17 janeiro, 2012

Aromaterapia e Florais de Bach - aplicados a pratica do desapego.

Borboletas e Lavandas dois  grandes símbolos de liberdade, desapego, transformação e  transcendência.  Para transcendermos as nossas próprias limitações, se faz importante sabermos  praticar a Arte do Desapego.
 Para darmos inicio a pratica do exercício do   desapego em nossas vidas,  se faz necessário que tenhamos plena  consciência de que,  sem uma boa dose de  força de vontade,   muita   determinação e coragem    para transformar velhos padrões e eliminar repetições  de círculos viciosos nocivos,  não alcançaremos bons resultados. 

A Pratica do Desapego deveria ser recomendada por todos os  órgãos  da saúde,   inclusive pela Organização Mundial da Saúde, isto ajudaria a prevenir  muitas das doenças que acometem o corpo físico do ser humano. O desapego só traz benefícios e saúde  para quem a pratica, assim comprovam os estudos  da Medicina  Psicossomática e também a Metafísica da Saúde.  A pessoa desprendida dos apegos   desfruta de grande leveza em sua alma, tem  a mente  bem focada, emoções equilibradas e  saúde em seu corpo físico. 





O praticante do apego  amarga a vida com doenças em todos os níveis de sua existencia, e, estas doenças lhe  ceifam a vida em Vida.










Segue  um pequeno trecho sobre - O Apego – Esse sentimento tão comum e que tantos problemas traz! de autoria de  Maria Barthaly e Miguel Hadad 

O apego nada mais é, do que um sentimento de sofrimento, de controle e, aprisionamento.

O apego induz à cegueira...seja o apego ao dinheiro, aos bens materiais, à casa, a família e até mesmo ao amor! Isso porque contraria as nossas necessidades e nos impede de buscarmos as transformações e as mudanças que fazem parte da nossa evolução. Cada um de nós tem lá os seus apegos…e em nome desses apegos, agimos com egoísmo e mesquinharia! Quantos problemas, temos que enfrentar… quanto desgaste, quanto sofrimento, quando realmente temos que abandonar ou abrir mão desses apegos."
Muitas vezes esquecemos que para evoluir temos que deixar certas coisas para trás…temos que virar a página da nossa vida, se quisermos realmente viver novas e melhores experiências.
Por medo de renunciar aos nossos apegos, ficamos estagnados, desmotivados e descontentes. Não deixamos a nossa vida fluir, porque concentramos a nossas energia em torno de uma “falsa” segurança…

Conheça os 5 tipos de apegos segundo os outores:

1. Apego ao ego: está relacionado a idéias e pensamentos fixos. Pessoas apegadas ao ego são menos compreensíveis e mais preconceituosas. Na vida cotidiana, estamos sempre pensando em termos de "meu espaço", "meu tempo", "meu trabalho", "meus pertences", "meus amigos", minha família, meu status, meu sucesso, meu amor….Quando trabalhamos o apego, permitimos que os outros realmente possam se tornar mais próximos de nós.

2. Apego à opiniões estreitas: Acontece quando a pessoa é cabeça dura e insiste em idéias errôneas sobre si mesmo ou sobre os outros. Notamos isso, por exemplo, quando os pais exigem que seus filhos sejam como eles querem, projetando neles as próprias realizações.

3. Apego ao princípio do prazer: Quando a pessoa é dependente de drogas, bebidas, jogos, chocolate, gula e sexo em demasia, estão apegadas ao princípio do prazer. No entanto, notamos também, pessoas apegadas ao principio da dor.

4. Apego ao princípio da dor: EX: Mulheres que costumam apanhar do marido, mas que justificam, dizendo que eles são trabalhadores e que não deixam faltar nada em casa!

5. Apego à visão limitada: Ocorre quando a pessoa não consegue enxergar além de seu próprio nariz! Tem dificuldade em enxergar as necessidades, e os sentimentos alheios. Vivendo egoisticamente em seu mundo fechado.


 Constata-se também que  o apego não ocorre apenas a nível de pessoas ou objetos….também ocorre com os sentimentos, especialmente, os negativos, como: mágoas, rancores, ressentimentos e decepções com os outros. Algumas pessoas podem perder até anos de suas vidas, cultivando esse apego aprisionante, que em nada acrescenta".
 
 
A terapia com os florais de Bach e a aromaterapia são grandes aliadas para aqueles que estão determinados a praticar  o  desprendimento do comportamento de apegos e ganhar mais qualidade de vida e saúde.

Chicory é o floral  número 1 para se dar início a pratica do desapego. Ele pode ser considerado um grande solvente  que  dissolve  sentimentos de apego e  o  desejo de posse  instalado no coração e na mente humana. É um libertador potente, que ajuda trabalhar a desconstrução do comportamento que sofre com o desejo de possuir e dominar tudo ao seu redor. O floral chicory ajuda a  promover  a construção de laços afetivos  consistentes  e verdadeiros com a vida.

"Acautela-te a respeito de qualquer tipo de apego. Aprende a despojar-te de tudo quanto pese negativamente na tua economia espiritual".

Deveriamos  espalhar a Energia do Chicory por todos os lugares,  para que sua  essência divina e libertadora pudesse  ajudar a humanidade a soltar suas amarras; desprender-se de seus apegos materialistas; libertar-se de  seus algozes interno, os quais  têm sede de dominar e possuir. 
Esta é uma essência que provoca a libertação da alma humana, aprisionada no profundo desejo de Posse emanado pela personalidade egocêntrica e mesquinha.

O Chicory liberta a amor aprisionado no coração e o deixa flui livremente, ele  concede ao coração a capacidade de estabelecer verdadeiros LAÇOS de  afeto, de respeito, de doação, de amizade e de  AMOR completamente abnegado,   para com todos os reinos da natureza.




Esta bela flor azul    fornece a  essência floral que ensina o ser humano a Dar e Receber sem nada esperar em Troca, ato simples de  amor, um amor  que não condiciona e não cobra. Chicory é a essência que simboliza o Amor Incondicional.


 


Os Óleos Essenciais indicados  para ajudar a facilitar a pratica do desapego  são os extraídos dos frutos  cítricos, considerados  grandes libertadores do universo da Aromaterapia.


 Eles pertencem a família botânica denominda Rutaceae.



Laranjas, Grapefruit, Mandarin, Bergamota,  Limão e Lima  são todos fabulosos  óleos essenciais  extraídos da casca destas frutas. 



Alem dos óleos extraídos do fruto, existem    também  os óleos essenciais  extraídos das FOLHAS e das FLORES  da árvore da Laranja amarga.
Extraído das Folhas,  o  Petitgrain, um excelente óleo essencial para tratar as disfunções pulmonares,  limpa e desobstrui todo o aparelho respiratório liberando muco e expulsando as toxinas; no  nível emocional ele ajuda a limpar  emoções pesadas ligadas ao passado tais como   mágoa, tristeza  e ressentimento.



Extraído das flores, o Neroli é  um maravilhoso óleo essencial, e  seu aroma emana a fragrância do paraíso, altamente indicado para tratar traumas e sofrimentos antigos represados no âmago do inconsciente, a espera de libertação.



Os óleos essenciais advindo desta família botânica apresentam propriedades depuradora,  purificadores a ampliadores do campo da consciência, são  verdadeiros detergentes  da natureza. Pela sua  extrema capacidade de limpeza de  toxinas e detritos estagnados nos níveis  físico, mental,  emocional e espiritual  eles são    altamente indicados  para colaborar com a pratica do  exercício  do desapego.

 Os citricos são  verdadeiros facilitadores que colaboram com o  processo que promove a quebra de padrão apegado que tende a   segurar, prender e ou aprisionar tudo que puder em seu pequeno quadrado, em seu pequeno mundo desde coisas materiais a  pessoas até  mesmo o  lixo orgânico  que seu corpo produz tende a ficar retido em suas entranhas. O individuo que pratica o apego sofre de  bloqueios em todas as áreas de sua vida. O padrão apegado geralmente faz doenças psicossomáticas por não liberar suas dores, seu sofrimento, suas mágoas, sua raiva, e toda  repressão de sentimentos negativos e de dor  têm um preço, e,  geralmente quem paga este preço  é o corpo físico.


Para nos ajudar a sermos generosos e despojados de sentimentos de apegos e posse temos os fantásticos Florais de Bach e os óleos essenciais,  verdadeiros aliados que a natureza colocou a nossa inteira disposição.  


A VIDA precisa Fluir de forma livre e desprendida,  somente assim, seremos prósperos e  o universo  será generoso  conosco.

Postagem: Vera Lucia Guedes
Imagens: Google

2 comentários:

Claudia disse...

Vera querida!
Que postagem maravilhosa...cheia de ensinamentos e luz para um novo caminho...parabéns!

vera_oneill@novafloressencia.com.br disse...

Querida Claudia,
Confesso que fiquei muito surpresa com seu comentário. Estava ainda finalizando a postagem, e quando derepente vi sua msg. Só posso lhe dizer, vc fez meu dia. Eu isto, pois, eu e meu marido, quando recebemos algo muito bom um do outro nós costumamos dizer isto, como forma de apreciação e agradecimento, e, defintivamente HAVE MADE MY DAY. Obrigada minha querida, eu realmente senti uma inspiração muito profunda para trabalhar nesta postagem, e, sua alma altamente sensível captou isto muito imediatamente. Que a generosidadade do universo esteja contigo, sempre. Bjs e abraço com carinho.