19 outubro, 2010

Curso - Hormônios e Menopausa e os Óleos Essenciais.


Hormônio - origem grega: hormôn – significa ‘ativar’, ‘excitar’, ‘por em movimento’.
Essa descrição corresponde  às funções  que desempenha no organismo. São substâncias químicas  específicas  fabricadas pelo sistema endócrino ou  por neurônios altamente especializados, segregadas  em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea  ou  em outros fluídos corporais - podem ser esteróides, polipeptídios ou aminoácidos.
 Sistema Endócrino  Laboratório da Alma
Correlaciona-se metafisicamente com a estruturação interna do ser. É através dele que o corpo se faz atuante.
As glândulas interagem entre si, formando uma cadeia que coordena as funções do corpo.
Elas lêem atitudes internas, refletindo em toda a estrutura orgânica através dos hormônios.
Os estímulos hormonais são impulsos que sugerem a renovação dos padrões internos.
Neste curso o aluno aprende a fazer uso dos óleos essenciais  de efeito estimulante e energizante e ou de efeito equilibrador e calmante para  o bom funcionamento das glândulas endócrinas , estudando principalmente a ação dos óleos no hipotalamo, glandula considerada  o maestro que orquestra todas as outras glândulas.  Atua como principal ligação (neuroendócrina) entre  nervos e hormônios;  produz fatores de
 liberação (hormônios  regulatórios) que se  dirigem à pituitária  (hipófise).

                                                                                      

Menopausa:
É a conseqüência do fim do funcionamento dos ovários - é definida como o momento em que as menstruações cessam definitivamente, ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona.     Etimologicamente, o termo significa “cessação das menstruações”.





 
O diálogo entre o cérebro e ovários começa na puberdade, é um sistema de feedback que habilita a ocorrência do ciclo menstrual. Com a passagem dos anos esta conversa entre eles vai diminuindo de freqüência, tornando-se esporádica até que, eventualmente, cessa de forma definitiva.

 De acordo com recentes estudos, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua freqüência diminui para 30% das mulheres, após três anos de menopausa. Apesar disto, os sintomas podem persistir em 16% das mulheres com 67 anos de idade.
Neste curso o aluno aprende  quais são os óleos essenciais que tem maior ressonância com a mulher no período da menopausa e sobre tudo, as   suas principais  atividades terepeuticas,  que  conferem estimulo, energia, relaxamento, equilíbrio, bem-estar e paz.


Imagens: Net

 

Nenhum comentário: