18 janeiro, 2013

Aromaterapia Clínica - Cítricos & Bom Humor



Aromaterapia Clínica aplicada para o bom desenvolvimento do Bom Humor, condição altamente recomendável para a Saúde. Bom humor é sinal de boa saúde, boa saúde também gera bom humor.

Vejamos o que o Dicionário Houaiss, da língua portuguesa fala sobre o Humor: “estado afetivo durável que depende da constituição psicofisiológica do organismo como um todo, constituindo o pano de fundo sobre o qual diferentes conteúdos psíquicos tomam uma tonalidade afetiva por ex. irritabilidade, impassibilidade, tristeza etc., que ultrapassa sua ação imediata”.

“Procure ver o lado bom das coisas ruins.” Essa frase poderia estar em qualquer livro de autoajuda ou parecer um conselho bobo de um mestre de artes marciais saído de algum filme ruim. Mas, segundo os especialistas que estudam o humor a sério, trata-se do maior segredo para viver bem. E mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau humor sobre o corpo já seriam suficientes para justificar uma busca incessante de motivos para ficar feliz. “O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Isso causa palpitação, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade”. A vítima acaba maltratando os outros porque não está bem, sente-se culpada e fica com um humor pior ainda. Essa situação pode ser desencadeada por pequenas tragédias cotidianas – como um trabalho inacabado ou uma conta para pagar –, que só são trágicas porque as encaramos desse modo.





"Atualmente a risada tem sido objeto de estudos, por se tratar da expressão mais explícita do bom humor e da positividade (Macaluso MC. 1993).
Segundo pesquisas de Hassed (2001), o riso tem um importante papel na redução dos hormônios envolvidos na fisiologia do estresse, melhorando a intensidade e realçando a criatividade das respostas, reduzindo a dor e, sobretudo, melhorando a imunidade e reduzindo a pressão de sangue.

As pessoas que sabem se divertir e rir são, geralmente, mais saudáveis e mais capazes de sair de situações de estresse com mais facilidade. A redução da liberação dos hormônios associados ao estresse, notadamente do cortisol e da adrenalina é ocorrência desejável, já que, como se sabe, estando eles em excesso, podem enfraquecer as defesas do organismo e elevar a pressão arterial, criando condições para o desenvolvimento de infecções e doenças cardíacas, tais como o infarto e a insuficiência cardíaca.

John Morreall afirma que "A pessoa que tem sentido de humor, não só é mais descontraída perante situações potencialmente estressantes, como também as compreende de forma mais flexível. Mesmo aquele em cujo ambiente não ocorram muitas coisas, a sua imaginação e criatividade vai afastá-lo da rotina mental permitindo desfrutar de si mesmo, evitar o aborrecimento e a depressão. "



Vamos buscar praticar mais a alegria, pois ela também aumenta a capacidade de resistir à dor, graças à endorfina.

Óleos essenciais recomendados:
Todos os óleos essenciais são, sem exceção equilibradores do pH do corpo, sabemos que um pH elevado causa acidez, e como consequência isto interfere no estado de ânimo da pessoa, alterando seu humor e azedando a sua vida como um todo.




Todos os cítricos são essenciais, pois são faxineiros em potencial para o corpo, a mente e as emoções, são famosos por trazer a alegria de volta ao coração. São solares e aquecem o coração frio. Limpam o corpo do lixo orgânico acumulado, e também expulsam o lixo mental e emocional.
Em especial o Grapefruit e o limão.

Camomila romana e alemã - Limpam as toxinas da mente, do corpo e tratam emoções mal resolvidas. Altamente indicados para aqueles que sofrem com o mau humor crônico, para as pessoas que são difíceis de agradar, aquelas que a vida nunca é boa o suficiente, para os que reclamam de tudo e que são também chamados de rabugentos.

A vida pode ser gostosa e alegre e para isto, como disse Charles Chaplin: "Para realmente rirmos com a vida, nos devemos ser capazes de tomar a dor em nossas mãos , e brincar com ela."


Vera Lucia Guedes - IFPA - 170227
Educadora Oficial Penny Price Academy


Nenhum comentário: