09 abril, 2011

Aromaterapia - Famíla Botânica Umbeliferae ou Apiaceae

Conhecendo um pouco melhor a  complexa  família botânica do Foeniculum vulgare - planta que fornece o óleo essencial  de Fenel ou  também conhecido  como  óleo essencial de Funcho.
Esta família é  conhecida como a família botânica do Celery -   famaso Salsão,  cujo nome botânico é Apium Graveolens

                                           
Uma pequena descrição desta vasta família das Umbeliferae que conta com mais de   2.500  membros. 
Seu nome deriva do Latin ‘umbella’, ‘sunshade’ (toldo) significando cobertura, de  ‘umbra’, ‘shade’ (sombra). Umbelliferous, do Latin umbrela ‘sunhade+ferre= ‘to bear’ = significando sustentar, resistir, tolerar, agüentar e defender.
A apiaceae é uma família usualmente muito aromática com seus talos nodosos e ocos internamente; suas folhas são alternativas, frequentemente divididas ou pinuladas, ou seja, separadas em forma de finos ramos.
Suas flores são as responsáveis pelo nome da família das Umbelíferas (umbrella ou guarda-chuva), ou seja, cresce em agrupamento formando uma sombrinha. As cápsulas das sementes desta planta se encontram atrás das suas pétalas.


Algumas plantas são altamente tóxicas, tal como o Hemlock (Cicuta-da-europa - Conium maculatum), o qual é uma droga extremamente venenosa, seu uso é proibido  pelo seu alto grau de veneno; esta foi a substância utilizada  para executar Sócrates (filosofo Grego).
Usado para envenenar a ponta de lanças.

Óleos essenciais extraídos de plantas desta família são frequentemente muito potentes, deve se tomar alguns cuidados específicos ao fazer uso destes óleos na aromaterapia, como por exemplo, usar em quantidade pequena e por tempo limitado, e claro se certificando bem sobre a origem do produto. Muitos deles são ricos do componente químico Ketone, o qual é sedativo e bastante indicado para dissolver gorduras e muco, mas se usado sem os devidos conhecimentos, este componente químico pode se alojar no corpo principalmente no fígado e causar toxidade.
Medicinalmente esta família tem ação fito-hormonio (estrógeno), digestiva, carminativo, tônico, quente, atua bem em processo de constipação, e muito estimulante para a eliminação de excessos e toxinas. Tem sido usado como medicamento popular por muito tempo.
É uma notável família botânica protetora do homem, oferece a ele boa saúde e longevidade.

Primeiramente, se faz necessário desfazer o equivoco que se observa com frequência sobre a identidade do Fenel o Foeniculum Vulgare e da Erva doce a Pimpinella Anisum, são   plantas  completamente diferentes na sua aparência e em suas propriedades.


Fenel - Foeniculum Vulgare -  planta e suas sementes a parte usada para a extração do óleo essncial.







Erva doce - Pimpinella Anisum


Já era cultivada pelos egípcios em 1500 a.C. para alimento, bebida e remédio.
Lendas e mitos: Os romanos faziam com a pimpinela o MUSTACEUS, um bolo que era servido ao final dos banquetes (foi o precursor dos bolos de noiva condimentados).
Este costume é praticado ainda  hoje, com certeza a grande maioria das pessoas já experimentaram  o bolo de milho ou fubá com sementes da Erva doce.




                                      Semente da Erva doce



Coriander - Coriandrum sativum


        
Conhecido como Coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina. Em Portugal é muito utilizado na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País, e ignorado no norte. Já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos.




         Caraway -Carum carvi
 

Conhecido também como alcaravia ou cominho-armênio. 
Acalma os nervos, relaxa a fadiga mental e a digestão nervosa. Assenta o estomago, promovendo alivio para os espasmos gastrointestinais, que geram cólicas e flatulência. Expectorante limpa os brônquios, trata laringites; estimulante do sistema urinário, colabora para com a eliminação de toxinas através da urina.

 




Dill - Anethum graveolens
 
Conhecido também como  Endro é uma erva aromática, as vezes também chamada de Aneto, é muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polonesa para aromatizar salmão e batatas novas. Tem um aspecto semelhante ao do funcho mas o sabor é muito diferente.
As sementes do endro encerram óleos essenciais, que são extraídos para aproveitamento na indústria de perfumes, produtos de higiene, medicamentos, culinária e até como potencializantes de inseticidas.



Parsley - Petrosilinum crispus a famosa Salsinha



O cultivo da Salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial.
À salsa também se atribuem propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante. As folhas de todos os tipos de salsa são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas, já que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos.

Angelica - Angelica archangelica

 A Angélica ajuda a melhorar a circulação sangüínea, auxilia no tratamento de problemas digestivos e estômago; em resfriados atua como expectorante. Infusão ou mastigar a Angélica é eficaz para problemas de flatulência.
Floral da angélica: Proteção e a orientação dos seres espirituais. Para quem se sente abandonado pelas forças espirituais superiores. Fortalece a consciência da união com o Divino.
 
 
O fenel - Foeniculum vulgare é conhecido como aquele  libera o caminho que leva o individuo a livre e espontânea expressão de Ser.

É  conhecido como a Erva da Espontaneidade.
Segundo a TMC, ele  é indicado para desbloquear a comunicação, a auto-expressão e a produtividade mental. Confere o refinamento da visão e da audição. Atua no sistema nervoso entérico (este faz parte do sistema nervoso autônomo, é uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo, como: trato gastrointestinal, pâncreas, e vesícula biliar; estimula as funções do sistema linfático, limpa fluidos e gorduras estagnadas, principalmente na região do abdômen.
Ajuda as pessoas mais lentas a desenvolverem atividades mais criativas e a encontrarem saídas mais produtivas para seus problemas do dia-a-dia.
É especialmente bom para indivíduos que costumam pensar e ou super analisar tudo nos mínimos detalhes. Como facilitador da comunicação, o fenel confere o fluir adequado de energia vital, liberando assim a intensificada tensão interna gerada por sentimentos, pensamentos, idéias e detritos orgânicos estagnados, no corpo e na mente.


Fenel e Lavandim


Nenhum comentário: