08 janeiro, 2014

Aromaterapia Clínica & Massagem - Ciência comprova os efeitos da Massagem.


Pesquisadores do Canadá encontraram uma explicação científica em nível celular para a eficácia da massagem no alívio da dor e na recuperação muscular.

A eficácia da massagem contra a dor tem agora base científica: os benefícios da técnica estão associados a ‘ligar’ e ‘desligar’ genes. (foto: Thomas Wanhoff/ Flickr – CC BY-SA 2.0)
Massagistas (massoterapeutas) agora poderão dizer, com base científica, por que a atividade que exercem funciona no alívio da dor e na recuperação muscular. E isso tem a ver com ‘ligar’ e ‘desligar’ genes, segundo estudo.

Parte dos profissionais de saúde vê a massagem com ceticismo – afinal, qual a base científica para os tais benefícios relatados? Porém, não faltam relatos sobre os benefícios e a eficácia da técnica em sua ação contra a dor.

Agora, veio a público o que parece ser a primeira explicação científica em nível celular para a massagem. E a história das razões do estudo – relatada pelo serviço noticioso ScienceNow (01/02/12) – começa quando Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster (Canadá), passou a se submeter a massagens por indicação médica, depois de acidente esportivo.

Veio a público o que parece ser a primeira explicação científica em nível celular para a massagem. O fato de as sessões trazerem alívio para a dor chamou a atenção do pesquisador. Haveria base celular para o que ele sentia? Tanopolsky, coincidentemente, trabalha com metabolismo celular.


O cientista reuniu colegas e decidiu investigar. Arrebanharam-se 11 jovens, submetidos a exercícios extenuantes. Dez minutos depois da prática esportiva (pedalar), uma das pernas foi submetida a massagem.
Os pesquisadores colheram amostras do quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) das duas pernas em três ocasiões: antes do exercício, 10 minutos depois e 3h mais tarde.
Primeiramente, eles constataram o que já se sabia: depois do exercício, as células apresentam mais evidências de inflamação e de sinais de autor reparo dos danos do que antes.
A surpresa veio quando se analisaram as células do tecido massageado: elas tinham 30% a mais de genes reparadores envolvidos no processo de transformar nutrientes em energia, bem como 300% menos de proteínas que ‘ligam’ genes envolvidos na inflamação.
Simplificadamente: os genes reparadores estavam ‘ligados’ e os relacionados à inflamação ‘desligados’.
Quanto à crença de que a massagem difunde, para outras regiões, o ácido lático do músculo dolorido, a equipe não achou evidências – esse, até agora, era o argumento ‘científico’ mais usado para justificar os efeitos da massagem.
Revista Ciência Hoje, edição 302.

 Isto comprova que cuidar do corpo com toques terapêuticos através da massagem confere grandes benefícios para a recuperação da saúde, especialmente no tratamento da dor.
Toque terapêutico associado a ação medicinal dos óleos essenciais são altamente benefícios para tratar muitas das disfunções que acometem o corpo físico, especialmente os sintomas gerados pelo estresse e as tensões da vida cotidiana.

Aromaterapia Clínica & Massagem terapias que se complementam de forma harmoniosa para conferir relaxamento, tranquilidade e saúde para as pessoas, para isto se faz necessário que o profissional seja bem formado nas duas áreas e isto o curso de formação em Aromaterapia Clinica da Academia Penny Price da Inglaterra oferece aos seus alunos, qualidade de ensino.



Programa Internacional em Aromaterapia Clinica Penny Price Academy Brasil
                                        Para saber mais entre em contato através do email                                

Nenhum comentário: