26 novembro, 2008

CLARY SAGE




Nome botânico: Salvia sclarea.
Do Latim, salvere = salvar, curar, ou estar em boa saúde e clarus = claro.
Sinônimos: olhos claros, clary, salvia moscatel, ver claramente; por isto, foi chamado de erva sagrada, pelos romanos.
Família botânica: Labiateae/Lamiaceae.
Extração: a vapor, do topo das plantas.
Origem: nativa do sul da Europa, na região do Mediterrâneo; introduzida na Inglaterra em 1562. O melhor óleo vem da França, Inglaterra e Marrocos.
Nota: média para alta.

Característica da planta: erva firme, podendo ser bienal ou anual, cresce até um metro e meio, dependendo se cultivado no sul da França em lugares de altitude elevada - quanto mais a planta cresce, mais efetivo é o seu óleo essencial.
É uma planta muito atrativa, pelo seu porte e aroma; seus longos talos são verdes, suas folhas são largas e de forma ovalada, dispostas em pares, profundamente aromáticas; sua textura é bastante áspera – as folhas são chamadas de folhas enrugadas; as flores são abundantes, suas pétalas pontiagudas e duras, expressam beleza singular; as cores podem variar entre um rosa sombreado, malva, ou violeta. Os talos e folhas são providos de fina penugem - pode-se ver o brilho do óleo essencial entre as camadas de pelagem, em dias ensolarados.

Características do óleo: líquido pálido, com tendência ao amarelo esverdeado. Seu aroma é bastante doce, profundamente herbáceo com toques de nozes e gentilmente pungente (penetrante e agudo, provoca uma sensação forte com um fundo amargo). Pode ser muito forte, para algumas pessoas.

Características energéticas: equilibra e acalma o perfil melancólico (freqüentemente, este perfil no aspecto negativo, apresenta-se sombrio, tenebrosamente escuro; quando exacerbado, pode ver sòmente o aspecto negativo e pessimista da vida; extremamente intelectuais, tem fixação por adquirir conhecimento através da leitura, compulsivos por informações que mantenham suas mentes ocupadas; aficionados por livros, jogos e televisão, com isto tendo menos chances de buscarem interação social ou afetiva. Positivamente, podem ser atenciosos, reservados, bons observadores, silenciosos, sensatos e confiáveis).
Refresca, acalma e direciona o perfil colérico - impulsivo, agitado, excessivamente ativo, pode ser bastante agressivo, impaciente, extrovertido, muito competitivo, nível acentuado de histamina, intolerante, obstinado, chega à ira muito facilmente; pode ser dramático e um tanto quanto exagerado; excitável, tende a reagir rapidamente aos acontecimentos externos com humor alterado, frequentemente energético, podendo ser chamado de abrasivo; queima energia muito facilmente. São bons lideres, tem força de vontade acima do nível normal, sabem usar o poder de liderança; iniciadores de novos empreendimentos podem ser muito práticos nos afazeres cotidianos; quando se propõe a fazer algo, trabalham com obstinação e determinação para que o que começar seja concluído.
O óleo Clary sage purifica o sangue e limpa os fluidos do corpo; tonifica os pulmões, baço e estomago, movimenta e tonifica o fluxo de energia vital, quando esgotada por excesso de uso ou por profunda melancolia. Promove o relaxamento e a circulação dos fluidos do corpo, nos níveis físico e energético, sinalizando características de um óleo muito útil para elevar e tonificar as energias desgastadas por excesso de estresse mental e ou emocional.
O perfil colérico se desgasta pelo uso das emoções descontroladas e em desequilíbrio; ao contrário, o perfil melancólico se desgasta pelo uso excessivo da mente - tende a racionalizar tudo, suprimindo as emoções e sentimentos.
O Clary sage libera a energia represada nos pulmões, que pode estar sendo a fonte geradora de condições desconfortáveis, como peito apertado, sensação de abafado ou sem ar, tensão na região dos pulmões, constringido e sufocado - no nível energético promove “abertura do peito”, promove circulação de energia geral pelo corpo, beneficiando principalmente a região dos pulmões, do coração, dos sistemas endócrino e reprodutor. Trata-se de um óleo de profundo frescor energético. Biótipo yang, com características yin evidentes.

Uso tradicional: na Idade Média era chamado de Oculus Cristis – olhos de Cristo. É um óleo que atua muito bem com o Gerânio, por ser um poderoso medicamento para beneficio da saúde da mulher. Provavelmente, foi usado pelos antigos povos gregos - Hipócrates e Dioscorides o mencionavam como curador e promovedor de vida longa. No Egito, era indicado para tratar infertilidade.
Nicolas Culpeper, herbarista inglês do século VXII, recomendava o uso das folhas jovens - orientava que fosse comido, o que era bom para tratar desordens dos rins e enfraquecimento das costas. Uma compressa feita com a mucilagem das finas sementes era recomendada para tratar problemas na visão, limpar muco e eliminar o inchaço - segundo sua experiência, podia até curar tumor.
Os alemães da Idade Média usavam o Clary sage para conferir sabor ao vinho Rhenish, produzindo o Moscatel, com a intenção deliberada de tornar a bebida mais inebriante. Na Inglaterra do século XVI, foi usado no preparo de cerveja, no lugar do lúpulo, para o processo de fermentação. Na França, tem sido usado já há muito tempo como fixador de perfumes.

Propriedades terapêuticas: antiespasmódico, antidepressivo, nervino, sedativo e tônico, hipotensivo, emenagogo, tônico uterino, carminativo - previne e alivia flatulência, anti-séptico, antifúngico, regulador sebáceo, antibactericida, adstringente - drena e ou previne a formação de fluidos no corpo; suporte hormonal, relaxante, redutor do colesterol e preventivo contra diabetes. Tem ação desodorante para o corpo e para os pés.

Uso e indicações: bronquites e asma, congestão pulmonar e tosse seca; colesterol alto, hemorróidas, veias varicosas, flebite, pressão alta; digestão fraca e lenta, ou azia e refluxo; equilíbrio hormonal, principalmente feminino; insônia, cólicas menstruais e intestinais, sintomas da menopausa (ondas de calor), alívio para a dor em parturientes; bem indicado para tratar a depressão pós-parto.
A impotência e a frigidez têm respostas positivas com o uso deste óleo, por tratar a causa e não o sintoma; relaxa a mente, ativa e confere tranqüilidade para se usufruir dos prazeres sexuais com profundidade e entrega.
Encoraja o crescimento dos cabelos, quando ocorrem perdas descontroladas, devido ao nível de estresse elevado; usado com efetividade para prevenir a caspa e eliminar oleosidade do couro cabeludo.
Indicado para tratar ansiedade, tensão mental e emocional, dores de cabeça, enxaquecas, depressão, ataques de pânico ou de histeria e paranóia.
Este óleo é usado na Europa como spray para os ambientes de festa, para encorajar a interação social.

Influencia do aroma: eleva o ânimo, produz estado de euforia, revigora os nervos e melhora os níveis mental e emocional. Em casos de excesso de estresse emocional, fadiga ou acúmulo de atividades diárias proporciona calma e relaxamento. Promove sonhos reveladores e muito claros.
Não há informação de que este óleo promova a desconexão do individuo com a sua realidade de fato, confere visão da realidade com clareza e em sua real proporção. Elimina as ilusões, fantasias e todas as projeções criadas na mente, ao restaurar a clareza da realidade apregoada por seu nome e simbolismo (segundo Mojay, o Clary Sage simboliza a coruja da sabedoria, ave dedicada à deusa Atena, que representa as virtudes da força, da firmeza e do intelecto).
O Clary Sage promove o despertar do arquétipo da força anímica na mulher e também no homem.
Usar a força do intelecto com sabedoria, sagacidade e insight - são atributos deste poderoso óleo essencial feminino, que deve ser sempre lembrado nos ritos de passagem importantes na vida da mulher - menarca, início da vida sexual, períodos de procriação, crise da meia idade, crise do “ninho vazio” e menopausa, para que não negue sua feminilidade, sua alma feminina, em momento algum de sua existência, escolha que caminho escolher em sua vida.
Promove a visão clara da realidade para o momento presente, ao liberar as constrições de vitalidade e energia, as fantasias da mente, sonhos inatingíveis e excesso de imaginação, que coloca a pessoa muitas vezes dentro de um mundo muito fantasioso e surreal, condições que podem ser consideradas como um aspecto negativo do Clary sage.
Seu aroma profundo e pungente ajuda na restauração da lucidez, para efetivar tudo aquilo que tem consistência na realidade do individuo, a inspiração pela vida e suas conquistas reais, que emergem do âmago do ser, promovendo tranqüilidade para alcançar objetivos palpáveis e concretos.
Este é o óleo que irá promover o desabrochar da mulher de carreira ou a pioneira na causa a ser por ela defendida. Com a ajuda do Clary sage, o mergulho interno em busca de sabedoria da alma ocorre com muita facilidade e destemor.

Combina bem com: Lavanda, Cypress, Ylang-ylang, Camomilas, Bergamota, Mandarin, Limão, Laranja, Grapefruit e Gerânio.

Texto: Vera O'Neill
Imagens: Arquivo pessoal,
Web


Nenhum comentário: