02 dezembro, 2011

Aromaterapia e Florais de Bach - Respiração e Emoção

Os óleos essenciais e os florais de Bach aplicados na pratica do aprendizado da respiração correta e do controle emocional.




A respiração é uma arma importante para o controle das emoções. Mas raras são as pessoas intuitivas que praticam espontaneamente a melhor respiração, para os hindus, essas pessoas são santas e se destacam das demais porque podem operar milagres, de tão sintonizadas que estão com as forças do universo. Nós respiramos em busca de oxigênio indispensável à vida humana, seja para limpar o sangue de impurezas, seja para misturar-se aos carboidratos e fornecer combustível às células. Respirar é mais do que inspirar e expirar,  a respiração correta é indispensável para o controle das emoções e para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Quando estamos excessivamente irritados e não queremos explodir, respiramos fundo. Quando o perigo passa, suspiramos aliviados.
Quando rimos, soltamos ar em impulsos gargalhando. Conclui-se então que a respiração está intimamente ligada às nossas emoções. Os orientais já contam com esta informação há mais de cinco mil anos. A mente relaciona-se com o corpo através do Sopro Vital.

Profissionais da área apontam três aspectos respiratórios a considerar o ritmo, a profundidade e a duração. As possíveis combinações destas três podem resultar em vários tipos de respiração.


Tipo 1 – Respiração lenta – acalma, torna a pessoa pacífica, cordata, compreensiva. Quando precisamos pensar claramente devemos nos lembrar sempre de respirar lentamente. Este tipo de respiração permite desenvolver uma percepção mais ampla, mais profunda, e cria condições para o autoconhecimento e para que a pessoa entre em harmonia com a consciência universal. A respiração lente diminui o ritmo das atividades biológicas, faz baixar a pressão sangüínea e a temperatura.  

Tipo 2Respiração rápida - excita e dá forças. Produz um estado mental instável e faz com que a pessoa mude de emoções bruscamente, com reações inesperadas de ataque e defesa. A pessoa torna-se mais subjetiva e egocêntrica, presa a detalhes e não ao geral. A pessoa que habitualmente tem a respiração rápida, segundo os orientais, é mesquinha ou tem tendência à mesquinhez.

Florais de Bach recomendados: Scleranthus, Cherry plum e Holly (instabilidade emocional, muda de emoções bruscamente –ataque e defesa); Chicory e Beech (subjetiva e egocêntrica), Crab Apple e Vine 
(presa a detalhes e não ao geral, mesquinha).  

Tipo 3Respiração profunda – gera harmonia entre todas as funções do corpo, mais estabilidade emocional e confiança. A pessoa tem melhor imagem de si mesmo, é mais confiante e tem mais capacidade de realização e de expressão. A respiração profunda facilita a meditação, o recolhimento, a análise e o sentimento amoroso. 

Tipo 4 Respiração superficial - gera carência, inclusive de oxigênio, o que se reflete negativamente no estado emocional e mental da pessoa. Ela fica amedrontada, insegura, volúvel, com a intuição deficiente, com má memória, mas sujeita as crises e doenças, permanentemente angustiada.
 
Florais de Bach recomendados: Heather e Chicory (carência afetiva sujeito a doenças); Mimulus, Larch, Clematis e Cerato (amedrontada, insegura, volúvel e desprovida de intuição); Olive e Agrimony ( sujeita a doenças e permanentemente angustiada).


Tipo 5 Respiração longa – confere poder de concentração, a pessoa fica sintonizada com o universo, paciente, calma, tolerante, desenvolve uma visão profunda das coisas, da situação e das pessoas e uma grande consciência de conjuntura. São pessoas com mais clareza, boa memória e mais visão de futuro.

Tipo 6 Respiração curta – gera dispersão e impaciência, geralmente são pessoas emocionalmente muito irregular, tem tendência a intolerância e ao mau humor, custa a adaptar-se aos ambientes novos, vive quase sempre em conflitos, não confia nos outros, é destrutiva e apegada em detalhes sem importância. 

Florais de Bach recomendados: clematis, chestnut bud ( disperso); Impatiens e Beech ( impaciente e intolerante), Holly, Cherry plum, Scleranthus, Walnut (emocionalmente muito irregular); Willow e Walnut (mau humor, custa a adaptar-se a novos ambientes); Holly, Agrimony e Crab Apple (vive em conflitos, não confia nos outros, destrutiva e apegada em detalhes sem importância). 



Do ponto de vista emocional, a melhor forma de respiração é a longa, lenta e profunda, capaz de criar dentro da pessoa uma harmonia, paz, saúde e compreensão. Pessoas que se habituam a respirar assim não são atingidas pelas crises e, quando o são, saem-se muito bem, porque são calmas e controladas. Em qualquer processo de controle emocional a respiração é um fator preponderante. Isto quer dizer que, se pretendemos ter autocontrole, precisamos primeiro aprender a respirar corretamente. Depois procurar a respiração ideal.

Óleos essenciais indicados para ajudar na conquista da pratica da respiração correta são óleos que contêm boa porcentagem dos componentes químicos conhecidos como Sesquiterpenes, Ésteres, Alcoóis e Óxido 1,8 cineole. 


Estas substancias químicas (base de formação dos óleos essenciais) contêm elevado  potencial terapêutico, e sua  função original é basicamente   zelar pela saúde e vida da  planta. Assim, exatamente  como fazem  com a plantas, fazem por  com nós seres humanos, zelam pela nossa saúde e pela nossa vida. Estas substâncias conferem  efeito calmante, relaxante, sedativo, analgésico, desintoxicante, antiespasmodico, equilibrador e energizante para o corpo, e, em especial para os  Sistema Respiratório e Circulatório.

Óleos essenciais que contêm boa proporção destas substancias  são essenciais para tratar questões emocionais não resolvidas ou estaganadas.  






Emoções pesadas aprisionadas, seqüestradas, ou mantidas reféns (bottled up emotions), especialmente nos  pulmões e no coração causam danos para o corpo todo,  contaminam o sangue e a consciência.
Óleos ricos em Sesquiterpenes são indicados para ajudar no bom desenvolvimento da calma, da tranqüilidade e da saúde das funções do sistema respiratório. Promovem limpeza e ajudam a libertar emoções antigas: 
Camomila azul, Cedro, Cypress, Frankincense, Sândalo, Vetiver, Ylang ylang e Camomila romana;

Óleos ricos em Ésteres são indicados para ajudar no desenvolvimento da saúde dos pulmões, do coração e dos sangue e extremamente úteis para a manutenção do  equilíbrio das emoções: 
Camomila Romana, Clary sage, Petitgrain, Bergamota, Lavanda, Gerânio, Neroli e Juniper Barrie;

Óleos ricos em Alcoóis indicados para desinfetar, limpar e energizar os sistema respiratório e o sanguíneo e curar dores emocionais: 
Rosewood, Tomilho, Gerânio, Rosa, Lavanda, Petigrain, Neroli e Ylang Ylang;

Óleos ricos em Óxido indicados para refrescar, limpar e arejar o sistema respiratório e sanguíneo: 
Eucalipto smithii e radiata, Ravensara e Alecrim.

Quanto mais nos reeducamos no controle da respiração de forma consciente, regulando o ritmo a profundidade e a duração de nosso processo respiratório, melhor lidamos com nossas emoções e sabiamente desenvolvemos cada vez mais nossa Inteligência Emocional. Quanto melhor nos energizamos através da respiração perfeita, mas energia fluirá para nosso corpo e nossa mente. 


Trabalho - Vera Lucia Guedes -
Fonte - Luiz Lobo - O sequestro das Emoções.



Nenhum comentário: