30 dezembro, 2011

Os Florais de Bach e os Óleos Essenciais são Realmente Agentes Transformadores da Consciência?

A  RECONDUÇÃO  AO  CAMINHO

A partir do momento em que tais apoiadores da Natureza acessam nosso Ser Interno, a proposta é que sejamos tocados e transformados pelas suas qualidades positivas - isto provocará em nós o despertar de uma nova consciência - pelo menos é o que se espera de tais substâncias

Este objetivo é o que os especialistas e estudiosos do assunto dizem podermos alcançar, considerando que a Natureza oferece suas dádivas através das plantas, para tratar os males da humanidade que estão impregnados nos níveis físico, mental e emocional.
Se os Florais de Bach e os Óleos Essenciais ajudam a transformar as polaridades negativas em positivas, quando falamos dos níveis da espiritualidade, da moral e da ética, teriam estas substâncias poder suficiente para provocar transformações internas significativas nestes níveis de atuação do  ser humano? 

Como diz o Dalai Lama: “Espiritualidade é tudo aquilo que produz em nós uma Mudança Interior”, e diz mais, que “há mudanças e mudanças, e que existem aquelas mudanças que NÃO transformam nossa estrutura de BASE, pois são superficiais e exteriores, ou meramente quantitativas”.  

Ele considera que a ESPIRITUALIDADE esteja relacionada com as qualidades inerentes ao espírito humano - tais como o Amor e  Compaixão,  Paciência e Tolerância,  Capacidade de Perdoar, Contentamento,  Noção de  Responsabilidade e Noção de Harmonia, que  trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. 


Se os Florais de Bach e a Aromaterapia, que são tratamentos terapêuticos com substancias extraídas da Natureza, não produzirem TRANSFORMAÇÕES INTERNAS naqueles que delas fazem uso, não poderiam ser chamados de agentes transformadores da  consciência humana.
Podemos perguntar se seria possível essas substâncias modificarem a má formação do caráter  e a consequente falta de ética do indivíduo... Entretanto, vale lembrar que as transformações da consciência dependem – em grande parte – da vontade e decisão individual de quem está em busca de melhorias e resultados construtivos para a sua vida.

Quando eventualmente (e infelizmente) vemos uma pessoa que diz usar os florais de Bach e ou outras formas de terapia complementar, agindo de forma insana e com atitudes maliciosas, só podemos entender que esta pessoa ainda não assimilou o verdadeiro significado da utilização de um Floral de Bach ou de um Óleo Essencial e os está usando como uma encenação, como se fossem um extrato mágico ou gotas milagrosas (que ainda não fizeram o efeito esperado).

Os que encenam um uso “mágico” dessas substâncias, ao enfrentarem as adversidades, mostram com mais clareza as suas deficiências de comportamento, princípios incertos, valores invertidos e ainda, de forma maliciosa se fazem de vitimas.  
 
Na verdade, estes apoiadores da Natureza são mais apropriadamente chamados de “Agentes Promotores de Mudanças Interiores” ou, melhor ainda, “Facilitadores da Recondução de Volta ao Caminho”, exclusivamente para os que buscam se reequilibrar, se reconstruir, se recuperar das situações das quais suas forças vitais tem sido testadas, pelo enfrentamento das dores, das perdas, dos sofrimentos, das decepções, frustrações, traições, calunia, ações maliciosas dos outros e variados enfrentamentos que abalam drasticamente toda a estrutura pessoal, nos níveis emocional, mental e físico.

Quem utiliza conscientemente os Florais de Bach e os Óleos Essenciais, ao mesmo tempo utilizando a vontade e a decisão individual para ser melhor, sabe convictamente o significado e o valor de ser reconduzido de volta ao caminho do equilíbrio, porque isso se traduz em saúde, bem estar, alegria, serenidade, firmeza e vontade crescente de realizar sua vida com progresso e qualidade.

Espero profundamente que o Ano de 2012 seja um ano de revisão, especialmente para o  padrão de comportamento manipulador e opressivo, e  para  daqueles que têm praticado insanidades contra si mesmos e contra a Unidade Divina.


Que todos possam continuar construindo seus caminhos com respeito ao Todo, com respeito ao Sagrado que habita em tudo e em todos e, principalmente com respeito a Liberdade de Ser e Escolher o que melhor lhe assiste em suas necessidades.

Que todos permitam que suas almas despertem de seu sono profundo.
Este  é o meu verdadeiro desejo para o  Ano de 2012.

Mensagem: Vera Lucia Guedes
Revisão:  Milton Mendes
Imagens: Google
www.aromavera.net

3 comentários:

Ana K. disse...

Lindo!!!

Esse ano quero fazer cursos com você novamente Vera!!! :) Saudades!

Beijos,
Ana K.

Vera G. disse...

Olá Ana querida,

Obrigada pelo carinho em deixar sua msg aqui. Seja sempre bem vinda, vou adorar revê-la preciosa.
Com todo carinho um grande abraço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.