02 abril, 2010

Óleo Essencial de Laranja - Libertador dos apegos.

Laranja - Citrus sinensis
Sinonímia: Citrus aurantium var. dulcis (doce), citrus aurantium var. amara (amarga).
 Laranja doce, fonte inigualável de calor, alegria e bom humor.
Confere ânimo e vibração positiva para o coração e a alma.
Origem:
acredita-se ser nativa da região entre o Himalaia e o sudoeste da China. Exploradores portugueses, ao retornarem do sul da China, pouco tempo antes de ocuparem Macao, trouxeram o fruto consigo e o introduziram primeiramente em Portugal, onde se tornou conhecido como “Laranja de Portugal” e a partir daí, para a Europa - isto ocorreu por volta do século XVI, mais precisamente no ano de 1520. Estudiosos acreditam que os viajantes árabes  introduziram a laranja na Sicilia - Itália, no século XII.

Família botânica:
Rutáceae -  Esta é a família a qual pertencem todos os cítricos. Dentre os membros desta família, encontra-se a Ruta graveolens, popularmente conhecida como ‘arruda’, planta que deu origem ao nome desta família.

Ruta em inglês é  Rue o qual tem origem na língua grega reuo, que significa ‘to set free’ traduzindo para o português ‘livre’ – ‘restaurador da liberdade’, externa e interna dos movimentos.

Características do óleo:
.
Laranja doce - liquido amarelo, pode lembrar a cor âmbar; seu aroma é muito cítrico, vibrante, vivo, quente, ensolarado com leve toque floral.
Laranja amarga - seu liquido é viscoso e sua cor pende para o amarelo escuro bem profundo; de intenso aroma fresco, pode ser um tanto quanto pungente; é doce, com um fundo amargo.

Característica energetica:
Laranja amarga é refrescante, equilibra a excessiva umidade e o ressecamento do corpo interno e externo; libera a energia estagnada no sangue, fígado, vesícula biliar e baço. Estabiliza o fluxo sanguíneo e assenta o padrão colérico (aquele que é propenso a encolerizar-se muito facilmente, se enfurece ou se enraivece com facilidade - precisamente os que são inclinados a iras, a fúria irascível). Confere calma, serenidade, moderação e placidez; tranqüilidade para expressar emoções fortes, expressar talentos, virtudes, qualidades e idéias  focadas e  discernidas. Indicado para o biótipo yang.
A laranja doce tem sido usada há muito tempo, para prevenir o escorbuto em longas viagens marítimas; é também utilizada para aliviar azia e minimizar a icterícia (disfunção hepática).

Propriedades terapêuticas:
Laranja amarga tem ação anti-séptica, antiinflamatória, adstringente e flebotônica (efeito seco e tônico para os tecidos; inibi  o acúmulo de fluidos), carminativo (alivia ou previne flatulência), digestivo, tônico e estimulante; refinador do sangue; nervino e sedativo, inibidora do apetite.
A laranja doce tem ação anticoagulante, flebotônica, digestiva e tônica e estimulante do apetite.

Usos e indicações:
Laranja amarga é indicada para tratar diarréia, constipação (com espasmos, cólicas abdominais e ou distensão), síndrome do intestino irritado, flatulência, colites, dispepsia, úlcera bucal e infecção da garganta; retenção de líquidos, eliminação de gordura, enjôo de viagens com vertigem, enjôo no período da manhã; pronunciada ação estimulante na vesícula biliar e no estômago. Trata a pele com acnes; é muito indicada para limpar o excesso de oleosidade também do couro cabeludo, colabora no tratamento da  respiração asmática ou ofegante (problemas respiratórios freqüentemente se associam ao bloqueio de emoções, que podem estar sendo reprimidas por muito tempo. Ajuda a tratar a depressão e ou a ansiedade, suavizando estados agravados por agitação e descontrole gerado pela imaturidade psicológica.

Influência do aroma:
Confere alivio para tensão e estresse; eleva o ânimo, estimula o bom humor, o otimismo, o positivismo e a alegria; promove incentivo para uma vida mais tranqüila e relaxada.
Ajuda no despertar da criatividade adormecida, ao conferir harmonia e equilíbrio interno. É um óleo indicado para pessoas que levam a vida muito seriamente, que se esqueceram de que o prazer, o lazer, o divertimento, a leveza, a descontração também fazem parte da existência humana. A laranja traz de volta a habilidade de rir novamente e desfrutar das experiências novas, com entusiasmo e confiança.
Oferece especial ajuda aos indivíduos que encontram muitas dificuldades em se ajustarem a novas situações ou às transições da vida, principalmente os que apresentam um perfil mais teimoso e resistentes às mudanças Indicado por sua habilidade em conferir flexibilidade e adaptabilidade para as novas situações e novas experiências da vida.
Óleo conhecido como “facilitador”, o que em períodos de mudanças é indicado para acompanhar as pessoas em suas jornadas.


A laranja simboliza a lendária Fênix que, após uma longa jornada de sua existência, sabe quando é chegada a hora de passar para uma nova fase; com sabedoria, constrói e prepara seu ninho com ervas aromáticas e ali ela se recolhe para aguardar a chegada do novo movimento; tudo se queima, inclusive ela própria - ocorre então a grande alquimia – o renascimento de suas próprias cinzas, madura, renovada, sábia e cheia de otimismo, positivismo e alegria para desfrutar o próximo estágio, confiante de que o universo está ao seu lado, favorecendo e provendo as suas necessidades. Inicia-se então a nova fase, não importa para que direção seja - a Fênix está consciente de que a vida é um processo de constantes transições, transformações e quanto menor for a recusa e rejeição referente às mudanças, mais o universo colabora com a   grande jornada da alma. 
        




 O mito do Fênix segundo Viktor Salis:
Trata-se da capacidade e o poder de recriar-se sempre . Este mito representa morte e ressurreição, mas, mais exatamente, ele nos remete ao tema da metamorfose e da metempsicose (metamorfose a "forma que evolui" e metempsicose, "a psique que volta a viver". Para se compreender melhor o mito da Fênix, o individuo deverá encontrar durante toda a sua vida meios para recriar-se e evoluir, mesmo quando não houver, aparentemente, a menor esperança.



Assim também deve ser a jornada do Ser Humano, entregue ao fluxo constante da vida, sem medo,  apegos ou resistências.


Texto: Vera O´Neill
Imagens: Net
Literatura: Mitologia Viva - Viktor D.Salis - Ed. Nova Alexandria
The Energetics of Western Herbs - Peter Homes
Aromatherapy for Healing the Spirit - Gabriel Mojay.

Para adquirir os óleos essenciais de laranja doce e amarga da linha Penny Price - entrar em contato com:



Fones: 19 - 3231-1349 / 3234-0192

Um comentário:

Lucia Gabos disse...

Vera, obrigada por ser tão didática. descobri que estava tomando a var doce. snif.snif.
há muito o que refletir através da Fenix. beijos