06 maio, 2012

Aromaterapia e Florais de Bach - Aplicados na pratica do exercício do Relacionamento


Lenda dos Porcos-Espinhos que fala sobre Relacionamento                            
              Grande ensinamento para nós Seres Humanos.

 "Durante a era glacial (a era do gelo mais recente atingiu o seu ponto alto durante o último máximo glacial há cerca de 20 000 anos), muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhava e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com SABEDORIA, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram."


“Dê a sua diferença, aceite a minha diferença, unifique todas as diferenças em um todo maior está é a lei do crescimento. A unificação das diferenças é o eterno  processo da vida  a síntese  criativa, o mais supremo ato da criação” M.P. Follet


Moral da História - O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.



Os Florais de Bach e a Aromaterapia podem ser aplicados na manutenção de bons Relacionamentos entre os Seres Humanos, e também para o desenvolvimento de uma vida saudável em sociedade.


O relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam, quando os indivíduos se comunicam bem, e o gostam de fazer, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes. Quando os indivíduos se tratam mal, e pelo menos um deles não gosta de entrar em contacto com os restantes, diz-se que há um mau relacionamento.


Viver em sociedade - para a sociologia, uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Os Florais de Bach foram desenvolvidos por Dr. Bach para que nós seres humanos pudéssemos nos beneficiar de suas dádivas de cura, especialmente da cura de nossas disfunções psíquicas que envolvem os aspectos mental e emocional, para que assim pudéssemos ter qualidade de vida e sermos plenos em nossas relações com o nosso próprio universo interno e com o universo externo, onde incluímos especialmente os outros seres humanos, nossos irmãos de alma.

Todos os 38 remédios florais de Bach foram especialmente designados para o bem estar da humanidade, segue aqui algumas dicas sobre os florais para ajudar na manutenção dos bons relacionamentos em família, em grupo e em sociedade:

AGRIMONY - promove  a cura das dores causadas por relacionamentos mal resolvidos, e abre novas possibilidades para que os relacionamentos sejam baseados na verdade interior. Não rimos para fazer o outro feliz, rimos com o outro porque estamos nos sentindo verdadeiramente felizes na sua companhia.

HOLLY - promove o despertar do amor universal, amor expansivo e abrangente que flui do coração.

CHICORY - promove o despertar do amor incondicional, amor que não condiciona, não pede em troca, mas e feliz em DAR E RECEBER. Atua no perfil interesseiro, este faz o que faz por puro interesse pessoal.

VINE - promove o bom desempenho da Liderança é da Autoridade não imposta, mas, conquistada com respeito pelos outros. Promove a capacidade de sermos seres inspiradores e não manipuladores.

HEATHER - promove a empatia - “Para a psicologia contemporânea a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos:

Cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas;

Afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia. Este floral mostra-nos que  o outro TAMBÉM existe.

 IMPATIENS - promove a virtude da PACIENCIA para com o ritmo das outras pessoas.

 WATER VIOLET - promove a humildade e a simplicidade para a convivência com os outros. Ajuda a despertar o interesse por  participar da vida mais amplamente na companhia de outras pessoas. Ensina que ninguem é melhor que ninguem, e que  somos todos seres humanos na busca de viver em hormonia com o outro.

ROCK WATER - promove a flexibilidade,  adaptação e a leveza para se relacionar com o outro de forma a aceitar que cada um está fazendo a sua própria caminhada, que de uma forma ou outra, todos desejam chegar ao mesmo lugar. Quebra toda forma de rigidez e desejo de ser perfeito. Este é o Floral da Adaptabilidade. Importantíssimo para ajudar a estabelecer bons vínculos de relacionamento.

WILLOW- promove a vontade de relacionar-se com o outro assumindo compromissos para com suas dores e não responsabilizando os outros pelos seus sofrimentos. Estar aberto para assumir as relações com seus semelhantes de forma plena e prazerosa, consciente de que somos também responsáveis por tudo que nos acontece de bom e de ruim. Ensina a não responsabilizar o outro pelos nossos infortúnios. 

Elm – promove a consciência de que sou responsável por mim, pelas minhas tarefas e pela minha missão de ter a melhor vida que eu puder ter, ou a pior, isto é de minha responsabilidade. "Não carregue ninguem em seus ombros, mas sim, os leve em seu coração."  Dom Elder Camara

WALNUT – Protege contra as influências externas, fortalecendo a identidade pessoal de cada um, ao mesmo tempo que fortalece os vínculos de amizade. 





A aromaterapia é mais complexa, o conhecimento sobre os óleos deve se dar em um nível mais profundo, para que se possa direcionar de forma mais assertiva aqueles que mais se adequariam ao bom desenvolvimento da boa relação entre os seres humanos.

CAMOMILAS - ROMANA E ALEMA - promovem flexibilidade e habilidade emocional para um bom desenvolvimento da comunicação franca , fator crucial nas relações humanas.

LAVANDA- promove o amor abnegado sem cobranças, trabalha nos níveis mental e emocional limpando traumas e medos, condições que podem ser fatores de impedimento para o bom desenvolvimento de boas relações entre os humanos.

ROSA - promove o Amor Universal, a forma de amor mais pura, mais simples e mais bela que o ser humano deveria ser capaz de expressar. Este óleo atua nos níveis profundos da consciência para tratar os abusos mais severos que o ser humano pode ter sofrido ao longo de sua existência, ou até mesmo sofrimentos que lhe foi transmitido por gerações passadas.

TOMILHO- promove coragem, limpa o medo do envolvimento pessoal com outras pessoas, promove confiança e coragem para deixar que o outro possa fazer parte de sua vida, de forma plena e destemida.

YLANG YLANG – trabalha no nível profundo da psique, onde podem estar seqüestradas emoções pesadas advindas de relacionamentos mal resolvidos e pesarosos de traição, abusos emocionais e moral, especialmente nos relacionamentos amorosos entre duas pessoas.

FRANKINCENSE- promove abertura para que os canais receptores do divinos possam atuar, ajuda no estreitamento dos Laços de Amor com Deus e com o Deus que habita cada um dos seres Humanos existente no planeta terra. Estreita os laços de amor Divino que promove o encontro amoroso entre as Almas que habitam neste plano material.

“As pessoas com as quais nos relacionamos são sempre um espelho refletindo nossas próprias crenças, e simultaneamente nós somos espelhos refletindo as delas. Assim, o relacionamento é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento – se olharmos honestamente para nossos relacionamentos, nós conseguiremos ver muito sobre como nós os criamos.”

Shakti Gawain

Vera Lucia Guedes
Imagengs - Google

3 comentários:

Aglair T C Arruda disse...

Adorei o texto e a lenda do porco espinho,eu uso os florais e são ótimos, obrigada pela linda mensagem, abraços Aglair

Ana K. disse...

Adorei o post, Vera!

Beijos!
Ana K.

vera@aromavera.net disse...

Bom dia Aglair e Ana, obrigada pelo carinho em deixar seus recadinhos de apreciação, eu fico muito contente. As convido para vir sempre. Tenham um lindo dia. Abraço com carinho.