14 outubro, 2009

CAMOMILA ROMANA

Camomila romana: Anthemis nobilis


Sinônimo - Camomila inglesa
Extração - a vapor da ponta da planta
Origem - Europa, cultivada na França e Inglaterra

Propriedades:
Antiespasmódico
Calmante
Digestiva
Relaxante
Regenerador celular
Antiinflamatória
Antiparasítico

USOS: eczemas, inflamações cutânea, indigestão, dores de cabeça, artrite, conjuntivites, TPM, sintomas de menopausa e distúrbios psíquicos como irritação excessiva, insônia por excesso de preocupação ou preocupação crônica.

Tensão muscular, síndrome das pernas agitadas e câimbra, principalmente noturna;  promove o resgate da saúde dos nervos.


Composição química da Camomila romana - Anthemis Nobilis


S       Ésteres 55-75%

S       Monoterpenes 18-35%

S       Ketones 10-15%

S       Sesquiterpenes 2-12%

S       Sesquiterpenols 4-7%

S       Álcool 4-6%    

     

ÉSTERES, 55-75% (antiespasmodico, calmante, sedativo, equilibrador, anestésico, liberador emocional e antidepressivo). São formados da reação química entre um acido e um álcool e podem ser reversível; são componentes químicos estáveis e extremamente seguros para uso.
Atua como regulador do sistema neuroendócrino, reequilibra e resgata o funcionamento adequado do sistema nervoso simpático.

Este sistema entra em colapso quando o individuo experiência muito estresse emocional, estímulos estressantes causados por condições externas, este então perde a habilidade de manter-se calmo e tranqüilo, diante das adversidades da vida. Tudo isto pode levar as atividades do SNS ao hiper funcionamento, gerando o que chamamos de estar em estado de alerta continuo ou estresse crônico.
Por conter grande quantidade de ésteres  a Camomila romana tem sido  indicada para diminuir a tensão pré operatória, quando usada na região do pescoço do paciente.
O éster isobutyl angelate (15-25%), é considerado como um dos mais efetivos antiespasmodico da farmacopéia (catálogo oficial das normas e informações indispensáveis ao farmacêutico para o exercício de sua profissão).

MONOTERPENES, 18-35% (analgésico e mucolitico, considerado  preventivo). Promove alivio a dores musculares, promove a eliminação de pedras na vesícula, previne a formação de células cancerígenas e sua progressão.

KETONES, - também conhecido como canfora - 10-15% (mucolitico, possível ação expectorante, analgésico, sedativo, promotor da cura de feridas, virótico, limpador dos canais receptores de energia do corpo).
Efetivo para reduzir a secreção da mucosa causada por infecção, nos sistema respiratório e geniturinário. Recomenda-se óleos com ketones para curar feridas, queimaduras, cortes cirúrgicos e cicatrizes que demoram a fechar.
Preveni a formação de hematomas ou ajuda no processo de cura.

Propriedade virótica:  herpes, papiloma vírus e outros vírus, os quais  podem atacar o sistema nervoso.


SESQUITERPENES, 2-12%, Sesquiterpenols 4-7% (antiinflamatório, previne a formação de tumor, anti-séptico, bactericida, calmante, e levemente hipotensivo, levemente analgésico e antiespasmódico, antiestamínico, antialérgico).

São homólogos à hemoglobina, carregam moléculas de oxigênio através do corpo e para dentro das células. São moléculas encarregadas de esvaziar o lixo do corpo, limpar arquivos obsoletos e eliminar toda informação, especialmente a nível celular, que não se fazem mais necessárias. São moléculas disciplinadoras, promovem disciplina em outras células que se tornaram rebeldes e desgovernadas.


ÁLCOOL, 4-6% (antiinflamatório, analgésico, anti-séptico, bactericida, tônico, antiespasmódico e sedativo)





Posso ser eu mesma, me aceito do jeito que sou não tenho mais necessidades de mascarar meus sentimentos. Conheço-me melhor. A camomila me ajuda a me harmonizar comigo mesma. Ela maximiza minhas virtudes, me confere paz.


















Um comentário:

Unknown disse...

BOA TARDE !

MARAVILHOSA A DESCRIÇÃO DAS COMPOSIÇÃO QUIMICA DA CAMOMILA ROMANA, POR QUE NÃO FAZER ESSA DESCRIÇÃO EM TODOS OS ÓLEOS ESSENCIAIS?
SERIA TÃO MAIS APROVEITOSO O CURSO SE EU NÃO PERDESSE TEMPO EM FICAR PESQUIZANDO EM OUTROS SITE !
O TEMPO QUE EU LEVO PESQUISANDO, PODERIA ME APERFEIÇOAR BEM MELHOR NAS TECNICA DAS ESSENCIAS.
EU SEI QUE PESQUISAR É ESSENCIAL PARA O APRENDIZADO, MAIS FICAR RODANDO EM CIRCULOS E NÃO ACHAR NADA DE CONCRETO É DESESPERADOR E INUTIL PARA UMA FORMAÇÃO INTERNACIONAL.

CIDASHIRAY