18 janeiro, 2014

Aromaterapia & Chacras

"Os Vedas descrevem os seres humanos como espírito feito matéria. Somos campos de energia que se manifestam como matéria. Isto é congruente com muitos sistemas de crenças antigas - do taoismo da China antiga, aos pajés da Sibéria, América do Norte e do Sul, os antigos videntes aborígenes da Austrália e da África - pessoas que viveram muito próximas à Mãe Natureza.
Nossos corpos de energia são descritos claramente nos textos védicos. Nossa energia circula por todo o corpo, mantendo-nos saudáveis, e se acumula em um vórtice em certos pontos conhecidos como chacras (em sânscrito quer dizer literalmente Roda).
Os sete chacras principais correspondem em larga medida a uma posição física e ligados a funções das glândulas do sistema endócrino.
Elevando-se da base para a coroa, os sete chacras são: Raiz, Sacral, Plexo Solar, Coração, Garganta, Frontal e Coroa. Cada um dos sete chacras corresponde a certas emoções e o caminho para a iluminação só pode ser alcançado quando todos estiverem abertos e livres, fluindo plenamente com o fluxo da vida.
Os óleos essenciais - como agentes de energia pura e limpa - são aliados essenciais de cada um dos sete chacras para promover a limpeza e o desbloqueio das energias represadas."

Chacra Base - Morada do Senso de Pertencimento.
Este chacra representa a nossa ligação com a Mãe Natureza e com a Terra. É o instinto de sobrevivência, tudo que se materializa, sexo, alimentos, agressão, autodefesa.
Quando em desequilíbrio, a agressividade e o materialismo excessivo se manifestam com frequência, podendo também ocorrer a perda do senso de pertencimento e a  conexão  com a Terra e  a Natureza fica  prejudicada.
Quando se busca a espiritualidade, este poderoso centro de energia no Ser Humano   pode sofrer um grande prejuízo, se eventualmente este chacra for  negligenciado  a pessoas se torna frágil e pode ficar   extremamente desprotegidas e vulnerável  às promessas dos gurus e dos chamados mestres espirituais,  principalmente por  aqueles conhecidos por serem materialmente exploradores.
Quando este chacra está em equilíbrio, a pessoa se apresenta ancorada, centrada e forte em suas decisões e ações, é dona de seu destino e tem o governo de si mesma.
Ancore seus pensamentos, suas ideias e participe da vida de forma concreta e satisfatória - cuide do seu chacra de base e seja alguém que realiza seus objetivos na vida.
Os óleos de maior ressonância com este chacra são: Vetiver, Mirra, Gengibre, Patchouli, Sândalo, Cedro e Frankincense.


Chakra Sacral - A morada da Alegria.
Segundo Jennifer P. Rhind, este chacra é o assento da Alegria, o lugar onde nossa criança interior habita - diz ela que quando este centro   está em desequilíbrio, a expressão sexual tanto pode excessivamente  aberta  ou  reprimida e oculta.
Aqui também é a morada da criatividade artística - quando sua energia flui a criatividade desabrocha livremente, quando a energia está bloqueada se fecha a capacidade de criar com beleza e arte. Os traumas e o abuso sexual podem interferir na fluência de energia deste centro.
No chacra sacro  também mora a capacidade de estabelecer um vínculo forte de intimidade consigo mesmo. Este centro em equilíbrio faz pessoas abertas e amorosas para se relacionar com a vida de forma plena, abre os canais para relacionamentos íntimos mais plenos e desprovidos da necessidade de controlar outras pessoas. A liberdade para amar e ter vida sexual saudável também mora aqui, neste centro de poder.
“Neste  chacra reside o poder da mulher, enquanto que o poder do homem se assenta no chacra do plexo solar.”
Quando  em equilíbrio, observa-se uma ativa inspiração para a criatividade, paciência, autoconfiança, resistência e força para perseverar nos objetivos a serem atingidos.
Óleos essenciais considerados  para trazer cura  e equilíbrio para o Centro Sacral são:  Ylang-ylang, Sândalo, Jasmim, Patchouli,  Mandarin, Neroli, Clary Sage, Gerânio, Cypress, Pine, Camomila romana,  Rosewood  (pau rosa) e Rosa.


Chacra Plexo Solar – A morada do Poder Pessoal.
O Plexo Solar é a energia do poder, da vontade e autovalorização manifestas através deste chacra, onde se estabelece um vinculo perigoso para o espirito em busca de elevação, devido a ser este o ponto em que a mente inferior e as emoções baixas baseadas no medo, raiva e ciúmes se unificam. É aqui que percebemos a fluência de boas energias, pois isto ocorre quando mudamos nosso padrão de pensamentos, quando os elevamos do nível da mente inferior para o nível da mente superior.
"O plexo solar é a nossa conexão com o sol, a fonte de luz. No nível emocional fala sobre o Eu e o ego, questões valiosas para o desenvolvimento de poder pessoal. Na puberdade, abrimos  este centro e começamos a  realizar um melhor senso de individuação e autoestima. O plexo solar manifesta o brilho do autoconhecimento sobre a auto-criação do chacra sacral - esta energia, quando elevada ao próximo chacra, o cardíaco, favorece para o desenvolvimento do  Amor Próprio."

Os Óleos Essenciais de ressonância de cura e equilíbrio para  este centro de poder  são: Camomila Romana, Frankincense, Alecrim, Laranjas (amarga e doce), Grapefruit, Limão, Lima, Fenel, Dil, Coentro, Juniper , Lavanda e Gerânio.



Chacra Cardíaco – A morada da Paz Interior.  
O cardíaco é o centro de energia  onde se encontra o equilíbrio entre os polos de energias superior e inferior.  Este é o local de manifestação do sentimento mais nobre que o ser humano pode expressar - o Amor, a  empatia e confiança são também virtudes que se manifestam neste centro de força do ser humano. É possível percebermos o desequilíbrio ou o bloqueio deste centro nas pessoas sofridas, amarguradas, rancorosas, agressivas, reativas e amarguradas com a vida. Traumas mal resolvidos e perdas não aceitas podem trancar a energia deste centro de força, gerando sérios transtornos físicos para a pessoa, o enfraquecimento do coração e a baixa imunidade podem ser reflexos do bloqueio de energia deste chacra.  
"No chacra do coração aprendemos a entrar em contato  profundo  com  nosso núcleo de existência verdadeira. A voz do coração é a voz da alma e quando estamos silenciosos e atentos podemos ouvir o verdadeiro desejo do nosso coração. O centro cardíaco nos ensina que primeiro devemos amar a nós mesmos, permitirmos que nossas feridas e nossas dores sejam sanadas, nossos traumas apaziguados, para que então, somente assim, possamos esperar que os outros nos amem, nos aceitem e nos queiram bem.  Quando somos capazes de amar verdadeiramente, o amor gravita em torno de nós e se estende para todos que estão ao nosso redor, ocorrendo assim uma união equilibrada e harmoniosa entre nós e os outros".
A saúde deste  centro de poder de Amar  é fundamental para  se  experienciar  a vida em Harmonia com o Universo interno e externo.  Estar bem consigo mesmo sinaliza que este centro   está em paz.
Os Óleos Essenciais que vibram em alta frequência de cura e harmonização deste centro são:   Rosa, Melissa, Manjerona, Lavanda, Gerânio, Ylang-ylang, Bergamota, Rosewood e Palmarosa.

Chacra Laríngeo - A morada da Auto Expressão.
Laríngeo é o centro de  energia onde a expressão  e a comunicação em suas várias formas faz morada, como por exemplo a arte, a música, a dança e a linguagem. Quando a comunicação flui livremente a pessoa é capaz de expressar a sua verdade, fazendo com que a verdadeira expressão de sua alma seja percebida. Pode-se perceber que existe equilíbrio neste centro de energia quando as ações e atitudes da pessoa são fiéis às suas palavras.
No positivo da energia deste chacra é possível dizer verdades sem manifestação de raiva,  as palavras são escolhidas de forma a trazer valor à comunicação.
Aqui é a morada da vontade divina no ser humano, a purificação deste centro é fundamental para que a comunicação seja sempre clara e para que a pessoa se faça entender verdadeiramente  através de suas palavras.
Nota-se  desequilíbrio neste  centro principalmente em pessoas que falam em demasia, sem refletir – geralmente, mais falam do que, de fato, se comunicam; nota-se também a possibilidade de disfunção neste centro naqueles que falam para dentro - esses são inseguros para expressar seus pensamentos e sentimentos.
As disfunções físicas como úlcera bucal e problemas de gengiva crônicos, dor de garganta frequente, laringites, glândulas inchadas e disfunções da tireoide podem estar associadas ao bloqueio ou excesso de energia, neste centro de força do corpo.
Este é o centro da vontade - a vontade pessoal e a vontade divina, é local de poder que  fazemos escolhas - cada escolha nos orienta para a sequência de nossa jornada espiritual.

“Com este centro equilibrado,  podemos nos comunicar sem medo de sermos julgados pelos outros, pois nós também falamos com a voz desprovida de julgamento, considerando que os julgamentos se baseiam no medo. Portanto, quando unimos a força da mente e do coração sem preconceitos, não necessitamos mais mostrar superioridade - entendemos que podemos ser todos iguais e vivermos as nossas próprias verdades sem problema algum, até porque existe uma lei universal que afirma que não há uma verdade e que nós todos precisamos aprender o que são as nossas próprias verdades individuais; então, podemos viver por elas, não influenciados pelos outros e por seus sistemas ou crenças.”
Os Óleos Essenciais que apresentam  ressonância de cura  e equilíbrio com este chacra são: Camomila Romana e Alemã, Yarrow , Limão, Sândalo e Mirra.

Chacra Frontal - A morada do Saber Intuitivo.
O frontal, também chamado de terceiro olho, é responsável pela intuição e o conhecimento da alma e, também pelo aprendizado com as experiências.
Quando flui na frequência favorável  isto permite que o indivíduo utilize de forma consciente a sua intuição ao longo da caminhada e prossiga pelo trajeto da alma com confiança e segurança.
Neste centro  ocorre a conexão da consciência divina com a mente superior do homem. Está associado à glândula pineal por este fato tem  ligação com a sabedoria divina, o conhecimento elevado da alma e a capacidade de aprender com as experiências da vida.
A dificuldade de aprendizado pode estar relacionada com a baixa frequência deste centro de energia - é um dos centros psíquicos que se desenvolve gradualmente com a meditação.

“A energia do terceiro olho nos leva à sabedoria e à percepção de que somos nós mesmos que criamos a nossa própria realidade. É através da mente racional que entendemos o que nos motiva a fazer as coisas, mas é a profunda consciência de nossa verdade interior que nos leva a criar o que o Eu Divino deseja que realizemos. O cérebro comanda o nosso corpo físico, mas a mente controla a energia - por isso, nossos pensamentos criam a energia, que então se tornam manifestações.
Os Óleos Essenciais de ressonância de cura e equilíbrio de frequência elevada para atuar na harmonização e equilíbrio do chacra frontal são:  Alecrim, Tomilho, Frankincense e Juniper berry.



O chacra coronário – A morada do Poder Superior
Também chamado de centro  transpessoal nos conecta com a Natureza Divina, com a Verdade Divina ou com o nosso Ser Espiritual.
A desconexão da matéria com o espírito ou do nosso aspecto físico com a Fonte Divina - segundo os autores Anna e Philip Salmon - gera o separativismo, o isolamento e a solidão nas pessoas. Uma vez que o ser humano está desconectado de sua fonte, também se torna desligado de seus semelhantes – se estiver fechado para a fonte, também interrompe a sua ligação para com os outros seres humanos.
Esta evidente desconexão com a Fonte Divina apresentada pela humanidade atual, que está se voltando cada vez mais para a vida material, pode ser uma das causas promotoras desta geração de seres que não se relacionam verdadeiramente com os outros seres humanos, mas que se isolam de seus semelhantes, ou sejam se isolam do resto da humanidade.

 
É comum observar que muitas destas pessoas que vivem isoladas dos seus semelhantes, com frequência procuram vivenciar a reconexão com a Fonte Divina pelo lado de fora dela mesma, às vezes com base em outros ou - muito comumente - através de teorias e estudos filosóficos, místicos, religiosos, simbólicos, mitológicos e ou também através da prática de experiências religiosas dogmáticas.
A reconexão com a Fonte não requer   uso da razão ou da mente  lógica e nem tampouco de   ritualismos, mas sim da  entrega total para os poderes de força maior, o que não se explica de forma racional, pois neste ponto é o Sentir que entra em ação.
O separatismo, o isolamento e a solidão podem ser traduzidos como o não reconhecimento da divindade nos seus semelhantes: aquele que se isola de seus semelhantes não reconhece a máxima do chacra Coronário – Somos Todos Um, somos um com o TODO.
A prática do Silêncio e da Meditação é essencial para que a reaproximação do ser humano com a divindade se torne realidade e, também, para que a reconexão com a verdade, com o caminho e com a Consciência Universal ou com o Ser Divino ocorra e, então,  assim a  reconexão com o Todo também ocorrerá.
É neste ponto coronário que Sentimos a Verdadeira Realidade da expressão - Somos um com o Todo, ou seja, Somos Todos Um.
Este poderoso centro  é a extensão do chacra de base, aqui as forças terrena e divina se alinham e nos mostram que de fato matéria e espírito não são separados, mas sim parte do grande TODO.
Os Óleos Essenciais mais indicados para atuar no processo de alinhamento e abertura deste centro de energia são óleos que vibram em frequência espiritual elevada: Frankincence, Mirra, Sândalo, Rosewood, Neroli, Lavanda e Limão.

A Aromaterapia é uma terapia complementar, que se harmoniza e se completa com muitas outras formas de tratamento aos seres humanos. Ancore seus pensamentos, suas ideias e participe da vida de forma concreta e satisfatória - cuide do seus  chacras com óleos essenciais e seja alguém que realiza seus objetivos na vida.

Vera Lucia Guedes - IFPA

3 comentários:

Ana K. disse...

Maravilhoso Vera!!! :)

FlucaminhaS disse...

8335254

Rose Jurgen disse...

Aquí está mi testimonio de cómo me curaron el VIH por el Dr. Akhigbe, con su medicina herbaria natural. De manera regular en los esfuerzos para ayudar a otros cuando pueda. Como usted puede saber, cada donación está probada. Bueno, el 6 de julio, tuve una reunión con un representante de la Cruz Roja y me dijeron que tenía VIH. "¿Qué pasó por tu mente cuando escuchaste eso" Rose ", un buen lector de preguntas? Para ser honesto, pensé que mi vida había terminado, que alguna vez encontraría el amor, me casaría, tener hijos o cualquier cosa normal. Lucky para mí tengo un increíble sistema de apoyo. Mi familia me apoyó, entonces nunca pensé que era invencible a STD S o Embarazo o cualquier otra cosa, los padres advierten a sus hijos. Simplemente no lo pensé. Estaba en una relación monógama y pensé que hice las preguntas correctas. Incluso hablamos sobre el matrimonio de miedo. Durante ese tiempo estuve en la universidad y también doné sangre en una rejición. Quién me ayudó en busca de cura a través de los medios de comunicación. Aquí vimos un buen testimonio de la hermana 'Kate' sobre el buen trabajo del Dr. Akhigbe Natural Herbal Medicine Cure. Entonces, copié su dirección de correo electrónico y se contactó con él. Un buen médico herbalista con un buen corazón, es amable, cariñoso y cariñoso. Él respondió de nuevo a mi mensaje y me dijo qué hacer. Después de una semana, el médico me envió mi medicamento a base de hierbas y me instruyó cómo tomarlo. Sólo funcionó muy bien, después de beberlo, fui al hospital por otra prueba y todo se volvió negativo. Qué maravilloso testimonio nunca puedo olvidar en mi vida. El Dr. Akhigbe es un hombre que me dio una vida para vivir feliz para siempre, todo lo que quiero que todos creamos y saben que la cura del VIH es real y las hierbas son una medicina poderosa y funciona y sanan. El Dr. Akhigbe también usó su medicina a base de hierbas para curar enfermedades como: herpes, diabetes, sarna, hepatitis a / b, accidente cerebrovascular, cáncer, als, tuberculosis, asma, agrandamiento del pene, malaria, lupus, cirrosis del hígado, depresión, VIH / SIDA, epilepsia. , Bacteriana, diarrea, enfermedades cardíacas, presión arterial alta, parkinson, alzheimer, urticaria fría, papilomavirus humano, insomnio, vaginosis bacteriana, esquizofrenia, dolor en las articulaciones, dolor de estómago, enfermedades cromadas, clamidia, acidez estomacal, insomnio,, tiroides, enfermedades de Mar Burg, Meningitis, artritis, cuerpo débil, anti virus, viruela, dengue, fiebre, bordillos, chancre y otros diversas enfermedades / virus. Usted está allí y se encuentra en cualquiera de estas situaciones, pídele a Dr. Akhigbe ahora para ayudarlo a deshacerse de él. Aquí está su dirección de correo electrónico:
drreacakhigbe@gmail.com o puede escribirle en la aplicación con su número de teléfono: +2348025012866
Mi agradecimiento es compartir su testimonio para el mundo para conocer el buen trabajo que Dr. Akhigbe ha hecho por mí y él hará lo mismo por usted.