07 janeiro, 2014

Qualidade de Vida & Meditação Aromática.

 

                         Estudos comprovam benefícios da meditação

“Muito se fala sobre os benefícios da meditação, mas como comprová-los? Para responder esta recorrente dúvida, o jornal americano Huffington Post publicou uma lista com 20 efeitos positivos da meditação evidenciados cientificamente. Confira 5 deles:

Integração do Mente e Corpo

- Protege o cérebro e equilibra emoções: a integração do corpo e da mente (uma técnica de meditação) pode resultar em alterações no cérebro que protegem de doenças mentais, segundo estudiosos da Universidade de Oregon (EUA). Também contribui para que o cérebro tenha um controle melhor no processamento da dor e de emoções, conforme pesquisa publicada pelo Frontiers in Human Neuroscience.

Compaixão

- Aumenta a compaixão e reduz a solidão: meditar melhora a interação com outras pessoas, aumenta a compaixão e a tendência para boas ações, conforme estudos do Psychological Science e das universidades Northeastern e Harvard. Ainda, ajuda a diminuir o sentimento de solidão de idosos, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia.

- Reduz o stress: estudo publicado pelo Health Psychology mostra que a meditação não está associada apenas à sensação de diminuição do stress, mas também reduz o hormônio cortisol, relacionado ao problema.  
 

-Melhora as notas escolares: pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram que alunos que meditavam apresentavam melhor desempenho e também aprimoravam a memória. O estudo sugere que a prática melhora a função cognitiva.

- Ajuda na perda de peso e a dormir bem: a meditação é considerada uma estratégia "boa" ou "excelente" para contribuir com a perda de peso por sete entre dez psicólogos que participaram de um levantamento sobre o tema, realizado pela Associação Americana de Psicologia com o Consumer Reports. Já a Universidade de Utah comprovou que quem medita tem um sono de melhor qualidade.”

Os óleos essenciais podem contribuir imensamente com o bom desenvolvimento da pratica da meditação uma vez que atuam de forma eficiente como relaxantes do sistema nervoso central e calmantes emocionais, bem como equilibradores da mente e ótimos analgésicos para minimizar dores musculares ocasionadas pela tensão e o estresse contínuo .
Os óleos de maior poder de ação relaxante, sedativo, calmante e analgésico geralmente são aqueles que contêm boa porcentagem de Sesquiterpenes, Aldeídos e Ésteres tais como:  Sândalo, Cedro, Frankincense, Melissa, Litsea cubeba, Bergamota, Camomila Romana, Lavanda e Petitgrain todos estes óleos contêm boa porcentagem dos componentes químicos acima citados,  são considerados bons sedativos e relaxantes para os nervos, são também calmantes e ansiolítico atuando como facilitadores da respiração profunda, a respiração diafragmática, ou seja, podem ser boas escolhas para contribuir com a pratica da meditação aromática.  Praticar meditação fazendo uso dos óleos essenciais pode ser um caminho muito agradável para a conquista de uma vida mais saudável, experimente e beneficie-se do melhor que a arte da cura com os óleos essenciais pode lhe oferecer.

“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”

Osho
Medita sobre esta matéria,  
pratique  meditação aromática.
Vera Lucia Guedes - IFPA
Fonte da matéria sobre meditação 
 

Nenhum comentário: