02 fevereiro, 2012

Florais de Bach e Aromaterapia - A busca obsessiva pela Perfeição ou a busca saudável pela Excelência

O perfeccionista é insaciável, quase nunca está satisfeito, sempre procura Erros em tudo e quando não encontra, inventa. Está sempre na busca obsessiva pela inatingível perfeiçã.
 
Eugênio Mussak, em seu artigo "A busca da perfeição", diz: "Precisamos lembrar que uma coisa é buscar a perfeição, a outra é tornar-se escravo dos estereótipos da perfeição". Segundo ele, Aristóteles abordou, pela primeira vez, um tema correlato com a idéia da perfeição: a excelência. "A diferença entre perfeição e excelência é que a perfeição é uma impossibilidade, algo que jamais será atingido; já a excelência é factível, pois significa o melhor possível, algo possível ao ser humano. 
Eu sei que não vou atingir a perfeição, mas posso ter compromisso com a excelência, e colocar o meu melhor em tudo o que eu faço. Esta é uma ótima idéia, que depende apenas de uma decisão pessoal".

                       O perfeccionista e síndrome do pânico.

Freqüentemente as pessoas com predisposição a desenvolver a síndrome do pânico são aquelas que apresentam características marcantes como por exemplo são extremamente produtivas, muito comumente assumem mais responsabilidades e afazeres que podem dar conta ou que deveriam, são perfeccionistas e meticulosas, muito exigentes consigo mesma e não costumam aceitar bem os erros ou imprevistos, são as chamadas pessoas  "muito certinhas", essas pessoas são quase  sempre impressionáveis aos olhos dos outros. Geralmente elas  pessoas procuram evitar a confrontação com suas emoções, deixando por conta da mente racional o comando de suas vidas.

 

 Os principais sintomas da sindrome do panico são: taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de calor e frio, tontura, sensação que o ambiente é estranho (perigoso), sensação que vai desmaiar, ter um enfarto, derrame, pressão na cabeça, perigo de morte.
Medo de sair de casa, medo de fazer as coisas mais simples como viajar, dirigir, ir a lugares com muita gente, cinema, feiras.

Segundo o jornal "The Boston Herald" o perfeccionismo é visto como a "fobia de cometer erros" ou seja errofobia. A errofobia é considerada como o medo de errar, ou seja, é a incapacidade de a consciência conviver consigo mesma e adaptar-se a à imperfeição presente na realidade do seu próprio universo.
 
            Alguns traços que podem caracterizar a errofobia:

- Perfeccionismo paranóico -  mesmo quando obtém bons resultados, parece que nunca está totalmente satisfeitos com suas conquistas. 

- Baixa auto-estima - acha que necessita conquistar a sua auto-estima e que terá que ser muito especial e inteligente e, ainda mais, ser muito bem sucedido para ser amado e aceito pelas pessoas.
- Carência afetiva
- Competitividade acirrada
- Insegurança, a possibilidade de falhar é assustadora
- Preocupação excessiva com a opinião dos outros 
- Traumas de infância 
- Vontade constante de agradar, acredita que tem que ser forte e estar no controle das suas emoções, não partilha sentimentos como a tristeza e ou a zanga com os outros, pois acredita que se o fizer eles pensarão mal dele.

O resgate da espontaneidade, um dos caminho de cura para o perfeccionismo.  

Entende-se por espontaneidade a capacidade do ser humano de agir naturalmente, de fazer coisas por si mesmo sem que haja motivação externa ou planejamento, sem elementos ensaiados ou estudos meticulosos, ou seja, que se faz por si mesmo com a simplicidade do Coração (os movimentos do coração são espontâneos). O ser espontâneo permite que a criatividade inerente de sua alma flua de forma singela, sem intervenção de elementos castradores externos. 
 
Espontaneidade é vital ao ser humano. Segundo Moreno, o criador do Psicodrama, saúde envolve a capacidade do homem de ser Espontâneo e Criativo a cada instante de sua vida, ele afirma que o limite entre a saúde e a doença está na falta de espontaneidade e criatividade. 

A conquista saudável da Excelência, outro  caminho de ´possível cura para o perfeccionismo.

Atingir um Nível de Excelência, em qualquer setor de atividade, é meta saturnina, segundo Maria Eugenia de Castro. Todos nós queremos ser vistos, reconhecidos e lembrados por termos atingido esse nível em algum setor de nossas vidas. Não existe quem não queira atingir a excelência; há os que não sabem que isso é possível. O homem não consegue sentir-se realizado dispensando essa conquista. Há, porém, que cumprir a gradação somada a uma vontade bem direcionada e persistência bem dosada.


A Excelência nunca é conseguida através de desequilíbrios, excessos ou tarefas estafantes; os esforços precisam ser concentrados e bem trabalhados. A partir da decisão interna de seguir o caminho que leva à Excelência, é necessário concentrar as energias, treiná-las muito bem e direcioná-las com muita persistência e disciplina (A disciplina é um hábito interno que facilita cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana) no entanto, vale lembrar: decidir é o principal.


Segundo Marcos Senghi Soares:  "Não devemos confundir  perfeccionismo com a busca pela Excelência. A diferença tão sutil quanto fundamental. Excelência é fazer as coisas com o máximo de qualidade que nossos recursos permitem. Tentar fazer o melhor sempre, dar o máximo em cada coisa que fazemos caprichar, esmerar-se é bem diferente de traçar um padrão pessoal de perfeição absoluta e gastar sua vida toda perseguindo esta utopia.  A excelência é uma virtude admirável, e ela atrai e influencia as pessoas ao redor. 
O perfeccionismo, por sua vez, é um defeito asqueroso, ele isola e torna solitários seus adeptos. O destino do perfeccionista é uma perene frustração. E ninguém gosta de se espelhar em frustrados".

Os Florais de Bach um maravilhoso caminho  de cura para o perfeccionismo.

                           
Rock Water - esta essencia não se trata de uma planta, mas sim de água proveniente de fontes naturais, as quais podem ser encontradas em muitas partes da Inglaterra.


Palavra chave desta essencia - autonegação e  extremo perfeccionismo.
Abnegação, imposição de regras rígidas a si mesmo, supressão das necessidades internas,  auto-severidade. A vibração positiva é a adaptabilidade e a flexibilidade. 

Machthild Scheffer diz:  "Esta essência relaciona-se com as qualidades da alma ligadas à adaptabilidade e à liberdade interior. Ao contrário da essência Vine, o perfil perfeccionista apresentado pelo Rock Water na polaridade negativa, não tenta impor sua própria filosofia à outras pessoas. Este perfil negativo não entende a coerção interior constantemente aplicada, e o fato de estar constantemente suprimindo necessidades humanas importantes. Não põe reparo na extensão em que emprega diariamente a força sobre si mesma, nem o grau em que o prazer da vida é sufocado por disciplinas auto-impostas. Essas exigências, constantes e exageradas, para consigo mesma, se expressarão, mais cedo ou mais tarde, em muitas formas diferentes de inflexibilidade no nível físico tais como rigidez nas juntas, torcicolos e arteriosclerose, o corpo é tenso, especialmente os músculos, as mulheres podem desenvolver a dismenorreia (cólica menstrual, dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual, que afeta cerca de 50%  das mulheres em idade fértil). A pessoa no estado negativo desta essência necessita ser estimulada a encarar a sua verdadeira personalidade frente a frente, cientes de que "Ninguém é Perfeito", e renunciar a teorias arrogantes, entregando-se, ao invés disso, às ondas da vida real, que alisam as arestas ásperas de todas as Rochas".

Maria Luisa Pastorino fala que um dos traços marcantes desse tipo de personalidade no negativo é a falta de compaixão. 
Segundo ela o aspecto positivo desse estado mental está na pessoa que tem altos ideais, mas NÃO os mantém com RIGIDEZ, podendo mudar sua maneira de pensar por outra melhor. 

Dr. Bach reflete sobre essa modalidade de caráter desta maneira:  “... devemos manter-nos flexíveis de pensamento, para que as idéias preconcebidas e os preconceitos não nos privem da oportunidade de obter um conhecimento mais claro e mais amplo. Devemos estar sempre dispostos a abrir a mente e repudiar qualquer idéia, por mais arraigada que esteja, se a experiência nos mostra uma verdade melhor".

Esta essência traz alegria, paz e espontaneidade interior para o padrão Rock Water,     e isto fará com que a  pessoa, seja  um exemplo natural para os outros.


Finalizando  -  David  F. Vanells enfatiza  que o padrão negativo do Rock Water pode se tornar fanático, um exemplo disto  são os praticantes de esportes, que para atingir seus objetivos eles estabelecem regras de rotinas rígidas, não importando se isto lhes causa dor ou não, seu temor é parecer fraco diante do olhar do outro. 
Manifestam este padrão rígido inclusive no nível mental e emocional, para essas pessoas é muito difícil expressar suas emoções, as quais  preferem mantê-las para si mesmos ou tentar eliminá-las se exercitando arduamente nas academias de ginásticas. 
Para ele o Rock Water é excelente para ajudar este padrão a relaxar e ser menos duro consigo mesmo.  
É a essência que ensina a pessoa a apreciar  a vida com alegria e flexibilidade, mostra que  viver em negação do  prazer em  desfrutar a vida com espontaneidade e leveza não é um estado mental saudável. 
Rock Water ajuda a pessoa a obter saúde física, mental e emocional, sem que isto afete seus princípios morais. 

Aromaterapia um caminho de cura para o perfeccionismo.

Ylang Ylang - Cananga Odorada - A Flor das Flores 
Seu nome deriva da lingua Filipina alang-ilang que significa
"Flores que Flutam com a brisa". 
Simbolizam Leveza e Flexibilidade Espontânea. 

As lindas flores do Ylang Ylang são tão sensíveis como as flores da Rosa e do Jasmim, elas  devem ser colhidas nas primeiras horas da manhã e imediatamente preparadas para o processo de destilação, pois não é aconselhável que sejam manuseadas alem do necessário, pelas mãos do homem, isto evitará que seu  precioso óleo essencial não se perca.

O óleo essencial que trata as pessoas que sofrem de tensão generalizada crônica.

Ela é a Flor que zela  pela saúde do coração dos Seres Humanos. É especialmente indicado para cuidar dos  corações  frágeis, delicados e melindrosos, os corações  que passaram por traumas e medos, particularmente traumas deixados por relacionamentos afetivos onde ocorreram abusos físicos e moral, e traição. Tais traumas podem deixar marcas profundas e gerar muita  insegurança na vida das pessoas.
 Ao se fechar para a vida, a pessoa também estabelece  regras duras de comportamento, onde ela se  privará dos prazeres da  vida, como resultado desta atitude rígida, ela  vai se tornando cada vez mais fria  e desprovida de alegria e leveza.

Este é o óleo que promove o relaxamento interno especialmente para aqueles que direcionam suas vidas pelas vias padrão de comportamento que demonstra estar em estado de alerta o tempo todo, o típico comportamento de quem tem um mecanismo de defesa ativado 24 horas, a luz vermelhe não apaga, pode se perceber isto nas pessoas que apresentam pressão sanguínea elevada, o que indica muita raiva reprimida também.
Essas pessoas procuram manter-se ocupadas de muitos afazeres, especialmente afazeres que ocupem as atividades da mente,  agindo desta forma não lhes sobre  oportunidade para que possam  entrar em contato consigo mesma de forma verdadeira.  Mente ativa o tempo todo, leva a um  desgaste enorme desgaste físico e cardíaco.

É um óleo equilibrador da energia interna, ao provocar a elevação da  energia yin, especialmente dos rins e do coração, isto   ajudará a   diminuir a pressão que a energia yang está exercendo sobre a  vida da pessoa, atuando especialmente no coração, promoverá a a transmutação da  energia da  raiva.
Diminuindo a  pressão sobre o coração, conseqüentemente ocorre o equilíbrio da  pressão sanguínea, e também do ritmo cardíaco,  principalmente para os sofredores da Síndrome do Pânico.
Harmonizador e equilibrador para  a saúde psíquica das mulheres e  homens, ele age cordialmente diminuindo a dureza e a frieza do coração, especialmente no  homem que permitiu que sua vida se transformasse em uma obsessiva busca pelo poder e o ter.  Promove o resgate da libido pela vida, que é manifestado através da  alegria, da flexibilidade e da  espontaneidade em suas atitudes e ações.




"Não se preocupe com a perfeição. Substitua a palavra "perfeição" por "totalidade". Não pense que você tem de ser perfeito, pense que tem de ser total. A totalidade dá a você uma dimensão diferente."  
Osho.

Fontes: Terapia Floral do Dr. Bach - Mechthild Scheffer
A medicina floral de Edward Bah - Maria Luisa Pastorino
Bach Flower Remedies for Beginners - David F. Vennells
Imagens- Google.
Trabalho - Vera Lucia Guedes.

www.aromavera.net

Um comentário:

Unknown disse...

Que texto belíssimo! Gratidão!