14 dezembro, 2011

Florais de Bach e Aromaterapia - aplicados na construção da Auto-Estima.

Como nos vemos e como nos sentimos diante de nossa própria imagem, nos diz como está a nossa auto-estima. Ela  não é arrogante, auto-absorvida, ou narcisista. Ela confere um entendimento saudável de quem você é. É gostar de si mesmo por quem  você é.


Respeito realista e   impressão favorável de si mesmo, auto-respeito isto se traduz por auto-estima positiva condição essencial para uma vida feliz e saudável. Auto-estima equilibrada  confere a  capacidade para o indivíduo se adaptar, crescer, e lidar bem com as questões da vida e  sobreviver. Ela  permite um navegar bem sucedido pelas   frustrações, dificuldades, obstáculos e outros problemas que,  inevitavelmente, serão  confrontados ao  longo do caminho existencial.




Os pais são cruciais para o senso  positivo de uma criança sobre si mesmo. O papel dos pais é conferir  estabilidade, segurança e amor para que seus filhos possam   crescer e  ser auto-confiante, responsável e capaz. 


É de grande importância que os pais sejam bons  modelos, os quais  apresentam uma visão positiva de si mesmo para seus filhos possam  aprender pelo exemplo.
Quando uma criança (ou adulto) tem auto-conceito positivo sobre si mesmo,  eles tem poder de ação e são  protegidas.  Entender a si mesmo, suas crenças, pontos fortes e seus  pontos fracos somente  fortalece a capacidade para  entender, suportar,  e lidar com situações difíceis e tomada de decisões.




Quando se tem baixa auto-estima, sabemos que  muito freqüentemente está associada com a forma como fomos acolhidos em nossa infância. Se  nossas necessidades básicas foram negligenciadas,  tais como estimulo saudável para o nosso crescimento psicológico e espiritual, se nos foi oferecido insuficiente acolhimento afetuoso  é muito provável que quando adultos apresentemos baixo nível de auto-estima.


A auto-estima tem uma grande importãncia em nossas vidas, pois ela  revela a  forma como nos sentimos acerca de nós mesmos, ela pode  afetar crucialmente todos os aspectos de nossa experiência existencial, desde a maneira com agimos no trabalho, no amor, no sexo, com nossos amigos, e o modo como atuamos como pais, e até onde progrediremos na vida. Assim, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e aos outros (nível baixo de auto- estima gera intolerância, hostilidade e criticismo). De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos.
A auto-estima é a soma da autoconfiança com auto-respeito. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender os problemas, tolerância em ambiente hostil e paciência nas adversidades), ela confere o direito de sermos felizes.




Três níveis de auto-estima que podem ser apresentados por um indíviduo, e o modelo ideal de auto-estima.

Alto nível de auto-estima - Significa sentir-se confidentemente adequando à vida, isto é, competente e merecedor.

Baixo nível de auto-estima - Significa  sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre este ou aquele assunto, mas errado como pessoa.

Médio nível de auto-estima -Significa flutuar entre sentir-se adequado ou inadequado, certo ou errado como pessoa e manifestar essa inconsistência no comportamento - as vezes agindo com sabedoria, outras como um tolo - reforçando portanto a Incerteza.

Idealmente falando - Todos nós deveríamos desfrutar de um alto nível de auto-estima, vivenciando a gostosa sensação de que a felicidade nos é adequada.
Infelizmente, muitos sofremos de sentimentos de inadequação, insegurança, dúvidas, culpa e medo de participar da vida plenamente.

 
Desenvolver auto-estima é desenvolver a convicção de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade e, portanto capazes de enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo que nos ajudam a atingir nossas metas e a nos sentirmos realizados.



Florais de Bach sugeridos,  com possíveis atuação, para a construção da auto-estima positiva:

AGRIMONY - enfrentar a verdade, livrar-se do tormento interno
LARCH - autoconfiança na sua capacidade de adequar-se a vida
GENTIAN – entender o verdadeiro significado da vida
MIMULUS - coragem para ser quem se é e enfrentar os desafios da vida cotidiana
WILD OAT - construir o seu verdadeiro propósito de vida, sem hesitação
SCLERANTHUS - equilíbrio interior que se manifestará em suas ações externa
HOLLY - neutraliza a raiva e confere harmonia interna para um bom desenvolvimento do amor por si mesmo
BEECH - tolerância e senso critico afável
IMPATIENS - paciência com o ritmo da vida
HEATHER – confere calor afetivo para a criança interior, empatia e , senso de pertencimento e adequação
Willow - limpa  condição de vitima do mundo 
 
Óleos essenciais sugeridos, com possíveis atuação, na construção da auto-estima positiva:

CAMOMILA romana e alemã - desenterram sentimentos de raiva e frustração e redirecionam a energia  do fígado para ações construtivas; confere equilíbrio para a ação do sistema nervoso. Calma mental e emocional.

LAVANDA - O óleo da calma e do harmonia para os tempos difíceis, confere paz para os momentos de tomada de decisão.
Vetiver - o óleo do equilíbrio e da tranqüilidade; confere sensação de adequação e senso de pertencimento, confere auto respeito.
TOMILHO– o óleo da bravura, confere coragem visceral para que o individuo possa se abrir para o mundo sem medo de ser julgado ou criticado.
JUNIPER BERRY - o óleo da timidez e da insegurança, confere auto confiança
ROSA – o óleo da cura para as feridas emocionais profundas, ele confere paz, entendimento e cura para todo tipo de sofrimento estagnado no coração. Óleo de ação libertadora de questões emocionais antigas.
FRANKINCENSE – óleo divino, ele confere confiança na providência divina, que sempre proverá exatamente o que necessitamos para evoluirmos em todos os níveis.
CITRICOS - os óleos de Laranja, mandarim, graprefruit e bergamota são todos excelentes para ajudar a na construção da auto-estima positiva


Quanto mais elevado for nosso nível de auto-estima, maiores serão as nossas possibilidades de mantermos relacionamentos saudáveis, em vez de destrutivos, pois assim como o AMOR atrai o AMOR, a saúde atrai a saúde, a vitalidade e a comunicabilidade atrai mais do que o vazio e o oportunismo, atrai vida em abundancia.

Matéria - Vera Lucia Guedes
Fonte: Nathaniel Branden
Imagens: Google 


Nenhum comentário: