer? com um pouco d´agua?

Beijos e obrigada novamente ;)
Ana.