14 dezembro, 2012

Aromaterapia - Mirra, Jesus e o Perdão



Mirra - Commiphora myrrha – Símbolo de Perdão.
 


Quando Jesus nasceu, foi presenteado pelos reis magos com Mirra, juntamente com o Frankincense e o Ouro. No evento da crucificação, ao pedir água, os soldados romanos ofereceram vinagre e mirra, e  finalmente, quando seu corpo foi retirado da cruz, Nicodemus usou uma mistura de Mirra com Aloe para untar seu corpo, uma vez que este era o costume da época - eles acreditavam que o  corpo deveria ser purificado, e para isto utilizavam a Mirra  como substância purificadora.
Após a morte de Jesus, a Mirra tornou-se um símbolo de sofrimento e morte e,  também, um  símbolo de sacrifício humano na Terra.  Todos os mártires cristãos tinham seus corpos untados com a Mirra, após suas mortes. 

A Mirra é uma grande curadora de feridas, especialmente quando afeta a boca e as mucosas. É um soberano óleo de ação antisséptica, para feridas que insistem em ficarem abertas, gangrenas, furúnculos, úlceras varicosas, úlcera bucal e outras feridas; é também analgésico, cicatrizante, regenerador celular e  purificador  do corpo físico e emocional. É também  um bom óleo para ser usado em casos de feridas abertas no campo emocional, aquelas feridas que atingem a alma e nem o tempo traz alivio para a dor. 
Problemas bucais tais como gengivites, úlceras, aftas, piorreia - todas estas condições podem ser tornar crônicas, e isto é comum de acontecer especialmente quando estão  atreladas a situações de traumas e choques e ou  sofrimentos e dores do passado   que não foram  sanados e expressos. 

A boca é um local considerado pela Homeopatia como uma parte do corpo que muito frequentemente manifesta os  traumas e sofrimentos não vivenciados apropriadamente.
A Mirra tem especial afinidade com a boca, com condições de doenças crônicas,  especialmente as feridas que insistem em não cicatrizar e, também  muita afinidades com condições do passado que não foram resolvidos adequadamente.  O  aroma da Mirra definitivamente nos remete ao  Passado nos lembra  coisas velhas, antigas, mofadas -  a mãe Natureza sabe das coisas.

 

Em um aspecto  mais profundo, a Mirra simboliza o perdão. Ao se praticar o perdão, muitas  doenças crônicas podem ser curadas.  As doenças acima citadas quando se tornam crônicas podem, e muito frequentemente estão sinalizando que  tem algo que  necessita ser revisado ou tratado, algo que foi depositado no  poço do esquecimento para que o tempo desse conta, mas,  é preciso  considerar que o tempo não resolve questões mal resolvidas pendentes  - ele pode minimizá-las, mas a coisa fica lá, à espera da solução.

É muito pesado e difícil seguir fluindo com a vida, quando se carrega na bagagem emocional dores, mágoas, ressentimentos, rancor, sentimento de vingança e outros que só deixam a vida amarga. Reconhecer que há algo apodrecendo dentro de nós é um grande sinal de humildade – reconhecer é um ato complexo - nem sempre temos a grandeza de perdoar... Isso também faz parte dos contextos do ser humano.

Jesus, em seus últimos minutos de dor e sofrimento, antes de sua morte, fez um apelo ao Pai Divino: "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem" (Lc 23,34). Talvez neste momento ele não pudesse perdoar seus malfeitores, pois as dores física, moral  e espiritual eram muito grandes, mas solicitou a quem podia - ao fazer isto, Ele disse “Eu não posso”, mas peço a quem pode.

Às vezes, temos que dobrar nossos joelhos e aceitar a nossa pequenez em não estarmos preparados para perdoar algo que nos causou tanta dor e sofrimento, mas temos que ter a grandeza de pedir que o Pai o faça, assim com fez Jesus. 




                                             

Vera Lucia Guedes - IFPA
Tutora Penny Price Academy - Brasil
www.veraguedesaroma.com
                              Imagens - Google                                      


Nenhum comentário: